segunda-feira, 7 de maio de 2012




A Unidade Universitária da UEG de Goiás sediou até sexta-feira, 04 de maio, o II Encontro de Educação para o Campesinato no Município de Goiás. A Unidade se uniu a entidades como a Comissão da Pastoral da Terra, Secretaria Municipal de Educação de Goiás, Escola Família Agrícola de Goiás e as escolas municipais Holanda, Terezinha de Jesus Rocha e Olímpia Angélica de Lima para debater as questões referentes à Educação no Campo.

Participam da programação professores do ensino básico e fundamental do meio rural e urbano, professores e alunos do ensino superior, funcionários do setor administrativo de entidades envolvidas com a educação, comunidades escolares e camponeses. De acordo com os organizadores, o Encontro contará com as seguintes atividades: conferências, mesa redonda, mostra pedagógica, painel de debate, grupos de trabalho, relatos de experiências, espaço de diálogo, oficinas e atividades culturais.

A conferência de abertura do encontro com o tema "Cultura Camponesa", acontecerá às 19 horas na Escola Municipal Polo Holanda, tendo como convidado o professor Jadir de Moraes Pessoa, da Faculdade de Educação da UFG e como coordenadora a professora da UnU Goiás, Elizabeth Maria de Fátima Borges.

Nesta quinta-feira, 03 de maio, vários grupos de trabalho se reúnem para tratar de temas como as ações das instituições públicas no fortalecimento do campesinato; a legislação voltada para a educação no campo; os desafios de professores e alunos para cumprir o calendário; a formação continuada dos docentes; entre outros. No período da tarde, o professor Flávio Antônio dos Santos, da UnU Goiás, coordena o debate “Políticas Públicas para o Campo: Projetos de Sucesso.” A mesa redonda com o mesmo tema será mediada pelo professor Murilo Mendonça de Souza.

Na sexta, o encontro prossegue com os relatos de experiências dos profissionais que trabalham nas escolas do campo; com a apresentação de trabalhos de pesquisa, projetos de extensão e oficinas. Para encerrar será realizada a conferência “A Educação no/do Campo no Estado de Goiás” conduzida pelo professor João Batista de Queiroz, da Universidade de Brasília-Campus de Planaltina, responsável pelo curso de Licenciatura em Educação no Campo. Esta atividade terá como coordenadora a professora Francilane Eulália de Souza, da Unidade Universitária da UEG de Formosa.


Matéria de José Gomes NetoAgente da Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás, estudante de Comunicação Social pela PUC Goiás.
Extraído de: http://www.cptgoias.com/noticias/exibe/titulo/realizado-em-goias-2-encontro-de-educa%C3%A7ao-para-o-campesinato-ueg-cpt-goias-71c2a

Nenhum comentário: