quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CESE aplica recursos na EFAORI

A EFAORI recebeu em agosto passado, um repasse de 4.300 reais, liberado pela CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviços. O recurso foi utilizado para a construção de uma estrutura adequada para a avicultura na Escola (conforme imagem ao lado). O projeto foi elaborado pela professora Adriana Batista, zootecnista da EFAORI, e contou com o apoio dos colegas Carlos Eduardo, Luciano e Cícero, além da assessoria da Secretaria Estadual da Pastoral da Juventude Rural.
As obras estão na fase final e para que tudo chegasse ao estágio atual, contou com a colaboração de profissionais da EFA, estudantes, famílias e parceiros. Os coordenadores do projeto e a direção do Centro Social está preparando os relatórios de atividade e financeiro, para serem enviados à CESE como prestação de contas.

Assembleia Geral do Centro Social II

O Centro Social Rural de Orizona, realizou nesta sexta-feira, 20 de novembro, Assembleia Geral Extraordinária, para sócios, estudantes, funcionários e famílias. Na pauta foi apresentado relatório demonstrativo da situação financeira da entidade, bem como avaliação, planejamento para 2010 e estudo do Estatuto Social.
Na abertura foi feita uma mística sobre o Dia da Consciência Negra, organizada por estudantes da EFAORI. Em seguida, Anselmo Lima, tesoureiro, expôs através de slides, gráficos e tabelas que demonstram uma realidade difícil, em se tratando da situação financeira do Centro Social. A entidade possui poucas reservas e inevitavelmente, as despesas tem sido maiores que a receita.


Em seguida, o presidente Antônio Baiano (foto) provocou os participantes a refletirem sobre como tem sido a contribuição do Centro Social/ EFAORI na vida das famílias camponesas e os principais desafios e proposições para 2010. Esse momento foi de grande participação e grande parte da plenário foi à frente e socializou as vitórias, anseios e medos.
No último ponto de pauta, Anselmo coordenou uma reflexão sobre o estatuto do Centro Social. Os pontos mais focados foram quanto às finalidades, que necessitam de alterações para adequar a novas exigências e quanto à adesão de novos sócios. Da forma que está, o estatuto dificulta a adesão das famílias e estudantes ao quadro de associados da Mantenedora da EFAORI. Foram colhidas as propostas e em março do próximo ano, será realizada nossa assembleia para votar as proposições.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estudantes apresentam o Projeto Profissional

De 16 a 19 de novembro, foram realizadas na EFAORI as bancas com os projetos profissionais dos técnicos concluintes em 2009. Orientados pelo professor César Augusto de Castro, os estudantes da 3ª série foram motivados a desenvolver seus projetos profissionais e de vida. Depois de definirem a área do projeto, foram direcionados a seus orientadores. Contribuiram como orientadores neste ano, os profissionais da área técnica da Escola: Marina, Cícero, Heliana, César, Adriana, Sandra, Ivone e Cícero.
Durante a apresentação, cada estudante pode expor o seu projeto e em seguida, a banca examinadora (composta por três membros) reagiu da forma mais adequada a cada situação. Neste ano, além dos profissionais do quadro da EFAORI, também contribuiram vários parceiros e profissionais da região como João Júnior, Antonio Baiano, José Orlando, Jussara, Rogério, Manuel Lúcio, João Batista, Alberto, Davi, Lélio, Anselmo Lima, Vanusa, Iara Silva, Dalmo e José Augusto.
Veja a seguir a relação dos projetos por tema:
- Implantação de Bovinocultura Leiteira: Tatiel.
- Integração Lavoura Pecuária: Anselmo e Reinaldo.
- Pastejo Intensivo: Jullyano e Laura.
- Piscicultura: Lucas, Mateus e Wallace.
- Assistência Técnica: Luana, Marisa e Daiane.
- Avicultura de Corte: Pedro Sanchez.
- Avicultura de Postura: Marcelo.
- Suinocultura: Beatriz e Rosiele.
- Caprinocultura Leiteira: Thiago.
- Apicultura: Iago.

Dalmo e a Culinária do Pescado

Na última quinta-feira (19 de novembro), o professor e piscicultor Dalmo Morais ofereceu um minicurso sobre a produção de pratos tendo como principal ingrediente, o peixe. Dalmo experimentou com estudantes principalmente da 2ª série, como se faz o sushi, um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado, o sashimi, uma iguaria que também tem origem na culinária japonesa e o peixe assado. Para essas aulas, Dalmo e um grupo de estudantes pescaram no tanque do estudante Mateus, da 3ª série, que está desenvolvendo o seu projeto profissional na atividade da piscicultura.

EFAORI na I Conferência Estadual de Cultura

O vice-prefeito de Orizona e presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Baiano, e a professora Maristela, da EFAORI, participam hoje (24) e amanhã (25) em Goiânia, da I Conferência Estadual de Cultura, que terá abertura oficial às 12 horas. Os delegados que representam Orizona na Conferência foram definidos na I Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 25 de outubro. As decisões de representantes dos 60 municípios goianos que realizaram as conferências municipais serão levadas para a 2ª Conferência Nacional de Cultura, agendada entre 11 e 14 de março do ano que vem, em Brasília.As atividades começaram desde ontem e se estenderão até o meio dia de hoje, quando ocorre a programação do Seminário do Sistema Nacional e de Criação dos Conselhos Municipais de Cultura. A abertura foi no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e as demais atividades acontecem no Hotel San Marino, no Setor Oeste.
Durante todo o dia de ontem, técnicos do Minc - Ministério da Cultura estiveram orientando os representantes dos municípios sobre a proposta de estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta do SNC vem sendo construída pelo MinC desde 2003 e, em agosto último foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O sistema visa integrar a União, os estados, os municípios e a sociedade na articulação, gestão, informação e promoção das políticas culturais. Só poderão participar e receber recursos federais os municípios que contarem com um Conselho de Cultura local.
Do seminário, participaram por Orizona, Antônio Baiano, Cleide e Vera, estas últimas representando a Associação dos Artesãos de Orizona. Cerca de 200 convidados, entre autoridades, membros de conselhos de Cultura do Estado e dos municípios, gestores públicos e privados do setor, artistas e ativistas culturais estiveram presentes.
Fonte: Agepel, Goiás Agora.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curso de Fruteiras do Cerrado em Orizona

Será realizado na Escola Família Agrícola de Orizona, de 24 a 26 de novembro, curso sobre"Fruteiras do Cerrado", para um público de 40 pessoas, formado por estudantes do curso Técnico em Agropecuária e por agricultores da região. Diversos especialistas virão a Orizona para tratar do assunto, em aulas teóricas e práticas.
O Fruteiras do Cerrado é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), e que conta com os seguintes parceiros: a Seagro, Universidade Católica de Goiás (UCG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Embrapa e Ibama. A Seagro é a responsável pela assistência técnica.
Segundo a coordenadora do Projeto, Magda Alves Leite, o projeto implantado em 2007, está completando dois anos e tem duração prevista para 4 anos. Mas dependendo de seu sucesso, e que já está acontecendo, poderá ser prorrogado por mais 4 anos. Hoje, ele atinge a milhares de famílias residentes em vários municípios da região da Estrada de Ferro.
Magda esclareceu que em Orizona serão escolhidas 14 áreas de 1 hectare no município para a experimentação do projeto, que poderão servir como fonte de conhecimento, preservação e renda para os agricultores envolvidos. Ao final do curso, uma dessas áreas já será implantada.
Antonio Sêneca do Nascimento Neto, coordenador do território da Estrada de Ferro, diz que todas as decisões sobre o projeto são feitas com as participações de representantes dos produtores, através das chamadas reuniões plenárias. Eles participam, por exemplo, na definição de qual atividade deve ser praticada num determinado arranjo produtivo.
Leia mais AQUI.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Assembleia Geral do Centro Social

O Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, realizará nesta sexta-feira, dia 20, Assembleia Geral Extraordinária, com primeira convocação às 8:30h com metade e mais um dos associados ou em segunda convocação, às 9:30h com qualquer número de sócios. A assembleia será direcionada para estudantes, familiares e funcionários da EFAORI também. Na pauta, avaliação de 2009, planejamento para o próximo ano e análise e revisão do estatuto da entidade.
O Centro Social é a entidade comunitária a mais tempo em funcionamento em Orizona. Foi fundada em 23 de junho de 1960 e desenvolveu importante trabalho na promoção social, como na implantação do primeiro hospital de Orizona, da creche, centro promocional, hortas comunitárias e da EFAORI.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Escola faz divulgação no Território

O vice-prefeito de Orizona e atual presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Baiano, e o coordenador do Território Rural da Estrada de Ferro, Manuel Lúcio, iniciaram nesta terça-feira (17) um giro pelos 14 municípios que compõem o território, a fim de fazer a divulgação do Processo Seletivo 2010 da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, para o Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio.
No final da manhã, concederam entrevista no programa "Giro da Notícia", da rádio Rio Vermelho de Silvânia. Na entrevista, concedida ao jornalista Célio Silva, Baiano lembrou que o Centro Social, entidade mantenedora da EFAORI, está prestes a completar 50 anos de fundação e um de seus objetivos principais é promover a educação para jovens do campo.
A EFA de Orizona tem 175 técnicos egressos, desenvolvendo os seus projetos profissionais ou dando continuidade aos estudos, em uma faculdade. Baiano contou também que a EFAORI trabalha no sistema de Pedagogia da Alternância, quando o meio socio-profissional e escola se interagem e se alternam.
Manuel Lúcio considerou que a EFAORI é a escola do Território e por isso a mesma precisa chegar aos jovens rurais de toda a região. As inscrições vão até dia 9 de dezembro e o exame de seleção será nos dias 14 e 15 de dezembro.
Além da divulgação em outros municípios da região, a direção da escola já esteve nos últimos dias em todas as escolas rurais do município de Orizona, quando profissionais falaram do processo seletivo e deixaram materias de divulgação.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

III Jornada Nacional da Juventude Rural

Aconteceu de 22 a 25 de setembro, a III Jornada Nacional da Juventude Rural. Mais de 800 jovens de todo o Brasil estiveram reunidos em Glória do Goitá, Pernambuco, para discutir o tema "Trabalho e Sustentabilidade no Campo". A sede do SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa esteve recheada de pessoas, artistas e, sobretudo, jovens. Aconteceram painéis, minicursos, oficinas e grupos de trabalho.
Neste ano, além da Jornada Cultural, quando várias organizações mostraram o melhor das culturas locais, foi organizado uma feira com produtos típicos de todas as regiões do país. Houve ainda um dia de visitas dedicado às experiências juvenis na agricultura familiar em toda a Bacia do Goitá.
A III Jornada Nacional do Jovem Rural também foi palco do lançamento do livro "Vozes e Visões do Campo", um belíssimo registro em textos e fotos que conta como foi a experiência do II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, realizado no ano passado em 14 estados. Nessa publicação, há um capítulo que retrata a experiência do intercâmbio na EFAORI e um depoimento do estudante Anselmo Caixeta, da 3ª série, que participou ao lado de Rosiele, do II Intercâmbio visitando experiências no estado do Espírito Santo.
Para o prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes, essa jornada representou um marco na história do município. "Essa jornada ficará marcada em nossa história. Ela representa um reconhecimento das ações que são desenvolvidas no município, e um estímulo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. E sediar tudo isso, foi bom demais", afirma Djalma.
Uma delegação com sete pessoas da EFA de Orizona partiparam da Jornada: os estudantes Rosiele (que esteve na coordenação do evento), Beatriz, Karine e Ademir, o professor César Augusto, o presidente do Centro Social, Antônio Baiano e Chiquinho, secretário operacional da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins. Por falar em AEFACOT, jovens e educadores da regional também participaram da jornada.
No dia 21 de outubro, durante serão de estudos, foi feita a socialização da participação de Orizona na III Jornada. Cada representante fez um depoimento a partir de suas próprias conclusões sobre as diferentes oficinas e grupos temáticos que participou. Em um aspecto geral, avaliaram a Jornada como positiva e rica em conteúdo e fez com que os quatro dias de viagem de Goiás a Pernambuco valessem a pena.
Leia mais aqui.

Edital de Convocação de Assembleia do Centro Social

CENTRO SOCIAL RURAL DE ORIZONA
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA
Rod GO-424, Km 02 – Zona Rural – Orizona-GO Caixa Postal 13
CEP 75280-000 Fone: (64) 3474-1442/2626
E-mail:
efaori_pa@yahoo.com.br
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O CENTRO SOCIAL RURAL DE ORIZONA/ ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA, CONVOCAM através do presente edital, todos os associados do Centro Social, famílias e estudantes da EFAORI para Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no Centro de Convivência da EFAORI (localizado Rod. GO-424, Km 02, sede da EFAORI – Orizona-GO), com primeira convocação às 08:30 horas, com metade e mais um dos associados do Centro Social, e segunda convocação às 09:30 horas, com qualquer número de associados, no dia 20 de novembro de 2009, com a seguinte ordem do dia:
1- Avaliação do Período.
2- Planejamento para 2010.
3- Discussão do Estatuto Social da Entidade.
Orizona, 19 de outubro de 2009.
__________________________
Antonio Pereira de Almeida
Presidente do Centro Social

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Contribuições da Pedagogia da Alternância

Aparecida Maria Fonseca é filha de Orizona. Cida (como é conhecida entre os amigos), mesmo ainda jovem, tem crescido e ganhado referência profissional em seu campo de atuação. Cresceu no Grupo Escolar da Firmeza, onde sua mãe Ireni era professora e a família do Sr. Lindolfo morava. Já adulta, quando formou em Letras pela UEG de Pires do Rio, foi monitora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, professora na UEG - Universidade Estadual de Goiás, pesquisadora da pedagogia da alternância na UCB - Universidade Católica de Brasília e atualmente trabalha no Cedejor - Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural, no Sul do país.
Ainda quando estava em Brasília, concluiu a sua dissertação de mestrado, que teve o tema CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. O público pesquisado em seu trabalho foram os egressos da EFAORI.
Na apresentação de seu trabalho, Cida comenta que "a participação do processo de implantação da Escola Família Agrícola de Orizona-GO e da experiência de trabalho como monitora das primeiras turmas inspirou a escolha do tema e do campo da pesquisa. O exercício de coordenação geral, a docência e a tutoria nos cursos de Ensino Médio e Técnico em Agropecuária causaram uma aproximação muito grande com a pedagogia, com os jovens estudantes e suas famílias e despertou o interesse pela pesquisa".
LEIA A DISSERTAÇÃO NA ÍNTEGRA ACESSANDO POR AQUI.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PROCESSO SELETIVO DA EFAORI

CENTRO SOCIAL RURAL DE ORIZONA
EFAORI – Escola Família Agrícola de Orizona
GO 424 Km 02 – Zona Rural – Caixa Postal 24 – Orizona-Go.
CEP – 75.280-000 – Fone/fax – (064) 474-1442
E-mail –
efaori_pa@yahoo.com.br

EDITAL 001/2009

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DE NÍVEL MÉDIO

O CSRO - EFAORI (Centro Social Rural de Orizona – Escola Família Agrícola de Orizona), instituição de educação profissional de nível médio, de fins sócio-educacionais e assistenciais, filantrópica e sem finalidade econômica, inscrita sob o CNPJ 01.182 023/ 0001-02, situada à Rodovia GO 424, Km 02, Zona Rural, Orizona/GO, faz saber, por meio de seu Diretor, Cícero José da Silva, que se encontram abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Candidatos ao Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio, Modalidade Subseqüente, conforme disposto no presente instrumento:

Das Vagas

I. O Processo de Seleção visa o preenchimento de 40 (quarenta) vagas para o Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária de Nível Médio, em regime de alternância, distribuídas entre os 14 (catorze) municípios integrantes do Território Rural Estrada de Ferro, mediante decisão colegiada do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – CTDRS, a saber:

Do Curso Técnico em Agropecuária

II. O Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária de Nível Médio, tem duração de 03(três) ano, com carga horária total de 6710 horas, sendo 3316 horas referentes ao desenvolvimento dos componentes curriculares do Ensino Médio e 3394 horas referentes ao desenvolvimento dos componentes curriculares de Produção Vegetal, Produção Animal Administração e Ensino Médio.
III. A Matriz Curricular do Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária de Nível Médio do CSRO-EFAORI está organizada como segue (clique sobre a imagem para aumentar):




Do Regime de Funcionamento

I. O Regime de Funcionamento do Curso Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária de Nível Médio do CSRO-EFAORI se fundamenta na concepção pedagógica da alternância de forma que os educandos deverão permanecer uma semana na EFAORI (Sessão-Escolar) e outra semana no meio sócio-profissional (Sessão-Famíliar), alternadamente, durante todo o período letivo, conforme disposto no Calendário Escolar;

II. Para o funcionamento da Sessão-Escolar serão disponibilizados aos educandos alojamentos masculino e feminino, refeitório e alimentação, além de instalações e equipamentos escolares de convivência, de estudo, pesquisa, integração, lazer e esporte;

Das Inscrições

III. No ato da inscrição ou da realização do processo seletivo deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) Cópia do Documento de Identidade e original ou certidão de nascimento;
b) Cópia do Comprovante de Residência;
c) Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (nona série);

IV. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento;

V. As informações prestadas no pedido de inscrição são da inteira responsabilidade do candidato;
VI. O candidato que necessite de qualquer tipo de atendimento diferenciado, por se tratar de pessoa com necessidades especiais, deverá especificá-lo claramente no ato de sua inscrição e quais os recursos especiais necessários, sendo que o atendimento por parte da EFAORI obedecerá a critérios de viabilidade e de razoabilidade;

VII. O fornecimento de informações inverídicas pelo candidato, que gerem ou não vantagem a ele no processo de seleção, implica na sua automática eliminação mesmo que divulgado seu nome na relação de candidatos selecionados, sem, ainda, prejuízo de outras e necessárias providências legais;

Dos Locais, Dias e Horários das Inscrições

VIII. As inscrições realizar-se-ão na secretaria da instituição, ou por telefone (64) 3474-1442, no horário comercial das 08:00 h às 11:00 h e das 13:00 h às 17:00h ou encaminhada por email efaori_pa@yahoo.com.br.
IX. As inscrições ocorrerão de 13 de novembro a 09 de dezembro de 2009;
X. Nas inscrições por telefone ou email o candidato dará as informações necessárias mencionadas na ficha de inscrição e no ato do processo seletivo deverá trazer os comprovantes dos itens mencionados no item VI;

Da Seleção

XI. Todos os candidatos submeter-se-ão a uma avaliação, que consiste em uma prova de conhecimentos básicos de português e matemática, e uma redação dissertativa com tema definido voltado para as atividades agropecuárias;
XII. Todos os candidatos passarão por uma banca entrevistadora composta por três educadores da EFAORI;
XIII. No ato da entrevista é obrigatória a participação da família (pai e mãe, ou pelo menos um dos dois, ou o responsáveis legais pelo estudante);
XIV. O estudante que não se enquadrar no item anterior será automaticamente desclassificado;
XV. O Processo Seletivo acontecerá nos dias 14 (quatorze) e 15 (quinze) de dezembro de 2009, sendo das 08:00h as 11:30h prova discursiva e redação e das !3:00h às 17:00h entrevista com os candidatos;
XVI. O candidato poderá optar em qual dia (14 ou 15) realizará o processo seletivo;
XVII. Critérios de Seleção:
a) Maior pontuação obtida na prova discursiva e redação;
b) Parecer da banca entrevistadora;
c) Os 40 (quarenta) candidatos que obtiverem maior pontuação na somatória dos 2 (dois) itens anteriores serão classificados;
XIX Requisitos de acesso;
a) Ensino Fundamental completo(nona serie);
b) Ter e manter vínculos familiares, produtivos e/ou econômicos com as atividades específicas do campo, residindo em um dos quatorze municípios do Território Rural Estrada de Ferro ou municípios circunvizinhos;
c) Em caso de empate na pontuação, e os candidatos se enquadrarem nos itens anteriores o desempate será de acordo com os seguintes critérios:
I- Maior grau de vínculo do candidato com o campo, dada preferência ao candidato que reside no campo e/ou trabalha com atividades agropecuárias na propriedade rural a qual se vincula, se própria ou de terceiros;
II- Se ele próprio, pais ou responsáveis, estão vinculados formalmente com qualquer modalidade de organização social do campo: cooperativa, associação ou sindicato;
III- Maior número de pessoas residentes no domicílio do candidato;
IV- Menor renda per capita;
V- Menor área da propriedade rural a qual se vincula, se própria ou de terceiros, por vínculo familiar, produtivo e/ou econômico.
VI-

Da Divulgação

d) A relação dos candidatos selecionados será divulgado no dia 21, do mês de Dezembro, do corrente ano, no mural da secretaria da Escola, no Blog da instituição e radio Orizona FM;

Do Recurso

e) Os candidatos não constantes na relação divulgada de selecionados poderão recorrer junto à Secretaria Escolar da Instituição no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, a contar da data de divulgação, apresentando, por meio de Formulário de Requerimento, formalmente suas considerações a serem encaminhadas para análise e parecer da comissão de Seleção;

f) A Comissão de Seleção terá prazo máximo de 03 (três) dias úteis, assim que findo o prazo para apresentação dos requerimentos, para se manifestar formalmente e promover, caso necessário, qualquer ajuste na relação de selecionados;

Da Matrícula

g) As matrículas serão feitas junto à Secretaria Escolar da EFAORI diretamente pelo candidato selecionado, se maior de 18 (dezoito) anos de idade, ou por seus pais ou responsáveis legais, se menor de 18 (dezoito) anos de idade;

h) O período de matrículas será do dia 5 do mês Janeiro ao dia 8 do mês Janeiro de 2010;

i) È Obrigatória a apresentação dos seguintes documentos no ato da matrícula:

I- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e original;
II- Cópia da Carteira de Identidade (RG) e original ou certidão de nascimento;
III- Cópia do C.P.F e original;
IV- Cópia do Título de Eleitor e original, se maior de 18 (dezoito) anos;
V- Cópia da Carteira de Reservista e original, se maior de 18 (dezoito) anos;
f) Cópia do Comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental e original;
g) Cópia do Comprovante de Residência;
h) Termo de Responsabilidade e Compromisso assinado pelo candidato selecionado, se maior de 18(dezoito) anos de idade, e o mesmo assinado pelo candidato e seus pais ou responsável, se menor de 18(dezoito) anos de idade.

Das Obrigações dos Candidatos Selecionados

i) Os candidatos selecionados que efetivarem a matrícula sujeita-se-ão às Normas Escolares constantes no Regimento Escolar e demais do Acordo de Convivência;

j) Compete, também, aos candidatos selecionados, uma vez matriculados, assumir os custos referentes à aquisição do Material Escolar e de Atividades de Campo, cuja relação será disponibilizada no ato da matrícula, destinada ao Curso Técnico em Agropecuária e ao Internato;

k) Contribuir com os custos de alimentação, energia elétrica e material de limpeza, que serão rateados ao final de cada mês.

Do Início do Período Letivo

l) As aulas do Curso Técnico em Agropecuária iniciarão no dia 01 do mês de fevereiro de 2010.

Dos Casos Omissos

m) Os casos omissos no presente instrumento serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

n) O presente Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Orizona/GO, 15 de Outubro de 2009.


Antonio Pereira de Almeida
Presidente CSRO


Cícero José da Silva
Diretor EFAORI