segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você sabia que...

1. O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.

2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

7. Um porco-espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.




Há 2,7 mil anos atrás, dejetos de animais já eram utilizados na agricultura



Machu Picchu, a famosa cidade inca nos Andes peruanos, celebrará em julho o centenário de sua “descoberta” pelo mundo exterior, em um evento imponente, mas há indicativos de que as origens do local tenham sido menos glamourosas.

Segundo pesquisa publicada no periódico Antiquity, especializado em arqueologia, a civilização inca pode ter crescido e evoluído graças aos dejetos das lhamas.

Foi a transição da caça e coleta à agricultura, 2,7 mil anos atrás, que permitiu aos incas se acomodar e prosperar na área de Cuzco onde fica Machu Picchu, diz o autor do estudo, Alex Chepstow-Lusty.

O pesquisador do Instituto Francês de Estudos dos Andes em Lima afirma que o desenvolvimento da agricultura e o plantio de milho é um fator crucial para o crescimento de civilizações. “Cereal faz as civilizações”, diz.

Chepstow-Lusty passou anos analisando os depósitos orgânicos na lama de um pequeno lago chamado Marcaccocha, que fica localizada entre uma selva e Machu Picchu.

Sua equipe encontrou uma correlação entre as primeiras aparições de colheitas de milho entre 7000 a.C. – o que mostra a primeira vez que o cereal teria sido plantado naquela altitude – e um aumento vertiginoso no número de parasitas que se alimentam de excrementos animais.

Os pesquisadores concluíram que a transição ampla à agricultura só foi possível com um ingrediente extra: fertilizantes orgânicos usados em grande escala.

Em outras palavras, muitos dejetos de lhamas.

As lhamas eram e ainda são comumente usadas nos Andes peruanos para carregar produtos e prover carne e lã.
O lago Marcaccocha se localiza próximo a uma antiga rota de comércio, e lhamas que transportavam bens entre a selva e as montanhas costumavam parar ali para beber água e “fazer suas necessidades”.

“Isso proveu fertilizantes, facilmente coletados – como ocorre hoje – pela população local para as plantações ao redor”, afirma Chepstow-Lusty.

À medida que os incas adotaram o milho – rico em calorias - em sua alimentação, sua sociedade se desenvolveu na região de Cuzco.

Cerca de 1,8 mil anos desde o início da transição para a agricultura, uma onda prolongada de clima cálido permitiu que os incas realmente prosperassem e construíssem grandes assentamentos de pedra, como Machu Picchu e Ollaytaytambo.

Faz muito tempo que a civilização acabou, destruída por conquistadores espanhóis nos anos 1500. Mas seus descendentes, os quéchuas, ainda usam os dejetos de lhama como fertilizantes e como combustível para aquecimento.

“O vale está repleto de indígenas que seguem esse estilo de vida de 2 mil anos”, relata Chepstow-Lusty.

Quando os convidados chegarem a Machu Picchu para celebrar os cem anos desde que o explorador Hiram Bingham mostrou ao mundo a existência do local, talvez eles possam agradecer à humilde lhama ao vislumbrar as construções.

Fonte: (http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/05/23/sucesso-da-civilizacao-inca-se-deve-a-dejetos-de-lhamas-diz-estudo.jhtm)

Começam as inscrições para o Enem 2011



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)com regras para a edição 2011 do exame, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro.

As inscrições começam a partir das 10h dessa segunda-feira (23) e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horários de Brasília). Os estudantes deverão fazer as inscrições pela internet no site do Enem. A taxa de inscrição terá o mesmo preço do ano passado: R$ 35. Estão isentos do pagamento todos os alunos de escolas públicas do País e os candidatos que apresentarem carência socioeconômica.

As provas da edição 2011 do Enem terão início às 13h em todos os Estados brasileiros. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, não sendo permitida a entrada dos candidatos após o fechamento dos portões (todos os horários seguem o de Brasília).

Novamente, os estudantes só poderão usar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Lápis e borracha estão proibidos. Os candidatos deverão desligar o aparelho celular e qualquer equipamento eletrônico ao entrar na sala de prova sob pena de eliminação do exame, e deverão colocar os aparelhos em uma embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador.

O edital para 2011 também chama a atenção dos candidatos para que seja feito o trabalho de conferência da prova antes que ela comece a ser respondida. De acordo com a presidenta do Inep, Malvina Tuttman, os participantes serão orientados pelos fiscais de sala a conferir se a prova contém todas as questões e se não há nenhum erro de impressão ou montagem do material recebido.

Caso o estudante detecte algum problema, poderá substituir a prova defeituosa. No ano passado, muitos alunos só perceberam erros quando já tinham respondido parte das questões, o que teria prejudicado o desempenho deles.

A edição de 2011 do Enem terá algumas mudanças no processo de logística para evitar que erros cometidos em anos anteriores não se repitam. Uma das inovações será no processo de impressão. Segundo o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Menezes, um novo dispositivo eletrônico será instalado na gráfica para detectar possíveis erros de impressão e impedir que provas com defeito sejam entregues aos alunos.

Fonte: //ultimosegundo.ig.com.br/enem/mec+publica+edital+com+regras+para+o+enem+deste+ano/n1596964510568.html(leia mais)

sábado, 21 de maio de 2011

Presidente da COAPRO palestrou sobre o cooperativismo para uma turma da UFG




O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO Haroldo Max de Sousa esteve na manhã do dia 12/05, na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Atendendo a convite do professor Gabriel Medina, Max de Sousa falou a uma turma de 43 alunos do 4º período de Agronomia sobre o tema cooperativismo, na disciplina de Sociologia Rural. Além dos aspectos teóricos e doutrinários do cooperativismo e da importância política das entidades representativas do setor em Goiás (Sistema OCB/SESCOOP-GO) e no Brasil (Sistema OCB/Sescoop), Max discorreu sobre a Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite), que ele também preside, como um caso de sucesso em gestão cooperativa.


Dando o contexto e histórico do mercado de leite no Brasil e em Goiás (especialmente com a criação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO) nos últimos 30 anos, Max mostrou a experiência da Centroleite, que hoje reúne 14 cooperativas de leite com uma produção anual de cerca de 300 milhões de litros (a 7ª empresa em captação de leite no Brasil). O palestrante ressaltou ainda a importância e o impulso que as cooperativas brasileiras tiveram a partir da criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). “Não há caminho de desenvolvimento do cooperativismo sem a qualificação de pessoal, e é isso que o Sescoop vem promovendo com belos resultados nos últimos anos”, disse Max de Sousa.

Amparado por projeções de slides, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO mostrou números do setor em Goiás e no Brasil e brincou com os estudantes sobre os desafios deles, como futuros profissionais. “O problema de vocês não será a correção do solo, técnicas de manejo e outras orientações técnicas que vocês irão prescrever no futuro; o problema de vocês será gente, aprender a lidar com o homem do campo. O veterinário acha normalmente que o problema dele é a vaca; não é, o problema dele é o dono da vaca”, comentou Max de Sousa. A palestra terminou com uma sessão de perguntas dos alunos. À tarde, o gerente Técnico e de Processos da OCB-GO, Everton Delazeri, ministrou uma palestra nos mesmos moldes para alunos do 7º período da mesma disciplina e curso na UFG.

Fonte: (Rádio Orizona WEB/ Matéria extraída do site Easycoop - Cooperativismo em Revista)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Presidenta Dilma anuncia redução de juros para a Agricultura Familiar

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira (18), a redução dos juros nas linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As taxas irão variar de 0,5% a 2% para todas as linhas, a partir de julho deste ano, início da Safra 2011-2012. Antes, os juros chegavam a 4,5%. Para a próxima safra, também foi anunciada a garantia de R$ 16 bilhões para crédito e a unificação do limite dos investimentos para R$ 130 mil.
As medidas integram a resposta do governo federal ao 17º Grito da Terra Brasil, da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag), encerrado após reunião com a presidenta.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, destacou que a resposta do governo amplia a capacidade de produção e comercialização da agricultura familiar, o que garante a oferta de produtos para o consumo brasileiro. "As ações colocam a agricultura familiar na base do processo de desenvolvimento econômico e social do país com a produção de alimentos baratos e saudáveis para as brasileiras e brasileiros".
Além de melhorar as condições de financiamento, o governo anunciou a criação de uma política específica de garantia de preços para produtos da agricultura familiar e a padronização, em 30 dias, das regras de controle sanitário dos alimentos. Hoje, a regra varia para cada município o que dificulta a comercialização dos produtos familiares. Com a mudança, haverá uma regra nacional.
A presidenta também anunciou a antecipação de R$ 127 milhões para Assistência Técnica e de R$ 530 milhões para obtenção de terras para a Reforma Agrária. Outra medida é a criação de uma superintendência na Caixa Econômica Federal para cuidar especificamente da habitação rural.
O presidente da Contag, Alberto Broch, destacou que as medidas anunciadas são importantes para fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária. "O balanço foi positivo. A nossa luta, em nome de milhares de agricultores, é fundamental para que a agricultura familiar e a reforma agrária sejam reconhecidas pela sociedade dentro de um projeto de desenvolvimento sustentável".
Desde a entrega da pauta à presidenta, em 1º de abril, a Contag foi recebida por 17 ministros em 41 reuniões. Broch comemorou a inovação deste ano no processo de diálogo com o governo. A cada 60 dias o ministro Gilberto Carvalho vai receber a diretoria da Contag para acompanhar os avanços da pauta. (http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=7757554)

Segundo a AGETOP trecho da GO-330 será recapeado nos próximos dias

O presidente da AGETOP - Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas Jayme Eduardo Rincon comunicou através do Ofício nº 705/2011-PR que o recapeamento da GO-330, no trecho Vianópolis-Orizona acontecerá a partir deste mês de maio dentro do novo Programa de Restauração de rodovias que será lançado pelo Governo Estadual.
O comunicado foi feito após requerimento apresentado em sessão na Assembleia Legislativa de Goiás pelo deputado estadual Cristóvão Tormin (PTB), que solicitou providências para o trecho, alegando que o mesmo se encontra em péssimo estado de conservação. O deputado também justificou que a rodovia suporta grande tráfego de caminhões pesados e é uma das vias mais utilizadas para o escoamento da produção agropecuária na Região da Estrada de Ferro.
O trecho entre Orizona e Pires do Rio, também em condições semelhantes de degradação, não foi citado no requerimento do deputado e no comunicado do presidente da AGETOP. Recentemente uma medida tampão foi realizada pelo Governo Estadual, responsável pela manutenção da GO-330, que colocou cascalho para tapar os buracos, ação que agravou ainda mais o trânsito nesses trechos. (Orizona em Foco)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Desmatamento e o Novo Código Florestal


A expectativa de reforma no Código Florestal foi acompanhada pelo aumento do desmatamento na Amazônia, sobretudo no Mato Grosso e no Pará, Estados que registram os maiores índices de abate de árvores na região. A votação das mudanças no Código será amanhã, terça-feira, dia 10.

Os primeiros sinais do desmate foram colhidos no final do ano passado e no início de 2011, por meio do satélite japonês Alos, que permite detectar a degradação da vegetação, apesar da presença de nuvens na região.

Em março, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também captaram um desmatamento maior, por meio do Deter, sistema de detecção em tempo real. As imagens de satélites vêm sendo confirmadas por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A operação de campo, ainda em curso, recebeu o nome de 'Disparada'. Por ora, já foram aplicadas multas por crimes ambientais estimadas em R$ 83 milhões. Também houve apreensão de gado e equipamentos.

A pecuária é a principal atividade do município de Vila Rica, no norte do Mato Grosso, um dos focos da Operação Disparada. Outro município que chamou a atenção dos fiscais foi Nova Ubiratã, mais ao centro do Estado, área ocupada pela produção de grãos, como a soja.

Padrão diferente. Segundo a área ambiental do governo, houve uma mudança no padrão do desmatamento desde o segundo semestre do ano passado.

Parte do aumento do desmate pode ser atribuído ao aumento do preço de commodities, como carne e soja. Mas as autoridades atribuem uma boa parte à perspectiva de mudanças nas regras de preservação do ambiente e a uma tentativa de criar novas áreas de ocupação consolidada na Amazônia.

A proposta de reforma do Código Florestal em debate na Câmara permite a regularização das áreas desmatadas até julho de 2008, data da primeira edição de decreto, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com punições para crimes ambientais. Os proprietários que desmataram ilegalmente terão prazo de um ano para aderir a programas de regularização ambiental. Parte da vegetação nativa em áreas de preservação permanente ou de reserva legal não terá de ser recomposta, segundo proposta acordada com o governo. A expectativa de tolerância a novos desmatamentos não se confirma.

Os dados oficiais sobre o aumento do ritmo das motosserras, sobretudo em março, só serão divulgados pelo Inpe no final de maio. O Ministério do Meio Ambiente avalia que será mais difícil manter neste ano a redução nas taxas de desmatamento.

A taxa oficial é medida entre agosto de um ano e julho do ano seguinte. Em 2010, foi anunciada a menor taxa desde o final dos anos 80, quando o governo começou a medir o desmatamento na Amazônia. O corte de árvores alcançou 6.451 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

PARA ENTENDER

Vários pontos da reforma do Código Florestal podem levar a aumento no desmatamento. As Áreas de Preservação Permanente (APPs), por exemplo, serão descontadas do cálculo da área de reserva legal das propriedades, medida que reduz a área protegida nos imóveis rurais. A área de reserva legal também poderá ser usada para atividades de 'baixo impacto'.

http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=28623782

sexta-feira, 6 de maio de 2011




Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- "Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"
E Deus disse:
- "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança:
- "Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"
Deus:
- "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança:
- "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus:
- "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança:
- "E o que farei quando eu quiser Te falar?"
Deus:
- "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança:
- "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus:
- "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança:
- "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."
Deus:
- "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você."
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
- "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu :
- "Você chamará seu anjo de ... MÃE!"

(Rita Elisa Seda extraído do livro "Troféu")

domingo, 1 de maio de 2011

Pra pensar ...




Territorios querem ampliar diálogo com Prefeituras

Fortalecer o diálogo entre os colegiados territoriais e as prefeituras. Este foi o pedido da Rede Nacional de Colegiados Territoriais ao Ministério do Desenvolvimento Agrário durante reunião na sexta-feira passada, dia 29 de abril, em Brasília.


Os Colegiados pedem que o ministério seja interlocutor da rede junto aos prefeitos que estarão em Brasília entre os dias 9 e 12 de maio, na Marcha dos Prefeitos.

O coordenador do Território Litoral Norte Agreste Baiano, Mazinho Souza, afirmou que os Colegiados são uma rede de 12 mil entidades civis, com 254 colegiados territoriais, nos 26 estados e no Distrito Federal. “Somos uma rede de governança e somos qualificados para o diálogo e participação na construção de políticas públicas. A aproximação com as prefeituras é importante para nós e os municípios”, destacou.

O chefe de gabinete do MDA, Welliton Rezende Hassegawa afirmou que o Ministério irá colaborar para esta aproximação e que será um articulador entre os colegiados e demais Ministérios. O secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues Souza salientou a importância de parcerias com os Colegiados para o êxito dos programas como o de combate a miséria. “Sabemos a importância de ações de desenvolvimento territoriais para levar políticas públicas de cidadania e geração de renda a regiões de baixo desenvolvimento econômico e social”.
Fonte:http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item%5fid=7604959