quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relação: Instrução Financeira e Sucesso Profissional

Atualmente, a sociedade em geral coloca nos estudos toda a expectativa de um futuro promissor. Desta forma é cada vez mais comum que os jovens de Orizona e demais cidades de interior migrem para as capitais para prosseguir seus estudos. No entanto, ao concluir o terceiro grau, muitos retornam as suas origens para iniciar a vida profissional, e parte destes encontram-se em dificuldades para conseguir colocação no mercado de trabalho ou obter sucesso nos seus empreendimentos profissionais.
Grande parte deste problema está associado a falta de instrução financeira das pessoas, parece contraditório, mas apesar da economia dominar o planeta, no Brasil, a Educação Financeira ainda não faz parte da grade curricular de todas as escolas.
Muitos fracassos sejam de profissionais especializados ou autônomos poderiam ser evitados se desde crianças as pessoas aprendessem a lidar com o dinheiro quanto ao gasto, economia e aplicação. Para se ter uma ideia da problemática, muitos empresários decretam falência por não conseguirem fazer o controle financeiro de suas empresas e os assalariados em geral trabalham todo o mês ansiosos pelo recebimento por que não conseguem equilibrar o salário recebido às despesas.
Em Orizona, com uma economia caracterizada pela prática da Agropecuária, muitos profissionais não conseguem sucesso na atividade justamente por não terem noção de como administrar suas atividades econômicas. È comum que agricultores com potencial para desenvolverem grandes empreendimentos em suas propriedades abandonem suas atividades por não conseguir lucratividade e outra grande maioria se endividam desmedidamente para manter seus negócios.
Orizona, sobretudo, no meio rural tem potencial produtivo muito superior ao explorado. Apesar dos empresários rurais contribuírem consideravelmente com a economia do município, muito ainda precisa ser feito para que as famílias rurais vejam novas possibilidades produtivas em seu meio e para que tratem a propriedade rural como uma empresa que precisa ser administrada, cuidada e, sobretudo, precisa dar lucro para garantir qualidade de vida e autonomia financeira para seus gestores e suas famílias. Por outro lado, no meio urbano há escassez de mão de obra em atividades como: eletricidade, carpintaria dentre outros, e  há a necessidade de especializar e qualificar a prestação de serviços.
Neste sentido a EFAORI busca preparar jovens com capacidade gerencial para administrar suas propriedades, o que tem feito com que muitos jovens ao concluir o Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio tenham na propriedade seu projeto de vida e através deste alcancem estabilidade financeira, no entanto, a falta de uma instrução financeira primária ainda é um dos empecilhos para que os jovens enxerguem no seu meio um potencial produtivo e financeiro. Por outro lado, está enraizada nestes jovens a cultura que a única forma de serem profissionais de sucesso é através do seu ingresso na faculdade.
Cada vez mais é defendida a premissa que as escolas precisam preparar as pessoas para a vida, mas será mesmo que é possível formar cidadãos conscientes e preparados para as diversidades do ambiente competitivo do atual mercado sem uma efetiva instrução financeira? Cabe refletir se a formação superior sem uma devida instrução financeira realmente é garantia de autonomia financeira.


Gisele Sousa, Administradora, Funcionária da EFAORI
  

Um comentário:

César Sousa disse...

Excelente matéria, pena que poucos vão dar a devida atenção.