terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COMUNICAÇÃO: O CORAÇÃO  DO PROFISSIONAL NO MUNDO MODERNO
O tão almejado sucesso profissional, nos dias atuais depende entre outras caraterísticas de uma boa formação técnica e da habilidade de conviver e trabalhar bem em equipe.
Se especializar para ter um bom emprego e reconhecimento profissional passou a ser uma realidade comum, no entanto, este desafio depende, sobretudo, de uma boa comunicação, pois além de expor ideias e realizar tarefas, os profissionais precisam motivar, persuadir e influenciar uns aos outros.   
Pesquisa recente feita por um grupo de psicólogos nos Estados Unidos revelou que o maior medo do homem é falar em público. Sabendo que a Comunicação é reconhecida hoje como requisito fundamental para o sucesso pessoal e profissional, é primordial desenvolver essa habilidade de saber dar o seu recado e transmitir com clareza, objetivos e ideias. Quem se comunica eficazmente vende, produz e rende mais.
Quando voltamos ao ambiente empresarial, é alarmante os prejuízos financeiros e pessoais relacionados a má comunicação. Documentos mal escritos, explicações mal formuladas, argumentos vazios, recados mal transmitidos, solicitações mal entendidas e encaminhadas, dentre outros, são fatores que interferem na produtividade e ascensão das organizações.
Para estreitar os laços humanos só existe um caminho: a comunicação. E esta acaba sendo um grande desafio porque as pessoas têm diferentes percepções podendo interpretar de maneiras diferentes a mesma informação ou comando. Deste modo, a empresa precisa planejar muito bem como conduzirá sua comunicação de modo que todos compreendam como e o que precisa ser feito para a garantia de objetivos e metas organizacionais.
Parece complicado, mas qualquer pessoa por mais introvertida que seja pode aprender a habilidade de comunicar-se bem, basta querer, ter objetivo e disciplina para o exercício diário de melhorar a Comunicação Intrapessoal (Coisas que sentimos e dizemos dentro de nós mesmos, podendo ser controladas por nós através do autoconhecimento e autocontrole) e Relação Interpessoal (A forma que exteriorizamos nossas ideias, através de expressões verbais e não verbais, como nos comunicamos com o mundo).
A comunicação pode ser uma forte aliada quando bem aceita e um caos quando interpretada erroneamente, portanto, algumas características são fundamentais para que o profissional desenvolva uma boa comunicação, são elas: Capacidade de liderança; Ser um bom ouvinte; Poder da Negociação e Argumentação; Humildade para colocar-se no lugar no outro; Disciplina; Autocontrole; Autoconhecimento; Tranquilidade e Equilíbrio.
“Comunicação é uma forma de poder. Aqueles que dominam seu uso efetivo podem mudar sua própria experiência no lugar em que vivem e as experiências do mundo sobre si mesmas. Todo comportamento e sentimento encontram suas raízes originais em alguma forma de comunicação. As pessoas que afetam os pensamentos, sentimentos e ações da maioria de nós são aquelas que sabem como usar esse instrumento eficaz e poderoso. (ROBBINS, 1999).
Tudo que acontece no universo físico acontece primeiro em nossa mente, portanto para ter boas relações é preciso ter o pensamento focado nisso. “È preciso saber aonde você quer chegar ou do que está falando para que o outro possa te compreender e colaborar com você ou querer que você colabore com ele.”

Texto por: Administradora, Gisele Sousa.

Referências: UNIASSELVI. Programa de Pós-Graduação EAD, Centro Universitário Leonardo da Vinci. Módulo: Competências Profissionais no Mundo Moderno, Santa Catarina, 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

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