segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Criação de Bezerras


Por Luis Einar Suñe
A pecuária leiteira brasileira vai muito bem obrigado! Para os profissionais do setor logicamente.
O valor recebido hoje pelo litro de leite no Brasil é historicamente o mais elevado em relação ao câmbio da moeda estadunidense. Ano ótimo para capitalizar a atividade.
Os insumos sofreram altas, mas mesmo assim inferiores a suba obtida pelo litro de leite em quase todo o Brasil.
Devido a este excelente preço recebido pelo leite, escutamos inúmeras vezes de parte dos produtores que devemos priorizar o envio do máximo de litros aos laticínios em detrimento da boa criança das bezerras.
Grave erro se cometermos este ato, pois as Bezerras se bem criadas seguindo-se as boas práticas de manejo e nutrição, representam o futuro, o sucesso e a perpetuação da empresa leiteira na atividade.
Pesquisas recentes e revisões de trabalhos publicados desde o século passado estão nos mostrando que algumas técnicas ou metodologias usadas atualmente na cria de Bezerras, podem e devem ser reavaliadas.
Buscando atualizar conceitos e colocar na pauta de discussões, deixaremos através deste breve texto algumas alternativas fundamentadas nestes trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais que propõem que sejamos mais eficientes neste tema tão importante, que é a correta criação das bezerras, pilares mestres que farão à reposição das vacas na propriedade dedicada a exploração leiteira.
Nunca haverá vacas saudáveis, produtivas e longevas se a atenção e o esmero dedicados as fases de cria e recria das fêmeas não receber prioridade na empresa, desde aquela que explora poucos animais até a de milhares de cabeças.
As assessórias técnicas e os departamentos de empresas ligadas ao setor leiteiro serão cada vez mais necessários aos empresários, pequenos, médios ou grandes que se propuserem a sobreviver competitivamente nos tempos que advirão.
Adotar algumas ou todas as inúmeras metodologias para criação das bezerras é uma decisão de cada empresa ou produtor, o que podemos afirmar é que todos estes conceitos de criação possuem embasamento de campo e muita pesquisa. Concretamente, a certeza que temos é de que o maior ou menor progresso genético e conseqüentemente sucesso na atividade, passa sem dúvidas por este processo de gerir técnica e profissionalmente este setor da empresa.
Descreveremos a seguir, tentando manter uma ordem cronológica, alguns procedimentos que envolvem o pré-nascimento, pós-nascimentos até a fase de desaleitamento de bezerras, a fim de colaborar neste assunto proposto.
PROPOSIÇÕES PARA MELHOR EFICIÊNCIA DE CRIAÇÃO BEZERRAS E JUSTIFICATIVAS: