quinta-feira, 31 de março de 2011

Eleita a nova Diretoria do Território Estrada de Ferro

Foram realizadas no dia 29 de março de 2011 as eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Diretor, Conselho Técnico e Conselho Fiscal do Território Estrada de Ferro. O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Santa Cruz de Goiás. Na oportunidade estavam presentes autoridades e agricultores familiares dos 14 municípios que compõem o Território, dentre eles o Exmo. Prefeito de Orizona Felipe Dias e os Exmos. Vereadores Joãozinho Abino, Presidente da Câmara Municipal de Orizona, Ronaldo Costa, Vino, João Lucas e Gracinha. Estava presente também a Presidente da ASDAO – Associação dos artesãos de Orizona, a Sra. Maria Isabel.


Orizona se mostrou forte no movimento, pois contará com representantes em cada estância, sendo eleitos: o agricultor familiar Sr. João Bosco Pereira, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona para a Presidência da Diretoria Executiva; Professor Carlos Eduardo Mesquita Pode, Presidente do CMDRS de Orizona para o Conselho Diretor; Msc. Cícero José da Silva, Diretor da EFAORI, para o Conselho Técnico; e o Vice-prefeito de Orizona, o Sr. Antônio Pereira de Almeida, Presidente do Centro Social Rural de Orizona, para o Conselho Fiscal.


O propósito da Política Territorial é o desenvolvimento da região por meio de projetos e ações integradas voltadas para a Agricultura Familiar. Desde a criação do Território houve investimentos em todos os municípios que o compõe. O município de Orizona já recebeu vários benefícios como: A sede da Creditag-Orizona (já executado); a Unidade de Beneficiamento de Mel na COAPRO, (já executado, prestes a entrar em funcionamento); fábrica de cera alveolada (em execução); Centro de Convivência da Agricultura Familiar na EFAORI (já executado); Reforma da EFAORI (aguardando autorização da CEF para a licitação); Micro-ônibus, via SEAGRO, sob gestão do CSRO em parceria com Prefeitura Municipal (já executado), dentre outros.


Dentre as metas da diretoria eleita, está a implantação do escritório sede do Território, o fortalecimento da governança territorial através da participação efetiva dos governos municipais, e ainda a mudança de Território de identidade para Território da cidadania, caso isso acontece, garantirá recursos não só do Ministério do Desenvolvimento Agrário mas também dos demais ministérios.


DIRETORIA EXECUTIVA: PRESIDENTE João Bosco Pereira (Orizona); VICE-PRESIDENTE Aparecido Bueno Pinto; 1º SECRETÁRIO Divilmar Pires De Morais; 2º SECRETÁRIO Carlos Antônio Borges; 1º TESOUREIRO Oroberto De Bastos Pinheiro; 2º TESOUREIRO Marajó Antônio De Carvalho.


CONSELHO DIRETOR: Manoel Lúcio dos Santos; Carlos Eduardo Mesquita Pode (Orizona); Aparecida Vicente de Souza; Carlos Eduardo de Morais; Maria Nazia da Cunha; Ovídio Franco Tezolin; Geso Lopes da Silva; Kátia Carmem da Silva; Amarildo Lázaro Guimarães; Leni Tomásia de Sousa; Epifânio João de Almeida; Geraldo José Espírito Santos; Sérgio Sabino Alves; José do Couto Júnior.


CONSELHO TÉCNICO: Cícero José Da Silva (Orizona); Afonso Celso Fernandes; Dalton Rosa; Manoel Jacob dos Santos; Misael de Paula Brandão.


CONSELHO FISCAL: Ituriel Caixeta; Nivaldo Manoel Pereira; Antônio Pereira De Almeida (Orizona); Cleto Gonçalves Vieira.

sábado, 26 de março de 2011

Fique por dentro - Orgânicos.

Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

Os produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, são mais saudáveis, têm mais sabor e podem estar bem perto de você. Ao consumir os orgânicos, você leva à mesa da sua casa produtos mais saborosos e com todas as vitaminas e minerais preservados. Tal resultado decorre do manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais. A inserção dos produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar os pratos e marcar uma posição de responsabilidade dos estabelecimentos por estimularem o desenvolvimento sustentável.

Uma das características fundamentais da produção orgânica é a preocupação com o meio ambiente. Os sistemas orgânicos de produção priorizam o uso responsável dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A agricultura orgânica busca diversificar e integrar a produção de espécies vegetais e animais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados.

Ao consumir produtos orgânicos, você contribui para o fortalecimento dessa grande rede de pessoas e instituições que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. O consumidor responsável deve considerar e valorizar, no ato da compra, os produtos da estação, os regionais, aqueles que fortalecem os produtores locais e os que têm processo de produção e embalagens que agridem menos o meio ambiente. (Fonte:http://www.prefiraorganicos.com.br/oquesao.aspx)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Se houver Igualdade de gênero venceremos a luta contra a fome

Não constitui exclusividade brasileira a triste evidência de que a exclusão tem rosto e gênero e pode ser personificada na figura de uma mulher pobre, de baixa escolaridade, trabalhadora rural. O que nem sempre é lembrado é que a redenção desse símbolo da desigualdade pode significar, também, a redenção de um pedaço expressivo da fome, tornando a superação das discriminações de gênero no acesso à terra, ao crédito e a insumos uma das prioridades da luta pela segurança alimentar em nosso tempo.Nos países pobres e em desenvolvimento, 43% da força de trabalho agrícola é formada por mulheres.

A igualdade de acesso à terra, insumos e crédito poderia elevar a oferta de alimentos em até 4%, tirando de uma condição de subnutrição de 100 milhões a 150 milhões de pessoas num universo de quase um bilhão de famintos. Fechar o abismo de gênero traria desdobramentos ainda mais expressivos em economias asiáticas e africanas, onde se entrecruzam as manchas de fome mais densas do planeta e, não por acaso, as demografias femininas mais significativas da agricultura.

Independente da latitude, as produtoras rurais têm menor acesso à terra, a sementes, fertilizantes, ferramentas, tecnologia, extensão e crédito. O desequilíbrio se reproduz no controle das criações que representam 40% da renda no campo. Em todo o mundo, aproximadamente 400 milhões de mulheres agregam o cuidado dos rebanhos aos afazeres domésticos, que incluem a responsabilidade pelos filhos e a alimentação, bem como a de assegurar o suprimento de lenha para o fogo e água limpa para consumo.


Um leque cada vez mais variado de verduras e frutas frescas, mas também de carnes especiais, peixes, temperos e vegetais semipreparados atende à sofisticação do consumo urbano atualmente, indo ao encontro das aptidões femininas para reafirmar a urgência da democratização de direitos e oportunidades.

Embora desvalorizadas, elas desempenham papel cada vez mais relevante nas decisões comerciais, sendo o personagem oculto por trás das análises de contratos e compromissos de compra e venda assinados pelos seus companheiros.

Hoje, 93% dos repasses do Bolsa Família tem a mulher como titular. Idêntica percepção incentivou a criação do Pronaf-Mulher na área do crédito agrícola e canalizou às agricultoras volumes crescentes (24% atualmente) dos recursos destinados à aquisição de safra da produção familiar.

Num mundo de especulação financeira e eventos climáticos extremos, muitas vezes impermeáveis à ação local, superar a desigualdade de gênero nas políticas agrícolas não pode ser visto como um fardo. A força da mulher na luta contra a fome constitui um trunfo adormecido cujo despertar não pode mais ser adiado.

(Resumo do texto: A força das mulheres contra a fome de José Graziano da Silva, licenciado do cargo de Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe.)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Chuvas em abundância causam prejuízos aos produtores goianos

As chuvas continuam a castigar as regiões produtoras de soja em Goiás. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério de Ciências e Tecnologias, de 1º a 21 de março já choveu 30% a mais que o esperado para todo o mês. Diante deste cenário, as perdas já começam a ocorrer nas principais regiões produtoras do Estado.

Além das perdas quantitativas, referentes à germinação do grão na planta e apodrecimento do mesmo o campo de produção, o que é colhido vem registrando uma alta concentração de grãos sem valor comercial. Conforme o último levantamento realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em torno de 10% do esperado para safra 2010/2011foi perdido. “Isso significa uma perda de 814 mil toneladas, das 7,8 milhões de toneladas que estava previsto colher no Estado”, acrescenta o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner.

Schreiner explica também que este recuo na safra pode acarretar em uma redução de R$ 542 milhões no valor bruto da produção do Estado, o que é sentido diretamente na economia de alguns municípios, que tem sua economia baseada no agronegócio. “Somente no ICMS, Goiás deixa de arrecadar R$ 50 milhões”, diz.

Logística

Os produtores têm sofrido com a falta de caminhões para escoar sua safra. Além disso, o valor pago pelo produtor pelo transporte obteve reajuste médio de 30% se comparado a fevereiro, devido, principalmente, às más condições das estradas.

Ao enfrentar este cenário, o produtor ainda deve se preocupar com as filas para descarregar a produção nos armazéns. Há relatos de esperas de até 36 horas. “Se tal situação continuar, as perdas tendem a se agravar, já que apenas 55% da safra já foi colhida e o restante, 45%, ainda se encontra no campo”, ressalta José Mário Schreiner.

Recomendações

A Faeg recomenda aos produtores rurais que sofreram perdas acentuadas e que por este motivo podem não cumprir os compromissos devem documentar as perdas por meio de laudos técnicos feitos por um engenheiro agrônomo registrado.

Neste documento deve constar detalhes da produção, índice pluviométrico na região, fotos e perda física do grão. É importante também que o profissional ateste a qualidade do grão produzido na propriedade. (Alessandra Goiaz – Gerência de Comunicação Integrada do Sistema Faeg/Senar - Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lavoura Comunitária

Foto: Marcial Leossi/SEAGRO



Foi realizada nesta quarta-feira (23), uma reunião para discutir os primeiros detalhes do programa Lavoura Comunitária promovido pela secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás. O plantio terá início no mês de outubro e de acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário da Seagro, Antônio Sêneca, ainda está em estudo a ampliação do programa para este ano. “Se aumentar será em pequeno número. Estamos em uma fase transição e de organização da estrutura. Ano que vem, sim, haverá novidades”, explica.

Participaram do programa Lavoura Comunitária em 2010 cerca de 28 mil famílias, o que resulta em aproximadamente 112 mil pessoas. O programa esteve presente cerca de 180 municípios, foram plantados 25 mil hectares deste, 23 mil somente com arroz. 20% do arroz plantado em Goiás é proveniente do Lavoura Comunitária.

Para o cultivo dos grãos foram doados pelo governo do Estado 30 mil sacas de sementes, dessas 25 mil sacas de semente de arroz e 5 mil sacas de semente de milho. Também foram doadas 100 mil sacas de fertilizantes.

De acordo com Sêneca, o objetivo do Lavoura Comunitária é garantir a segurança das famílias que participam do programa e não visa exatamente o lucro. Ele explica que as famílias participantes são trabalhadoras rurais e de baixa renda. Do total produzido 2% retornam a Seagro e segue para OVG, normalmente 28% são para pagar os custos do plantio e colheita e 70% da produção ficam para o produtor, que pode fazer o que achar conveniente, vender, doadar ou armazenar. Os produtores participantes do programas tem que estar incluídos em programas sociais das prefeituras ou cadastrado em associações de pequenos produtores. (Comunicação setorial/SEAGRO)

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Desde 1993, o Brasil tem cumprido regularmente essa determinação e faz da penúltima semana de março um tempo de trabalho, de estudos e de ações que busquem conscientizar crianças e adultos pelo bom uso e menor desperdício de água O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado pelas Nações Unidas por meio da Resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, procurando refletir as crescentes preocupações com a preservação do meio ambiente e com a finalidade específica de sensibilizar as populações para a importância do uso racional da água. Os cientistas já detectaram que os recursos hídricos vem emitindo sinais de escassez e de verdadeira fadiga com os maus tratos que recebem do ser humano. Considerando que o Brasil ostenta a condição de maior potência do mundo em termos de disponibilidade de água, essa data se reveste de muita importância para o País, sobretudo levando-se em conta que ainda se constatam episódios de perversa degradação e de mau uso de seus recursos hídricos.
Para o professor da Universidade Federal da Bahia, o engenheiro Raymundo Garrido, "o Brasil tem procurado fazer a sua parte, mas ainda é pouco para o tamanho do dever de casa". Explica Garrido que o principal problema é o tratamento de esgotos das cidades, cuja cobertura dos serviços é acanhada. "Reconhecemos que, mesmo sem uma legislação clara para o saneamento ambiental, as grandes aglomerações urbanas brasileiras vão, pouco a pouco e por meio de diversos programas, vencendo o seu passivo no tratamento desses esgotos", lembra ele e acrescenta: "A Agência Nacional de Águas criativamente desenvolveu o Programa de Despoluição de Bacias - PRODES, de espetacular efeito demonstrativo sobre como se pode rapidamente disseminar a solução". (Folha do Meio Ambiente)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pra pensar ...


2ª Festa da Cultura de Orizona foi um grande sucesso


Aconteceu na Feira do Produtor neste final de semana, sexta e sábado (18 e 19/03/2011), a 2ª Festa da Cultura de Orizona. Um momento dedicado totalmente a cultura do nosso povo onde desfilaram os talentos locais das diversificadas áreas do nosso munícípio, da música, poesia, artesanato e outras demonstrações artísticas também se fizeram presentes.
A abertura foi na noite de sexta-feira (18/03) e contou com presenças importantes que vieram reforçar parcerias e demonstrar apoio dos poderes Legilativo e Executivo do Estado de Goiás e demais Parceiros. Entre os presentes, o prefeito Felipe Dias, vice-prefeito Antônio Baiano, vereador João Lucas, presidente da ACIOR Elson Jacinto, Venerável da Loja Maçônica Jair Antônio Borges, Deputado Valcenor Braz; o Superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura Antônio Sêneca do Nascimento, o presidente da Creditag Orizona Deuslírio Gonçalves representante dos secretários municipais de Orizona Rui de Castro, demais Líderes ligados a Cultura do nosso município como: Ponto de Cultura Orizona Encenarte, ASDAO e Coletivo de Cutura de Orizona.
Na abertura do evento, houve uma boa presença de público que, apesar da chuva forte na sexta-feira, compareceram e confortavelmente puderam prestigiar essa grande festa. As apresentações foram de nível muito elevado, entre elas: grupo de capoeira, grupo de música (Banda Gospel), duplas sertanejas como Marcelo Antônio e Renato, Gilsinho dos Teclados, Zé Paulo (sanfona), João Pereira (João Baiano) e demais duplas de Orizona se revesaram no palco com apresentações de sucessos diversos. Poetas e artistas locais, entre eles Zé Conceição, Sebastião Eduardo que apresentaram suas poesias e belas letras escritas e musicadas também.
Durante todo evento, na feira do produtor, a Associação dos Artesãos de Orizona, esteve presente expondo em bancas seus produtos e trabalhos desenvolvidos - espaço esse de demonstração ao público e também de comercialização de seus belos e excelentes produtos. Além de barracas de comidas típicas, caldos, pastel, produtos da cana, almoço no marmitex, enfim todo suporte ao público presente ao evento. Além de contar também com a presença do potente som do Dj Alan que sonorizou e deu suporte de palco e musical em todo evento.
Um momento de emoção, sem dúvida nenhuma, no sábado de manhã com desfile de cavaleiros trazendo as Bandeiras (Brasil, Goiás e Orizona) acompanhado pelo desfile dos carreiros - um resgate histórico que a Associação do Carreiros vem fazendo sempre aqui em nossa cidade com a Romaria dos Carreiros a Trindade e a Festa dos Carreiros no Povoado de Taquaral, eventos esses que acontecem todo ano. Demonstração de Fé e valorização das nossas tradições passada de geração a geração. A realização do evento ficou a cargo do Coletivo de Cultura de Orizona e Ponto de Cultura Orizona Encenarte.
Não poderíamos deixar de parabenizar a todos pelo grande evento, entre eles: os organizadores, Parceiros que fortaleceram os organizadores com uma infra-estrutura de grande festa, ao público que prestigiou com muito entusiasmo o evento, e é claro a todos vocês artistas orizonenses que enriqueceram essa festa e continuam enriquecendo cada vez mais a nossa tão forte e maravilhosa cultura. Que exemplos como este possam ser seguidos em outras cidades e que seja sempre mais fortalecido. (Por Nilsinho Vaz/ Anselmo de Lima, extraído do blog Orizona em Foco).

Aqui Tem Farmácia Popular

Orizona recebeu recentemente a primeira farmácia credenciada ao programa "Aqui Tem Farmácia Popular", uma ação do Ministério da Saúde. A Drogaria do Povo já disponibiliza os medicamentos subsidiados pelo governo.
Levar o benefício da aquisição de medicamentos e insumos essenciais a baixo custo ou gratuitamente a mais lugares e mais pessoas, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção - distribuição - varejo), por meio de parceria do Governo Federal com o setor privado varejista farmacêutico.
O valor pago pelo Governo Federal é fixo, por isso o cidadão pode pagar menos para alguns medicamentos do que para outros, de acordo com o tipo (referência, similar ou genérico) e o preço praticado pelo estabelecimento. Em geral, a população pode pagar até um décimo do preço de mercado.
O “Aqui Tem Farmácia Popular” disponibiliza à população medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Desde o dia 14 de fevereiro de 2011, os medicamentos para hipertensão e diabetes estão sendo disponibilizados gratuitamente aos usuários. (Texto extraído do blog Orizona em Foco)

sábado, 19 de março de 2011

EFAORI realiza concurso de dança de salão

Em mais um evento realizado pela 3ª Série da Escola Família Agrícola de Orizona, os estudantes, professores e monitores foram para pista tentar ser o melhor casal no quesito dança de salão.

Depois de uma forte disputa nesta 4ª feira (16/03/2011) o Juri composto pela monitora Marina; Profº Jean, egresso Anselmo e o Monitor Carlão e escolheram o vencedor que fora : 3º Lugar - Monitor Luciano e kamila; 2º lugar - Professor José Antônio e Adriele e 1º lugar - Geovany e Marluce.

A apresentação do evento foi de Tatiane e Maísa e ainda participaram do Concurso: Denis e Siuanny; Davi e Dayse; Diego e Yasmin; Wagner e Maria Gabriela; Alisson e Adriane; Vitor Hugo e Valéria. (Texto: Joãozinho Albino - "o repórter da comunidade de Orizona"/Rádio Orizona WEB)



sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia de Poesia

A EFAORI promoveu ontem, dia 17 de março, um concurso de poesia entre os estudantes como forma de comemorar o Dia da Poesia (14/03). Segundo os estudantes da 1ª série, o momento serve para a integração e socialização da expressão dos sentimentos. As professoras Maristela e Lalinha, sempre comprometidas com a formação cultural dos estudantes, foram as idealizadoras e motivadoras do evento.

A Profª Maristela iníciou a noite dizendo da importância daquele momento, em seguida passou a palavra a estudante Kamilla da 2ª série, esta convidou para compor a mesa os jurados: Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Orizona, Vereador Profº Joãozinho Albino, Profª Jarlene, Profª Marisa e o Profº Carlos Eduardo.

Lalinha foi convidada a fazer um resgate histórico da poesia e a estudante Tatiane da 3ª série a declamar o poema Poetas, de autor desconhecido, que retrata o viver a personalida e a forma de se expressar de um poeta. O casal Marluce e Giovane fizeram a interpretação dos poemas Gatinha e Garimpeiro, de José Mendonça Teles.

Então os mestres de cerimônia, os estudantes, Kamilla e Wendel iniciaram o concurso convidando os estudantes, que declamaram diversas poesias dos mais variados temas. Após as apresentações foi dado o resultado do concurso, que ficou assim:

1º lugar: Marluce Corrêa Ribeiro (estudante da 2ª série), com o poema Que Deus Te Cuide, de autor desconhecido, retratando a importância da presença de Deus na vida de todos nos.

2º lugar: Kênia de Fátima Pinheiro (estudante da 1ª série), com o poema As Sem Razões do Amor, de Carlos Drumond de Andrade.

3º lugar: Davi Pinheiro de Sousa (estudante da 2ª série), com o poema Em mim não, solidão, de sua própria autoria.

Fechando a noite a Profª Lalinha fez uma reflexão sobre o Dia da Poesia e a Profª Maristela agradeceu a presença dos jurados, egressos, estudantes e demais pessoas ali presentes.

Vem aí o IV Orizona Celebrai

As Igrejas Evangélicas de Orizona, através do Conselho de Pastores e do presbítero Wesley Camamugi trazem dia 16 de abril o IV Orizona Celebrai, um evento religioso com muito louvor e adoração e que já se tornou tradicional no município.
O IV Celebrai será realizado na Feira do Produtor Rural, ao lado da Rodoviária, a partir das 19 horas. O ingresso será um Kg de alimentos não perecíveis. Neste ano, o evento trás Robinson Monteiro, a maior revelação da Música Gospel nos últimos anos.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fique por dentro - Território Estrada de Ferro.

O Território Estrada de Ferro é formado pelos municípios de Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Urutaí e Vianópolis. Está localizado na porção Centro Leste do Estado de Goiás e ocupa uma área de 11.623,7 km, o que equivale a cerca de 3% da área total do estado.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, os Territórios Rurais, são caracterizados segundo critérios multidimensionais nos quais se incluem elementos que facilitam a coesão social, cultural e territorial. Apresentam, explicita ou implicitamente, a predominância de elementos “rurais”, onde o ambiente natural é pouco modificado e/ou parcialmente convertido a atividades agro-silvo pastoris, com baixa densidade demográfica (população pequena). A base da economia é primária e seus encadeamentos secundários e terciários, englobam hábitos culturais e tradições típicas do universo rural. Nos Territórios rurais estão incluídos espaços urbanizados que compreendem pequenas e médias cidades, vilas e povoados.

A governança do Território Estrada de Ferro obedeceu, desde o seu início, orientações da SDT, tendo sido constituída a Comissão de Implantação das Ações Territoriais – CIAT no ano de 2003. Compunham a CIAT 05 representantes de cada um dos 14 municípios de sua área de abrangência, mais o representante da associação territorial dos prefeitos municipais, num total, portanto, de 71 membros na plenária territorial. Dos 5 representantes de cada município na CIAT, aproximadamente dois terços (2/3) são, obrigatoriamente, pertencentes ao segmento produtivo e social da Agricultura Familiar e cerca de um terço (1/3) composto de técnicos e outros agentes governamentais.

No ano de 2005 foi constituída uma nova institucionalidade denominada Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – CTDRS, mantendo-se a composição da antiga CIAT. Essa mudança teve o objetivo de assegurar, no âmbito do Território Estrada de Ferro, que a política de desenvolvimento territorial transcendesse o caráter de Política de Governo e se consolidasse como uma Política de Estado. O CTDRS é coordenado por uma Diretoria Executiva, amparada pelo Conselho Diretor, Conselho Técnico e Conselho Fiscal. O mandato dos diretores e conselheiros é de dois anos.

São objetivos do CTDRS: incentivar, promover, formular, analisar e deliberar sobre propostas de programas, projetos e ações voltadas para a dinamização do segmento produtivo e social da Agricultura Familiar com vistas ao desenvolvimento econômico, social, ambiental, político e cultural do campo, no âmbito do Território Estrada de Ferro. (texto extraído do PTDRS sistematizado por Fernando Vanucce)

O Território Estrada de Terra passa por período eleitoral. A assembléia geral para eleição da próxima Diretoria Executiva, Conselho Administrativo, Conselho Técnico e Conselho Fiscal, acontecerá dia 29 de março de 2011 em Santa Cruz de Goiás.

5º Rodeio Show de Ubatan - Orizona/GO

A Festa organizada por Francisco Meireles, acontecerá nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio. O evento contará com a presença de Pedro Paulo & Matheus na quinta, Máida & Marcelo na sexta, Júnior & Rogério no sábado, e Domingueira automotiva no domingo. A locução fica por conta de Welvis Gomes.

segunda-feira, 14 de março de 2011

EFAORI - Foco no Esporte e Lazer

Os estudantes e colaboradores da EFAORI, com apoio da Prefeitura Municipal de Orizona plantaram grama em uma área de 1500 m², onde será o futuro campo de futebol society da Escola, uma vez que o antigo foi desativado, pois na área esta sendo implantado o laboratório didático de bovinocultura leiteira, previsto no Projeto de cooperação entre o CSRO/EFAORI e a Embaixada Japonesa.

Foram gastos aproximadamente 10 horas/máquinas para a terraplanagem e preparo do solo, serviços estes executados pela Prefeitura Municipal. Houve também o apoio do nobre Vereador Ronaldo Costa e seu irmão Nelson Costa, que não mediram esforços para vir até a Escola e viabilizar junto ao Centro Social Rural de Orizona e Prefeitura uma carreta de grama para finalizar os trabalhos de plantio.
Numa outra oportunidade recebemos a visita de Nelson Costa Filho, acompanhado do Secretário Municipal de Esporte Paulo Orasmo Barbosa, que veio conhecer o campo que esta sendo formado e oferecer apoio nas próximas etapas de implantação do mesmo.

A implantação do campo de futebol society junto à quadra poliesportiva, faz parte do projeto para melhoria e ampliação do complexo poliesportivo da EFAORI. Está previsto também a construção de uma quadra que servirá para a prática de vôlei de areia e futevôlei, bem como uma quadra de espiribol.

Memorial Poético - O quadro de Lalinha*

Patrícia Sêco - osdesenhosdapatriciaseco.blogspot.com
Se eu fosse pintora... Gostaria de pintar um único quadro... E nesse quadro registrar o que há de mais sagrado em minha memória.
Em primeiro plano, a casa enorme, cheia de janelas, onde eu ficava horas a contemplar a estrada que dava acesso à fazenda, sempre esperando ver meu velho pai voltando da cidade e trazendo alguma novidade que agitasse aquela vidinha sossegada. Ao redor da casa, todo aquele espaço gramado, onde brincávamos todas as tardes, até o anoitecer, apesar dos protestos do meu pai, sempre preocupado com nossa segurança. Bem no meio do gramado, a paineira, em pleno meio mês de maio toda coberta de flores.
Mais adiante, o quintal. Ah! O quintal! Era lá o lugar mágico! Esse, sim, mereceria ser pintado com todos os detalhes. As mangueiras em que eu subia imitando meus irmãos mais velhos e das quais nunca conseguia descer sozinha e chorava até aparecer socorro, com a promessa de que aquilo não se repetiria. As laranjeiras, todas, especialmente aquela enorme, cujas raízes serviam de parede pra casinha de bonecas de pano e em cujos galhos nós amarrávamos o balanço e eu disputava a vez de balançar, com meus dez irmãos.
Bem no meio do quintal a bica de água sempre friinha, pra gente beber, sem se preocupar com nenhum tipo de contaminação. E já ia me esquecendo... Pintaria também o monjolo e o calabouço, onde caía toda aquela água pra gente se refrescar em dias de calor.
E bem lá no fundo do quintal, o engenho, nosso lugar preferido, onde bebíamos a garapa fresquinha e de onde vinha o grito dos homens tocando os bois e o som dos carros cheios de cana.
Um de cada lado da casa, o paiol e o curral, os lugares mais frequentados por meu pai e por isso, os que mais nos fazem lembrar sua presença. Na frente da casa, a calçada onde sentávamos todos pra contar histórias e fazer brincadeiras variadas.
Mas, acima de tudo, gostaria de eternizar nesse quadro, aquilo que pintor algum jamais pode registrar numa tela: As histórias contadas naquelas tardes, na calçada; as gargalhadas do meu pai; a alegria de todos ao receber uma visita; o tom respeitoso das conversas entre pai e filhos; o cheiro de café coado e dos biscoitos assados em forno de barro; o sabor das frutas colhidas no quintal e do araçá que meu pai trazia ao voltar do cerrado, quando campeava o gado; o calorzinho do leite tirado na hora, que eu nem gostava do sabor, mas tomava só porque meu pai me oferecia com carinho e atenção.
E que esse quadro fosse infinito, para que nele eu pudesse pintar todas aquelas coisas que só aprendi a valorizar depois que não existem mais. (Por *Prof. Maria do Rosário Fernandes de Castro, Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, bibliotecária na EFAORI.)

domingo, 13 de março de 2011

19ª Festa do Peão de Orizona – Goiás

A tradicional Festa do Peão, este ano organizada por Pedrinho Mizael, Dj Nenê e Marcelo Silva, acontecerá nos dias 09, 10, 11 e 12 de junho. O evento contará com a presença de Rio Negro e Solimões na quinta, nashiville na sexta, Marcos e Fernando no sábado, e Eduardo Costa no domingo. A locução fica por conta de Ivan Diniz. Em abril haverá a escolha da Rainha da Festa.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pra pensar ...


Parcerias que geram resultados

Stand da PIONEER
A Prefeitura de Orizona, cedeu uma área de 7 hectares à EFAORI que entrou em contato com a renomada empresa de sementes PIONEER, através de seu representante Alexandre Marcos Sbroggio, para juntos promover um Dia de Campo. A proposta foi aceita e estendida a outras empresas.


Stand da DUPONT

A DUPONT, forneceu os defensivos. A Prefeitura Municipal de Orizona, sempre parceira da escola, através da Secretaria de Agricultura, fez a distribuição do calcário, utilizando um distribuidor disponibilizado pelo Senhor Hélio Frutuoso, Presidente do Sindicato Rural de Orizona. A subsolagem da área também foi feita pela Prefeitura. Já os serviços de gradagem e nivelação foram feitos pelo Senhor José Geraldo, pai da estudante Marluce da 2ª série. O plantio foi feito utilizando máquinas e implementos da JONH DEERE, que garantiram uma excelente disposição das plantas, obedecendo aos espaçamentos pré-estabelecidos entre linhas e plantas de forma regular e uniformes. A AGROPLANTA forneceu os fertilizantes foliares, que maximizam o potencial produtivo dos cultivares. A empresa HIPERCAL Calcários forneceu 14 toneladas de calcário dolomítico que foram distribuídos na área, aumentando a saturação de bases, dando condições ao desenvolvimento ideal da cultura do milho e soja, o que mostra a qualidade e eficácia do produto.

Stand da JONH DEERE

Houve dois momentos, o primeiro aconteceu no dia 04 de março, sendo este uma palestra-aula para todos os estudantes da EFAORI e da UBEC-CENTAF de Silvânia, cerca de 130 jovens agricultores. Na oportunidade o engenheiro Agrônomo Sr. Alexandre Sbroggio, da PIONEER focou a cultura do milho e da soja, seus estágios vegetativos, cruzamentos e obtenção de híbridos de altíssima genética, o forte da PIONEER. Em seguida foi apresentado os cultivares, em campo, para os estudantes.

Palestra-aula com o Eng. Agrônomo Alexandre Sbroggio / PIONEER

Num segundo momento, dia 11/03/2011, as empresas parceiras montaram seus stands no campo demonstrativo, localizado na área da prefeitura, na rodovia que liga Orizona ao povoado de Cachoeira, km 2, ao lado da pista de pouso. Os participantes do evento, organizados em grupos, eram recebidos pelos representantes das empresas, que apresentavam seus produtos e tecnologias.

Os grupos formados por agricultores, técnicos, estudantes e autoridades, eram recebidos primeiramente no stand da PIONEER, onde o Eng. Agrônomo Sr. Alexandre Sbroggio expôs os materiais da empresa, em seguida o grupo era encaminhado até o stand da DUPONT, onde o Eng. Agrônomo Sr. Edson, apresentou seus produtos, garantido qualidade e viabilidade econômica. Por fim o grupo seguia até o stand da JONH DEERE, onde foi apresentado um trator de 110 cv e um pulverizador “gafanhoto”, que representaram bem a alta tecnologia e qualidade das máquinas e implementos da nobre empresa. já na sede da Escola o grupo era recebido no stand da AGROPLANTA, na qual estavam espostos seus produtos, em seguida o grupo se dirigia para o refeitório onde foi servido o almoço aos participantes.

Corredor - Campo demonstrativo

O Dia de Campo alem do intuito maior de formação, da troca de informações e apresentação dos materiais e produtos das empresas, garantirá a silagem necessária para o laboratório didático-pedagógico de bovinocultura leiteira da Escola.

Aos nossos parceiros, um muito obrigado! Mais uma vez é provado que com um trabalho sério e parceiros preocupados com o desenvolvimento sócio-ambiental, é possível promover ações coletivas, pro bem comum, que culminam com o fortalecimento do campo de forma sustentável.


Família EFAORI.

quinta-feira, 10 de março de 2011

CONVITE: Dia de Campo



A EFAORI, PIONEER, DUPONT, JONH DEERE e a Prefeitura de Orizona, convida você para conhecer os mais avançados produtos e as melhores tecnologias de manejo para sua lavoura.


DIA DE CAMPO MILHO - SOJA

LOCAL: EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona

ENDEREÇO: Estrada para Cachoeira, km 02, à esquerda
(área da Prefeitura, ao lado da pista de pouso)

DATA: 11/03/2011 (amanhã), às 09:00 h

Contamos com sua presença!!!

terça-feira, 8 de março de 2011

Pra você mulher: um pouco de história e poesia

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres. (texto extraído do sítio www.arteducaçao.pro.br)



Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!
(Poema extraído do sítio www.belasmensagens.com.br, autor não citado)


domingo, 6 de março de 2011

Sob o olhar de um egresso



A Escola Família Agrícola de Orizona - EFAORI, completa neste 1º de março, doze anos dedicados à educação da juventude camponesa. O inicio foi difícil, porém a comunidade assumiu o projeto, a Comissão Pastoral da Terra contribuía nas articulações e a Entraid Fraternité, ONG Belga, ajudava financeiramente.

Com uma pedagogia diferente do que era adotada pela rede municipal e estadual, a EFAORI teve sua primeira aula em um prédio emprestado pelo município. Ali começava uma (varias) bela história. Primeiro, todo trabalho da comunidade e de entidades para fazer aquele, que era, sonho em realidade e depois várias e várias histórias de jovens que pela EFAORI passaram.

Essa casa/escola/família é muito especial. Especial por ser espaço para discutir/implementar uma educação voltada para a realidade camponesa de Orizona, hoje do Território da estrada de Ferro. A EFAORI se torna ainda mais especial na vida de cada um e cada uma que faz parte dessa família por trabalhar muito bem um dos quatro pilares da Pedagogia da Alternância, a Formação Integral.

O trabalho realizado pela EFAORI na educação rural foi reconhecido e em 2005 a Caixa Econômica Federal concedeu a EFAORI o Prêmio Melhores Praticas em Gestão Local. Porém mais importante que o prêmio é ver a vida dos jovens mudando e melhorando por fazer parte da Família EFAORI.

A jovem Graciele, egressa da turma Joãozinho Albino, expressou muito bem o que se passa na cabeça dos egressos/as quando no fim do curso:

"Um dia a maioria de nós irá separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos; dos sonhos que tivemos dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... Do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe nos e-mails trocados. Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses, anos, até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo."

O sentimento é de saudade e também muita felicidade. Feliz por ver se completar 12 anos de um sonho coletivo, que venha mais vários e vários anos. E saudades, muita saudades de todas as pessoas que trilharam esse caminho de 2005 a 2007. Com esperança de que se possa fazer um momento com todos/as nós egressos/as desta Escola Família. (Autor: Adriano Lúcio de Almeida, extraido do Blog da PJR Goiás)

FOTOS: Thaís - um dos destaques na premiação do PER 2010

Thaís recebendo o prêmio

Thaís discursando sobre seu Projeto premiado


Pra pensar ...


Ordenação presbiterial de João César foi neste sábado


A Igreja Católica de Orizona e da Diocese de Ipameri viveu neste sábado, 5 de março, um grande momento. Aconteceu nesta data a ordenação presbiterial do diácono João César Souza Lôbo, um filho do município.
A ordenação foi realizada no Nova Matriz de Orizona, localizada no bairro Santa Maria. Dezenas de padres, religiosas, religiosos e leigos acompanharam a cerimônia, presidido por Dom Guilherme Antônio Werlang e que teve a presença também do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia Dom Waldemar Passini.
Milhares de pessoas, vindas de quase todas as paróquias da Diocese de Ipameri e de municípios vizinhos assistiram a celebração. No final, muito emocionado, o agora Pe. João César agradeceu à família, à comunidade e aqueles que incentivaram e contribuiram com a sua caminhada. Segundo o mesmo, a sua vocação se inspirou no texto relatado no Evangelho de São Marcos: "Se alguém quiser vir a mim, renuncia a si mesmo, toma a sua cruz e siga-me".
Padre João César recebeu os cumprimentos no Salão Paroquial, onde foi servido um almoço. A sua primeira celebração será amanhã (06), quando presidirá uma missa às 9 horas na matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Orizona. (Por Anselmo de Lima, Blog Orizona em Foco)

quinta-feira, 3 de março de 2011

POESIA DA TERRA

Saudades de um carreiro

Levantei de madrugada, eu queria o meu passado recordar,
Fui ao pasto busquei a minha boiada e peguei meu carro velho pra ir carrear,
Cada boi que eu chamava pelo nome eles me atendiam,
Parece que eles também tinham saudades da estrada e das viagens que muito tempo não faziam,
Ao cangar minha boiada, senti bater forte o coração,
As lágrimas rolaram no meu rosto, molhando a poeira do chão,
Era a saudade bandida que machucava que machucava meu peito, eu pedi o meu pai do céu pra mi dar saúde e proteção,
Com destino a Taquaral Capela, vamos carregados de saudade e emoção,
Quando meu velho carro cantou, meu passado tão distante voltou,
Eu recordei os bons tempos da minha mocidade, que numa grande velocidade passou,
Eu era o candinheiro ainda quase criança, eu ia à frente da boiada com os olhos cheios de esperança,
Ao meu lado meu velho pai que foi um grande carreiro,
Iam também meus amigos, meus irmãos e os meus melhores companheiros,
Estas imagens não me sai da lembrança depois de tantos janeiros,
Agora que o progresso que tomou conta da nação,
Trocando meu lento e velho carro de boi, pela velocidade do caminhão,
Com seus cocões emudecidos ficou mais triste o meu sertão,
Mesmo com os benefícios do progresso,
Nesse momento eu confesso, que é o carro de boi que mora no meu coração.
Hoje já estou velhinho minhas vistas embaralhadas,
Meus cabelos estão branquinhos dos serenos das madrugadas,
Já estou quase sem força, minhas pernas encurvadas,
Estou na última curva do caminho, terminando nesta terra minha jornada,
A passos lentos na estrada com minha boiada de estimação,
Eu cumpro meu destino e sigo a tradição,
Passando de geração em geração,
Sei que do meu carro velho levarei saudades,
Quando eu partir do meu sertão,
Pra ir morar na eternidade...

Por José Gregório Júnior
(Pai do estudante Jânio da 3ª série da EFAORI)

Técnica da EFAORI vence Prêmio por trabalho Acadêmico

A Técnica em Agropecuária Thais Pinheiro de Sousa, que concluiu o curso técnico na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona em 2010 recebeu ontem (02) premiação pela 1ª colocação na categoria Melhor Projeto Acadêmico em 2010, do Sistema Faeg/Senar. A comenda foi dada pela apresentação do Projeto Profissional da Jovem na EFAORI, seu trabalho de conclusão do curso. O tema de seu trabalho foi "Cria e Recria de Bezerras para Rebanho Leiteiro na propriedade Serra da Mata".
O 5º Encontro de Participantes do Programa Empreendedor Rural (PER) e Programa Empreendedor Sindical (PER-Sindical), reuniu mais de 600 pessoas entre produtores rurais, autoridades sindicais, políticos e estudantes, em Goiânia, nesta quarta-feira. O encontro desta quarta-feira teve como principal objetivo premiar os melhores projetos desenvolvidos nos anos de 2008, 2009 e 2010. Criado em 2007, o programa tem revolucionado a gestão da propriedade rural com prática de gestão empresarial nos problemas comuns do setor rural. O foco das informações recebidas durante as três fases do PER-GO é resultar em melhor produtividade e comercialização da produção.
Foram distribuídos 23 prêmios nas categorias: Projeto do curso PER-GO do ano 2008, turma destaque do ano 2008, melhores projetos do PER ano 2009, turma destaque do ano de 2009, PER Sindical 2009 na categoria “Sindicato Destaque”, melhores projetos do PER ano 2010, melhores projetos dos acadêmicos, turma destaque ano de 2010, Per Sindical 2010 na categoria “Sindicato Destaque” e turma vencedora 2010.
O Programa Empreendedor Rural é hoje o principal programa de gestão da propriedade que é executado pelo Sistema Faeg/Senar. Nestes quatro anos de realização já qualificou mais de duas mil pessoas. Durante o período já foram gastos por cada um dos parceiros R$ 3 milhões. A previsão para 2011 é de capacitar mais 1,2 mil pessoas.
O PER foi desenvolvido pelo Sistema Faeg/Senar em 2010 na EFAORI, junto às turmas de estudantes do curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio. O trabalho de Thaís está sendo desenvolvido na propriedade da família, na região da Mata da Firmeza. Durante a entrega da premiação, Thaís recebeu o reconhecimento do seu trabalho e prestou depoimento aos presentes no encontro. A mesma estava acompanhada de seu pai Paulo Henrique de Sousa, conselheiro da Creditag-Orizona, e do diretor do Centro Social Rural de Orizona, José Gonzaga. (Matéria escrita com contribuição de Karine Rodrigues e Cleiber Di Ribeiro - Foto: João Faria - Gerência de Comunicação Integrada - Sistema Faeg/Senar. Extraído do Blog Orizona em Foco)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia de Festa na EFAORI – 12 anos de força, luta, trabalho e educação



Foi realizado ontem, dia 1º de março um serão festivo para comemorar os 12 anos da EFAORI, estavam reunidos o CSRO – Centro Social Rural de Orizona, os estudantes e suas famílias, egressos, colaboradores e parceiros. O evento iniciou-se com depoimentos dos pioneiros e egressos, tendo como pano de fundo o filme da aula inaugural, ministrada pelo professor Dr. João Batista Pereira de Queiroz.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o Excelentíssimo Vice-Prefeito de Orizona Antônio Pereira de Almeida (Antônio Baiano), que também é Presidente do CSRO. Antônio na época, coordenador estadual da CPT – Comissão Pastoral da Terra, foi um dos idealizadores do projeto EFA em Orizona. O mesmo iniciou fazendo um resgate histórico do processo de implantação. Baiano enalteceu o trabalho do CSRO que na época tinha como presidente o Senhor Sebastião Fernandes de Oliveira (Sebastião Curraleiro).
Na oportunidade nosso Excelentíssimo Prefeito Felipe Dias, que na época era professor/monitor da EFAORI, relembrou a primeira aula da escola, que foi ministrada por ele. A aula de Matemática aconteceu no dia 2 de março de 1999, e teve início às 7:00 h, num prédio cedido pela Prefeitura na região do Rio do Peixe. O Prefeito falou da importância das parcerias para a EFAORI, mais uma vez reafirmou a forte relação entre CSRO/EFAORI e a Prefeitura Municipal, que vem sendo parceira de primeira ordem na implantação e execução dos projetos da Escola, relembrou das dificuldades do inicio das atividades, e exaltou o rumo que a Escola vem tomando, cada vez mais aguerrida no propósito de formar e capacitar os jovens agricultores de Orizona e região.
Em seguida foi dada a palavra aos pioneiros do projeto EFAORI como: Sebastião Curraleiro, então Presidente do CSRO, Hélio Frutuoso, na época presidente da COAPRO, Rinaldo Costa, então Secretário Municipal de Educação, José Gonzaga, então Presidente do Sindicato Rural de Orizona e Luisa Ribeiro, a primeira Diretora da Escola e a única remanescente do primeiro grupo de monitores. Houve também depoimentos de egressos que enalteceram o valor da escola e da formação integral para suas vidas. Após foram apresentados alguns números por parte dos estudantes.
Tudo isso regado de muita alegria, pipoca, cachorro-quente, caldo de frango e doces, estes ofertados pelas famílias dos estudantes.

Costumes mineiros em chão genuinamente goiano

Lembrava daquela máxima em que dizia que “recordar é viver”. É certo que conhecendo o chão em que estamos pisando, trilhando a partir do ponto que partimos, teremos plenas condições de dar passos seguros para onde caminhamos. Daremos neste texto relevância a trajetória que percorremos até os dias atuais, considerando que somos o resultado de um processo de construção biológico e sócio-cultural que permitiu constituir a nossa identidade. Bairrista que somos, pretendemos compartilhar um pouco de nossa história, a nosso modo, como nossos pais, mães e avós nos contaram.
De acordo com os fatos e registros, chegamos aqui nas décadas de 1840 e 1850, mas bem antes já vivíamos neste solo e éramos conhecidos como Caiapós, os “peles vermelhas”. A formação e o desenvolvimento da nossa região estão ligados principalmente à chegada de migrantes vindos do triângulo e oeste mineiro. As primeiras famílias, ansiosas por conquistar um novo território partiram principalmente de Patrocínio, Araxá e Patos de Minas. Eram grandes famílias, que chegava a aqueles campos dourados pelo brilho do Sol matinal, as margens do ribeirão Santa Bárbara, na época abrangidas pela comarca de Santa Cruz de Goiás e fizeram surgir sob a fé em Nossa Senhora da Piedade, a Capela dos Correias, Campo Formoso e finalmente Orizona.
Localizado a aproximadamente 130 quilômetros de Goiânia, nosso município possui um pouco mais de 14 mil habitantes, grande parte destes vivendo no meio rural e dependendo diretamente da produção agropecuária familiar. Orizona nasceu e cresceu engrandecida pela grande fé, carisma e generosidade daqueles que viveram no interior mineiro, paulista, nordestino e sulista, preservando traços marcantes daquelas culturas, tais como o sotaque, a mesa farta, a fé cristã, o compadrio, o patriarcalismo e o espírito daqueles que levavam (e ainda levam mesmo nos tempos das redes sociais) uma vida prosaica e amistosa.
Segundo o pesquisador carioca Maurício Barros de Castro e o repórter-fotográfico Gustavo Stephan, autores do livro “Juventudes Rurais: Cultura e Desenvolvimento” (2007), “quando se chega a Orizona, a sensação que dá é que está chegando a um município mineiro, diante a hospitalidade e o sotaque dos moradores”. O batismo local acompanhou a sua vocação agrícola. O termo Orizona é uma justaposição que está relacionada à cultura do arroz. No início do século XX, o município era um grande produtor desse grão. Depois veio o ciclo do café, do feijão, do gado de corte e hoje o município é uma das maiores bacias leiteiras do Estado de Goiás. Toda essa vida econômica sempre esteve ligada à tradição camponesa e religiosa e aos valores deste povo cerradeiro que usa das organizações sociais e comunitárias a força propulsora para o desenvolvimento local.
José Pereira da Costa, um ilustre filho deste chão, narrou em um artigo no ano de 1960 traços desta peculiaridade herdada e conduzida por gerações: “de ano a ano se recebia a visita do padre, havia festas religiosas, batizados que farte e casamentos, por amor dos quais, à noite, gemiam violas com descantes plangentes cada qual dos cantadores a dizer saudades do berço longínquo. Dançava-se o cateretê, ouvia-se o pipocar de foguetes, e tudo acabava bem na paz do Senhor. Costumes de gente boa, afeita ao trabalho cotidiano, educada nos sãos princípios da moral cristã. Costumes mineiros que ainda revivem nos mutirões com o mesmo cateretê à noite, entremeado de danças modernas, que ainda refulgem no estrondear de bombas festivas ao chegar o noivado à sede da fazenda, que ainda transparecem, aqui e ali, na ‘roncice’ dos arcaicos instrumentos de fiar e no trapejar de teares, quiçá semelhantes aos que se viam nos Açores. Roda de Cedro e tear de bálsamo exigiam as matronas que, no lar, fabricavam todo tecido de consumo de casa e mais o óleo de mamona para o candieiro, enquanto, a vibrarem a enxada e o machado para equitarem, viviam a sua vida operosa os homens de têmpera invejável. Carros de boi, de uso medieval, tirados por seis, oito parelhas, único veiculo existente para facilitar as colheitas e também a população prover de sal e de implementos ao trabalho”.
Ainda hoje é possível, durante o pôr-do-sol, no início da noitinha, ver alguém fazendo uma visita para o compadre ou sentado na pracinha para “jogar uma conversa fora” com os amigos. Quando vemos isso acontecer precisamos lembrar todos esses elementos que constituem a nossa goianidade, composta a partir de uma miscigenação de elementos que fazem de nossa gente uma gente diferente, não mais importante que ninguém, mas com o dever de cada vez ser melhor. Portanto, façamos o possível e lutemos a cada momento para o nosso ‘hoje’ seja sempre melhor que o ‘ontem’ e não tão bom quanto o ‘amanhã’. Mas nunca esqueçamos que ao nosso lado existem pessoas que merecem isso tanto quanto nós mesmos. Assim, é nosso dever conjugar esse verbo em todos os tempos e pessoas do singular e principalmente do plural. (Extraído do Blog do Anselmo)

terça-feira, 1 de março de 2011

Cotações de Produtos Agropecuários para Goiás

Previsão do Tempo Para Orizona - 01/03 a 04/03

(Fonte: CLIMATEMPO)

II Festa da Cultura de Orizona será dias 18 e 19 de março


O Ponto de Cultura Orizona Encenarte e o Coletivo de Cultura de Orizona planejam realizar nos dias 18 e 19 de março a II Festa da Cultura de Orizona. O evento será realizado na Feira do Produtor Rural, ao lado da rodoviária.
Na programação estarão atrações como exposição de artesanato e comida típica, desfile de carreiros, cavalgada e apresentações artísticas de música, teatro e poesia, além de almoço cultural com prosa, moda e viola. A primeira edição da Festa da Cultura aconteceu dia 16 de janeiro de 2010, quando foi lançado oficialmente o Ponto de Cultura.
O Ponto de Cultura Orizona Encenarte é uma iniciativa da ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona e tem apoio financeiro do Minc - Ministério da Cultura e Agepel - Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira. (Anselmo di Lima/Orizona em Foco)