O tão almejado sucesso profissional, nos
dias atuais depende entre outras caraterísticas de uma boa formação técnica e
da habilidade de conviver e trabalhar bem em equipe.
Se especializar para ter um bom
emprego e reconhecimento profissional passou a ser uma realidade comum, no
entanto, este desafio depende, sobretudo, de uma boa comunicação, pois além de
expor ideias e realizar tarefas, os profissionais precisam motivar, persuadir e
influenciar uns aos outros.
Pesquisa recente feita por um grupo
de psicólogos nos Estados Unidos revelou que o maior medo do homem é falar em
público. Sabendo que a Comunicação é reconhecida hoje como requisito
fundamental para o sucesso pessoal e profissional, é primordial desenvolver
essa habilidade de saber dar o seu recado e transmitir com clareza, objetivos e
ideias. Quem se comunica eficazmente vende, produz e rende mais.
Quando voltamos ao ambiente
empresarial, é alarmante os prejuízos financeiros e pessoais relacionados a má
comunicação. Documentos mal escritos, explicações mal formuladas, argumentos
vazios, recados mal transmitidos, solicitações mal entendidas e encaminhadas,
dentre outros, são fatores que interferem na produtividade e ascensão das
organizações.
Para estreitar os laços humanos só
existe um caminho: a comunicação. E esta acaba sendo um grande desafio porque as
pessoas têm diferentes percepções podendo interpretar de maneiras diferentes a
mesma informação ou comando. Deste modo, a empresa precisa planejar muito bem
como conduzirá sua comunicação de modo que todos compreendam como e o que
precisa ser feito para a garantia de objetivos e metas organizacionais.
Parece complicado, mas qualquer
pessoa por mais introvertida que seja pode aprender a habilidade de
comunicar-se bem, basta querer, ter objetivo e disciplina para o exercício
diário de melhorar a Comunicação Intrapessoal (Coisas que sentimos e dizemos
dentro de nós mesmos, podendo ser controladas por nós através do
autoconhecimento e autocontrole) e Relação Interpessoal (A forma que
exteriorizamos nossas ideias, através de expressões verbais e não verbais, como
nos comunicamos com o mundo).
A comunicação pode ser uma forte
aliada quando bem aceita e um caos quando interpretada erroneamente, portanto,
algumas características são fundamentais para que o profissional desenvolva uma
boa comunicação, são elas: Capacidade de liderança; Ser um bom ouvinte; Poder
da Negociação e Argumentação; Humildade para colocar-se no lugar no outro;
Disciplina; Autocontrole; Autoconhecimento; Tranquilidade e Equilíbrio.
“Comunicação é uma forma de poder.
Aqueles que dominam seu uso efetivo podem mudar sua própria experiência no
lugar em que vivem e as experiências do mundo sobre si mesmas. Todo
comportamento e sentimento encontram suas raízes originais em alguma forma de
comunicação. As pessoas que afetam os pensamentos, sentimentos e ações da
maioria de nós são aquelas que sabem como usar esse instrumento eficaz e
poderoso. (ROBBINS, 1999).
Tudo que acontece no universo físico
acontece primeiro em nossa mente, portanto para ter boas relações é preciso ter
o pensamento focado nisso. “È preciso saber aonde você quer chegar ou do que
está falando para que o outro possa te compreender e colaborar com você ou
querer que você colabore com ele.”
Texto por: Administradora, Gisele Sousa.
Referências: UNIASSELVI. Programa de Pós-Graduação EAD, Centro
Universitário Leonardo da Vinci. Módulo: Competências Profissionais no Mundo
Moderno, Santa Catarina, 2009.
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