quarta-feira, 27 de junho de 2012

EFAORI REPRESENTA GOIÁS NO SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO


A Escola Família Agrícola de Orizona, localizada na área geográfica da Subsecretaria Regional de Ensino de Pires do Rio e conveniada com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para representar o Estado de Goiás no Seminário Nacional do Ensino Médio, que será realizado em Brasília de 26 a 28 deste mês.
A escola funciona desde 1999 e tem o seu trabalho fundamentado na “Pedagogia da Alternância”, que permite a integração entre a realidade dos jovens que vivem no campo e a realidade acadêmica. Desde então, a escola já formou dez turmas de jovens no Ensino Médio e Técnico.
Durante o seminário, a escola será apresentada na oficina temática “Educação do Campo” pela diretora Aparecida Maria Fonseca, que fala com entusiasmo do trabalho desenvolvido e de como a “Pedagogia da Alternância” tem criado boas possibilidades para as famílias rurais em Orizona. Segundo ela, a escola é identificada como um "centro familiar" que constrói sua identidade a partir das diretrizes para a educação do campo, alternando períodos na escola e períodos no meio familiar. 
A alternância permite que os estudantes fiquem em regime de internato - em tempo integral - na chamada Sessão Escolar, por uma semana, e outra semana junto à família, na comunidade, na chamada Sessão Familiar. Isso possibilita que os alunos realizem atividades educativas extracurriculares, culturais, profissionais, pesquisas e observações complementares. Os estudantes são matriculados no Ensino Médio ou no Curso Técnico em Agropecuária. Atualmente a escola atende 91 alunos, sendo 32 na 1ª série, 32 na 2ª série e 27 na 3ª série, e conta com 19 profissionais da educação.
O Projeto Político Pedagógico da escola constitui-se no “Plano Global”. Nele estão contidos todos os dados gerais sobre a filosofia, a pedagogia, estrutura e funcionamento da escola, os instrumentos e as estratégias definidas democraticamente pela comunidade escolar. O currículo também é parte integrante desse Plano Global da escola. O curso técnico em Agropecuária de Nível Médio é de 6.740 horas distribuídas entre disciplinas da base comum do ensino médio, diversificada com elementos da “Pedagogia de Alternância” e disciplinas da área técnica. São cumpridos os 200 dias letivos com atividades presenciais e na família".
Entre as principais ferramentas utilizadas pela escola está o Caderno da Realidade/Plano de Estudo, que é o guia de orientação para pesquisa e orientação, com base na realidade do aluno e da sua vivência no mundo rural. A escola utiliza todos os instrumentos pedagógicos sistematizados e classificados para os centros familiares de formação por alternância.
O trabalho, que, de certa forma, rompe com a educação tradicional que se dá exclusivamente no ambiente escolar, é acompanhado por monitores-educadores da Secretaria de Estado da Educação. São professores preparados para ensinar em salas multisseriadas e em regime de alternância.
Como este regime favorece a uma aprendizagem contínua e integrada à vida dos alunos, aliando teoria a prática, as avaliações também são feitas de forma contínua e formativas. Essas avaliações levam em conta o desenvolvimento do estudante a partir das novas atitudes, suas relações práticas no meio familiar e no meio escolar, da capacidade de expressão e da aquisição de novos conhecimentos em todos os níveis. A cada ano, os resultados vêm superando as metas e as expectativas. 
No período em que os estudantes estão com a família, a escola funciona como um centro de apoio social, realizando encontros, reuniões e formações com diversos segmentos. No período de 4 a 6 deste mês de junho, estiveram reunidos na escola representantes de associações das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins, em grupo de estudos que tiveram a participação de dez escolas famílias e dez associações.


* Texto extraído do Portal da SEDUC-GO. Imagens: Aparecida Fonseca/EFAORI. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Encontro de Agricultores Familiares


A Emater e a Prefeitura estarão promovendo o 1º Encontro da Família Rural de Urutaí, região da Estrada de Ferro, programado para o dia 16, sábado, as 18 horas no Salão Sinasefe. A programação consiste na abertura oficial, palestras sobre noções de administração rural, por Manoel Lúcio dos Santos, médico veterinário da Emater; Emater e as famílias rurais, palestrante Luzimar Rosa Xavier, técnico agropecuário; produção de mudas, apresentada por Ângelo Ribeiro, auxiliar em Agropecuária da Prefeitura. Os valores e a família terá como conferencista o padre João César, coordenador do serviço de animação vocacional. O encerramento está previsto para às 21 horas com um sorteio de brindes e jantar.


Assessoria de Imprensa da Emater.

Extraido do sítio da EMATER-GO