sábado, 21 de maio de 2011

Presidente da COAPRO palestrou sobre o cooperativismo para uma turma da UFG




O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO Haroldo Max de Sousa esteve na manhã do dia 12/05, na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Atendendo a convite do professor Gabriel Medina, Max de Sousa falou a uma turma de 43 alunos do 4º período de Agronomia sobre o tema cooperativismo, na disciplina de Sociologia Rural. Além dos aspectos teóricos e doutrinários do cooperativismo e da importância política das entidades representativas do setor em Goiás (Sistema OCB/SESCOOP-GO) e no Brasil (Sistema OCB/Sescoop), Max discorreu sobre a Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite), que ele também preside, como um caso de sucesso em gestão cooperativa.


Dando o contexto e histórico do mercado de leite no Brasil e em Goiás (especialmente com a criação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO) nos últimos 30 anos, Max mostrou a experiência da Centroleite, que hoje reúne 14 cooperativas de leite com uma produção anual de cerca de 300 milhões de litros (a 7ª empresa em captação de leite no Brasil). O palestrante ressaltou ainda a importância e o impulso que as cooperativas brasileiras tiveram a partir da criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). “Não há caminho de desenvolvimento do cooperativismo sem a qualificação de pessoal, e é isso que o Sescoop vem promovendo com belos resultados nos últimos anos”, disse Max de Sousa.

Amparado por projeções de slides, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO mostrou números do setor em Goiás e no Brasil e brincou com os estudantes sobre os desafios deles, como futuros profissionais. “O problema de vocês não será a correção do solo, técnicas de manejo e outras orientações técnicas que vocês irão prescrever no futuro; o problema de vocês será gente, aprender a lidar com o homem do campo. O veterinário acha normalmente que o problema dele é a vaca; não é, o problema dele é o dono da vaca”, comentou Max de Sousa. A palestra terminou com uma sessão de perguntas dos alunos. À tarde, o gerente Técnico e de Processos da OCB-GO, Everton Delazeri, ministrou uma palestra nos mesmos moldes para alunos do 7º período da mesma disciplina e curso na UFG.

Fonte: (Rádio Orizona WEB/ Matéria extraída do site Easycoop - Cooperativismo em Revista)

Nenhum comentário: