segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PARABÉNS EFAORI – 12 ANOS DE EXISTÊNCIA !!!

A EFAORI foi inaugurada no dia 1º de março de 1999, numa escola municipal na região do Rio do Peixe, município de Orizona-GO.As atividades iniciaram com uma turma de 23 estudantes, representando as varias regiões de nosso município.
Essa escola nasceu, fruto de parcerias com as organizações sociais de Orizona, com apoio da Pastoral da Terra, da Prefeitura Municipal, e de uma ONG Belga que apoiou financeiramente os três primeiros anos de implantação. A entidade mantenedora da EFAORI, foi e é até hoje o CSRO - Centro Social Rural de Orizona, que fez convênio com a Secretaria do Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação para Garantir o bom funcionamento dessa Escola.
Atualmente a EFAORI vem ampliando suas parcerias, mantendo as anteriores. A EFAORI conta com apoio do Território Estrada de Ferro – SDT/MDA, estabeleceu parceria com a Embaixada do Japão para melhora de seus laboratórios didáticos e vem recebendo apoio de outras instituições e autarquias no Brasil.
Doze anos de EFAORI, mais de 200 profissionais formados, e atualmente conta com 86 estudantes matriculados. A EFAORI trabalha com a pedagogia da alternância e oferece o curso técnico agropecuário de nível médio.
(Por Antônio Pereira de Almeida – Presidente do CSRO)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Assembléia Geral Extraordinária – A.G.E. – Eletiva do
CONSELHO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL – CTDRS
Território Rural Estrada de Ferro do Estado de Goiás

ANTONIO SÊNECA DO NASCIMENTO NETO, Presidente da Diretoria Executiva do Conselho Diretor do Território Estrada de Ferro – CTDRS, no uso das disposições estatutárias, convoca a todos os interessados para participarem da A.G.E. Eletiva do Território, na qual serão tratados os seguintes assuntos:

1) Apresentação das Chapas concorrentes ao processo eleitoral do Território Estrada de Ferro, biênio 2011-2013;
2) Eleição da nova Diretoria do Território Estrada de Ferro, para o biênio 2011-2013, conforme normas regimentais apresentadas pela Comissão Eleitoral escolhida para este fim;
3) Cerimônia de Posse dos membros eleitos para a Diretoria Executiva, Conselho Diretor, Conselho Técnico e Conselho Fiscal do Território Estrada de Ferro.

Local de Realização das Eleições: Salão Paroquial situado à Praça Julião Calzada (Praça da Igreja) – Santa Cruz de Goiás – GO

Data: 29 de março de 2011

Horário:
- 09:00 horas – Apresentação/identificação dos membros do CTDRS com direito a voto.
- 10:00 horas – Eleição - em primeira convocação, com a presença de 2/3 (dois terços) dos membros dos componentes da Plenária territorial.
- 10:30 horas – Eleição - em segunda e última convocação, com a presença da metade mais um dos componentes da plenária territorial.

Somente terão direito a candidatura os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável dos municípios integrantes do Território Rural Estrada de Ferro do Estado de Goiás, que tiverem sido indicados por meio de ofício para este fim e que conste nome completo do representante e o segmento que representa, se da Agricultura Familiar ou Governamental.

Vianópolis/GO, 24 de fevereiro de 2011.


__________________________________
ANTONIO SÊNECA DO NASCIMENTO NETO
Presidente da Diretoria Executiva


Observação: Este Edital deverá ser afixado na sede do TERRITÓRIO RURAL ESTRADA DE FERRO e nos placares de todas as prefeituras dos municípios que o integram.

Calendário Anual - olerículas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Escola convoca aprovados em 2ª Chamada

Os estudantes candidatos classificados da 41ª à 45ª colocação no Processo Seletivo 2011 foram convocados em segunda chamada para compor a turma da 1ª série da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona. Os mesmos foram chamados graças à abertura de vagas, já que após a primeira sessão escolar alguns jovens desistiram do curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio da Escola.
Confira a lista dos convocados em segunda chamada:
1 -  Thiago Rocha da Silva
2 – Gabriella da Silva Machado
3 – Carlos Augusto Inácio Caixeta
4 – Luis Miguel  de Jesus Amaral
5 – Ingrid Braz de Queiroz Lara Cardoso
6 – Mauri dos Santos Cavalcanti

Centro Social/EFAORI realizarão Dia de Campo

O Centro Social Rural de Orizona/ Escola Família Agrícola de Orizona, em parceria com PIONEER, DuPont, Hipercal, Casa do Pica Pau, Prefeitura Municipal de Orizona, demais entidades e empresas do setor agropecuário promoverá Dia de Campo no dia 11 de março a partir das 08:00 h, onde os participantes terão a possibilidade de ver em loco os materiais de ponta de milho para silagem, grãos e de soja da PIONEER com tratamento industrial de sementes. Na ocasião os participantes terão também a oportunidade de ver a eficiência dos produtos DuPont no controle de lagartas, fungos e plantas invasoras, bem como a eficiência de máquinas e implementos John Deere, representados pela Casa do Pica Pau.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como foi a 1ª sessão escolar na EFAORI

Foi bem movimentada a primeira semana presencial na EFAORI, os monitores, professores, funcionários, direção e diretoria do Centro Social Rural de Orizona prepararam em grande estilo o início das atividades do presente ano.
Tudo começou na segunda-feira (31/janeiro/2011) com assembléia do Centro Social e famílias, presidida pelo presidente e vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano.
Durante todos os dias os estudantes tiveram aulas normais e em todas as noites, foram organizadas atividades denominadas pela pedagogia da alternância de serões. As atividades foram as seguintes: na segunda-feira – grande forró onde todos participaram com grande animação; na terça-feira – foi realizado, por todos, uma grande pamonhada servida para mais de 100 pessoas; na quarta-feira – todos os estudantes assistiram a um grande filme regado com pipoca a vontade para todos e finalmente na quinta-feira, foi feita pelos estudantes, uma recepção da 2ª e 3º Série para a 1ª Série que além do desejo de boas-vindas realizaram uma dinâmica onde cada estudante escrevia em um painel, o que ele desejava que ocorresse durante o ano de 2011.
Outra novidade ocorrida durante a primeira semana, foi a gravação do Programa EFAORI organizado pelo professor Joãozinho Albino e realizado pelo grupo de comunicação da Escola: os estudantes Marlúce, Denes e Victor Hugo. (Joãozinho Albino/ Rádio Orizona Web).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Selecionados no processo seletivo 004/2011

A direção do Centro Social Rural de Orizona/ Escola Família Agrícola de Orizona divulgou ontem (03) a  relação dos currículos selecionados conforme edital nº 004/2011 para seleção de profissionais para prestação de serviços técnicos na instituição. Os curriculos selecionados serão convocados de acordo com a necessidade.
Confira a relação dos selecionados:
1. Weder de Lima Vieira – Zootecnista
2. Marina da Costa Guerrero – Engenheira Agronôma
3. José Antônio de Paula Oliveira - Engenheiro Agronomo
4. Vanessa Batista Vaz- Engenheira Agronoma
5. Carlos Eduardo Mesquita Pode- Técnologo em Irrigação e Drenagem
6. Luciano Alves Ferreira- Pedagogo e Técnico em Agropecuária
7. Gisele Maria de Sousa- Administradora e Técnica em Agropecuária
8. Cicero José da Silva- Mestre em Fitotecnia
9. Sandra Pereira- Técnologa em Irrigação e Drenagem e Técnica em Informática
10. Giovani Donizete Bonela- Mestre em Nutrição e Adubação de Hortaliças
11. Natali Almeida Gomes- Médica Veterinária e Mestre Ciências Animal.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Projeto do Japão em fase de implantação

Imagem: Divulgação
Já está sendo implantado o projeto de cooperação entre o Governo Japonês e o Centro Social Rural de Orizona / Escola Família Agrícola de Orizona, que tem como objetivo a melhoria dos laboratórios didáticos de olericultura, suinocultura e bovinocultura leiteira. Foi adquirido um micro trator de 14 cv, da marca YANMAR, equipado com roçadeira frontal, aparador de grama, enxada rotativa com kit encanteirador e carreta. Estão sendo montadas as estruturas metálicas (galpões) da pocilga, curral / sala de ordenha e preparado o terreno onde será montada uma estufa de 480 m² para plantio de hortaliças.
Os serviços de terraplanagem foram executados pela Prefeitura Municipal de Orizona, parceira da Escola. A meta é concluir a implantação do projeto até agosto de 2011. (Carlos Eduardo Mesquita Pode).