sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EFA NA COMUNIDADE


Diversificação na Agricultura Familiar
10 de Outubro de 2013
Sítio Taquaral de Baixo
  Celso Gonzaga e Família

Convite
Escola Família Agrícola de Orizona\Centro Social Rural de Orizona e Parceiros tem o prazer de convidá-lo para o dia de EFA na Comunidade na Propriedade Taquaral de Baixo do Sr. Celso e Família
Programação
9:00 – Recepção : Acolhida e Oração.
Responsável: Família Anfitriã e Direção da EFAORI

09:30 - Abertura -   EFAORI e Parceiros
Responsáveis:  Equipe Gestora EFAORI

10:00 - Apresentação da Propriedade.
Responsável: Tatiane Ribeiro Gonzaga (estudante da 3ª série)

11:00 – Palestra: Cultivo do Maracujá
Responsável: Adriano Martins Barbosa (Monitor da EFAORI)

12:00 - Almoço
Responsável: Comunidade do Taquaral e EFAORI

13:00 – Apresentação de Projeto: Coletivos de Jovens
Plantas Ornamentais e Medicinais
Responsáveis: Prof(a) Maristela Nunes Fernandes da Cruz

13:30 – Apresentação do Projeto Profissional do Jovem
Integração Lavoura Pecuária – Sistema Santa Fé
Responsável: Marluce Corrêa Ribeiro (Egressa da EFAORI e Estudante de Jornalismo – PUC GO)

14:15 – Oficina: Preparo e Aplicação de Caldas Fertilizantes
Responsáveis: Técnicos da EFAORI

15:00Encerramento

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VEM AÍ: 5ª FESTA DO LEITE, 29º TORNEIO LEITEIRO E COMEMORAÇÕES DO 163º ANIVERSÁRIO DE ORIZONA

O Sindicato Rural de Orizona - SRO, fundado em 1967, tem como missão promover o desenvolvimento sustentável atentando às necessidades do Produtor Rural, e visão, ser reconhecido como entidade de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável proporcionando o bem estar social.
Ao longo dos anos o Sindicato Rural de Orizona sempre realizou e apoiou eventos relacionados ao meio rural, sejam eventos técnicos ou festivos. A partir de 2009 com apoio de diversos parceiros o SRO realizou a 1ª Festa do Leite e desde então o evento tem experimentado um sucesso crescente.
A Festa do Leite surgiu de um sonho de dois antigos funcionários da EMATER - Goiás, o saudoso Médico Veterinário José Geraldo da Silva e Hélio Frutuoso de Assis, técnico agrícola, produtor rural, Ex-Presidente do Sindicato e do Prefeito Felipe Dias, a partir da necessidade sentida pelo Sindicato Rural de Orizona e do Governo Municipal de valorizar o município e fomentar a cadeia produtiva do leite, que hoje está entre as vinte maiores bacias leiteiras do país e entre as cinco maiores bacias leiteiras de Goiás.
A Festa do Leite de Orizona, realizada com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Governo Estadual e vários parceiros, foi um marco na pecuária leiteira do município. O evento fomenta o agronegócio regional com torneio leiteiro, exposição e leilão de novilhas e bezerras, com grau de sangue 3/4, 5/8, 7/8 e PC, obtidas através de inseminação artificial de touros importados da Holanda, Canadá e Estados Unidos. E ainda, promoção de palestras e minicursos ministrados pelo sistema FAEG/SENAR e empresas expositoras/patrocinadoras, exposição de empresas de assistência técnica; exposição e comercialização de produtos de empresas de laticínios, fornecedoras de insumos, máquinas e tecnologias.
Na 4ª Edição, foram leiloadas 60 novilhas, atingindo uma média de três mil e duzentos reais/animal, a vaca campeã do torneiro leiteiro atingiu a casa dos 68 litros de leite/dia comprovando o potencial produtivo dos animais do município, um dos maiores do país. Com isso cada vez mais aumenta a participação de produtores de diferentes regiões proporcionando um maior número de animais expostos e nos leilões, e a maior participação de empresas do ramo, gerando grandes negócios, crescentes a cada ano, em torno de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em 2012.
Durante o Evento comemora-se o aniversário de Orizona, e todos os dias atrelados ás atividades negociais e de formação, há uma série de eventos, como shows musicais, cavalgada, comidas típicas, manifestações religiosas, dentre outros.
Cinco anos se passaram, a ideia persiste e a vontade de fazer acontecer é cada vez maior, porém na mesma proporção da vontade e do dinamismo da diretoria do Sindicato, seus parceiros e apoiadores, alguns destes tanto público, como privados, diante das dificuldades momentâneas pelas quais têm passado e frente a uma necessidade praticamente impositiva de cortar custos, tiveram seus apoios à Festa comprometidos, seja parcial ou total, o que é claro não minimiza a importância desses na construção da bela história de realização da Festa do Leite.
A realização do evento, que já caiu na graça do povo, que o tem como uma Festa sua, para toda a família, que valoriza a principal atividade econômica do município e ainda comemora o aniversário de nossa tão amada cidade, este ano só será possível, devido a participação expressiva de empresas e entidades ligadas ao meio rural, que estão patrocinando e apoiando a Festa, e é claro pelo envolvimento dos produtores de leite, que engrandecem a cada ano o evento trazendo seus animais para o torneio, exposição e leilão.
O Sindicato Rural de Orizona externa o sentimento de admiração e de gratidão, de toda população orizonense, aos produtores rurais, sobretudo aos ligados a bovinocultura leiteira, ao Sistema FAEG-SENAR, a todos os parceiros patrocinadores: COAPRO, CASA DO PRODUTOR, ORIZONA LEILÕES, PIONNER,  CONSERVAS ODERICH, LATICÍNIO JL, CREDTAG - ORIZONA, MR FELIPE, CASA DO FAZENDEIRO, CASA DOS PARAFUSOS, VACCINAR, MEGA-LEITE, TAUROS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, ALIANÇA, SICREDI, TORTUGA, GRUPO MAUDI, COOP. GOIÁS, aos importantes apoios: MERCECAMPO, PONTUAL AGRONEGÓCIOS, LOJA MARIA JOÃO, SEMEX DO BRASIL, COOMAFAB – COOPERATIVA MISTA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE BURITIZINHO E REGIÃO, METALURGICA ROBIM, FRUTUOSO E CORREIA, CAIRO MARQUES – PROJETOS DE IRRIGAÇÃO, CARVALHOS HOTEL, CERES AGRONEGÓCIOS, CRISTAL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, HYPRED, LOJA MAÇÔNICA CAMPO FORMOSO, RÁDIO ORIZONA FM, ORIZONA VEÍCULOS, PRODUTEC, PS TRANSPORTADORA, VEREDA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, SAR MATERIAIS ELÉTRICOS, LOJA ZEMA.
Desde já agradecemos também aos Senhores Produtores de Leite que participarão efetivamente do evento em 2013, seja do torneio leiteiro, da exposição ou do leilão: Carlos Vieira Rosa, Claudio Francisco Rosa, Edilson Camilo de Oliveira, Geraldo Moises de Sousa, Gilberto Marcos de Sousa, Haroldo Max de Sousa, Hélio Frutuoso de Assis, Inácio Correia, João Paulo de Oliveira Bastos, João Vander Ferreira, Lázaro Otávio Borges, Leonardo Correa Peres, Nilson Nicoli, José da Paz, Raul Antonio dos Santos, Regis de Oliveira, Rinaldo Antônio Marçal, Rogério Oliveira Correia, Ronaldo José de Castro, Sandoval de Aleluia, Sérgio Antônio Pereira, Wild Antônio Machado Neto.
O Sindicato Rural de Orizona convida toda população de Orizona para Participar nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Parque de Exposições JV e no dia 15 de setembro no Orizona Leilões da 5ª FESTA DO LEITE, 29º TORNEIO LEITEIRO E COMEMORAÇÕES DO 163º ANIVERSÁRIO DE ORIZONA e assim fazermos juntos a nossa Festa, a Festa de Orizona!!!

Fonte: Sindicato Rural de Orizona.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Representação das EFAs na Reunião Ampliada e Oficina de Planejamento do FONEC

Entre os dias 13 e 14 de junho de 2013 algumas das organizações que representam as Escolas Famílias Agrícolas estiveram presentes no encontro do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). O encontro foi realizado no CESIR em Brasília-DF tendo como objetivo atualizar a análise da situação da Educação do Campo: conjuntura agrária e política pública; Realizar intercâmbio de atividades e reflexões entre os estados e as entidades que integram o FONEC; Fortalecer a organicidade do FONEC; Planejar ações para 2013-2014, considerando as definições do seminário de 2012.
A programação foi distribuída em duas mesas de trabalho e debate em plenária: 1) Conjuntura Agrária Brasileira tendo como expositor o pesquisador do IPEA Guilherme Delgado; 2) Política de Educação do Campo, expositoras Eliene Novaes Rocha da CONTAG e Mônica Castagna Molina UnB. Na parte da tarde do primeiro dia em plenária, foram apresentados os encaminhamentos e orientações gerais da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014 e em seguida os Grupos de Trabalho: 1) Construção de Escolas; 2) Educação de Jovens e Adultos; 3) Educação Profissional – Pronatec Campo; 4) Formação de Educadores; 5) Produção e uso de material didático. No dia 14 de junho, pela manhã apresentação da sistematização de cada um dos GT, seguida de debate para definição do plano de ação. A tarde encerramento com ato político com a presença de convidados: FONEC, SECADI/MEC, Frente Parlamentar, PRONERA, UNDIME, CONSED, CNTE, ANDES, UNICEF, elaboração de uma Moção de Repúdio à violência contra os Povos Indígenas, assinando: AECOFABA-AEFACOT - AEFAPI - ASSESSOAR - Comitês Estaduais de Educação do Campo - CONTAG - CPT - FEIPA - FETRAF - FRENTE PARLAMENTAR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO- Fóruns Estaduais e Regionais de Educação do Campo - IFC - IFMA - IFMT - IFPA - IFRN - MAB - MLT - MMTRP - MOC - MST – RESAB - SINTEP - UEFS -UESPI- UFERSA - UFPA - UFPB - UFPE - UFPEL - UFPI - UFRB-UFRN - UFRRJ - UFSC - UFT - UNB - UNEB - UNEFAB - UNICENTRO – URRB.






Texto e Fotos: Cida Fonseca 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

EFAORI COMEMORA ANIVERSÁRIOS DO 1º TRIMESTRE COM DESFILE DE FANTASIAS

Na noite de quinta-feira 04 de abril a EFAORI - equipe de funcionários, professores, estudantes e famílias realizaram a comemoração dos aniversários do primeiro trimestre do ano 2013 em uma festança recheada com delicioso jantar/churrasco, bolo, um divertido desfile de fantasias, seguido de um animado forró.
A programação foi preparada pelos aniversariantes contando com o apoio e coordenação das professoras Luísa Maria Ribeiro Almeida e Maristela Nunes. Os estudantes Ingrid e Carlos Jr assumiram a posição de apresentadores da noite, agradecendo a presença e a contribuição de todos anunciando os aniversariantes e a montagem de um painel com retrato do perfil de cada um. Em seguida foi socializada a programação da noite com a realização do concurso/desfile de fantasia e enquanto os candidatos se preparavam estudantes que participam da oficina Voz e Violão cantaram animando a turma toda a cantar junto.
Anunciando o desfile a diretora da Unidade Escolar Cida Fonseca adentrou o salão vestida com a fantasia do gaúcho “Laçador” trazendo consigo uma mateira completa com a cuia, bomba, uma garrafa de água quente e a erva mate apresentou a fantasia e um pouco da cultura gauchesca do hábito de tomar o chimarrão. Em seguida Ingrid e Carlos convidaram os três componentes do júri Professor Weder, Professora Cida Fonseca e Érica para tomarem seus lugares à mesa. O desfile contou com a participação de vários integrantes em duplas, grupos ou individual com abordagens de diferentes temáticas. Os vencedores foram: 1º lugar As bruxas e a fadinha; 2º lugar Calango e Calanguetes; 3º lugar As Sete Vidas.
Após o desfile foi servido um delicioso jantar com churrasco preparado pelos estudantes com auxílio de familiares. Uma homenagem aos aniversariantes foi feita pela professora Ivone como Enviada de Deus trouxe mensagem de alegria saúde e paz através do texto de...... Encerrando a noite como práxis comum ao som do parabéns seguiu-se a degustação de um delicioso bolo... mas a festa não acabou ai, ainda foi feita a apresentação do grupo que participa da oficina de Dança levantando a turma num animado forró estendendo o serão cultural até as 23 horas. (fotos e texto – Aparecida Maria Fonseca)


Aula Prática de Irrigação


Aconteceu no dia 17 de abril de 2013, aula pratica da disciplina de Irrigação do Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio. na oportunidade os estudantes da 3ª série, acompanhados pelo professor Carlos Eduardo, e os colaboradores Elísio e Cláudio, fizeram uma revisão em todo o sistema de irrigação por aspersão convencional da área de produção de hortaliças, com o objetivo de identificar problemas, regular e dar manutenção em aspersores danificados.


Durante toda aula foi discutido de forma transversal sobre a postura de um Técnico, a necessidade do mesmo ser proativo, de resolver problemas, de por a "mão na massa", sempre buscando resultados, sendo exemplo para os demais.









sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vem aí o 2º Festival de Música da Festa da Cultura de Orizona !!



Edital

2º Festival de Música da Festa da Cultura de Orizona/GO

O 2º Festival de Música de Orizona tem por objetivo fomentar, valorizar e divulgar a produção artística da região. Este ano o festival será dividido em duas categorias, sendo: 1 – Músicas inéditas; e 2 – Interpretação.
A inscrição para participação no 2º Festival de Música da Festa da Cultura de Orizona deve ser realizada em conformidade com as determinações deste EDITAL, que seguem abaixo estabelecidas:
1. DOS PARTICIPANTES
1.1. - Poderão inscrever músicas para participação no 2º Festival de Música da Festa da Cultura de Orizona, executadas por cantores ou bandas, desde que as letras não tenham qualquer sentido pejorativo, sem restrição para o número de integrantes, idade dos músicos, forma de apresentação e instrumentos musicais executados. Sendo obrigatório que os mesmos sejam oriundos da região da Estrada de Ferro.
1.2. – Não será admitida a participação de um mesmo interprete nas duas categorias.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 - A inscrição para o 2º Festival de Música da Festa da Cultura de Orizona estará aberta a partir do dia 04 de março de 2013 até o dia 1º de maio de 2013 e deverá ser feita nos seguintes endereços:
- Loja de artesanato da ASDAO, localizada na Praça do Lazer, ao lado do Banco do Povo, Orizona-GO, das 9:00 hs as 16:00 hs;
- Secretaria da Rádio Orizona FM, localizada na Av. 07 de Setembro, em frente a Igreja Universal, Orizona-GO, das 9:00 as 11:00 hs e das 14:00 hs as 18:00 hs;
2.2 – Serão aceitas inscrições via email, pelo endereço: asdao01@yahoo.com.br;
2.3 – A inscrição implicará o reconhecimento e concordância, por parte do músico ou da banda inscrita, de todas as condições estipuladas no presente Regulamento.
3. DA DOCUMENTAÇÃO, DADOS, MATERIAIS E TAXA DE INSCRIÇÃO
3.1.- Será cobrado R$ 30,00 de taxa de inscrição, a ser pago no momento da inscrição.
3.2. – para inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente:
- Preencher e assinar o formulário de inscrição;
- Pagar taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.
- entregar cópia da Carteira de Identidade e CPF do cantor, ou dos integrantes, no caso de banda;
- entregar letra da música, que deverá ser apresentada digitada, com o nome do(s) autor(es);
- entregar Cd de áudio contendo a musica que será apresentada, cantada pelo cantor ou banda participante.
- Para inscrições feitas por email deverá ser anexado alem da ficha de inscrição, cópias dos documentos pessoais, arquivo de texto com a música inscrita, arquivo de áudio com a música inscrita, Cópia do comprovante de deposito da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 na conta da ASDAO, nº13726-X, agência nº 0581-9, do Banco do Brasil.
4. DO JULGAMENTO DAS MÚSICAS
4.1. - As músicas recebidas serão analisadas por uma Comissão de Pré - Seleção que classificará 2/3 dos participantes por categoria para apresentarem no Festival, tendo como critérios: a letra da música e afinação.
4.2. – O resultado da pré seleção será dado até o dia 5 de maio de 2013, via contato telefônico e email dos participantes, bem como pelo Facebook, sitio do orizonaencenarte, Orizona em Foco e rádio Orizona FM.
4.3. - Os critérios de avaliação recaem exclusivamente à Comissão de Seleção indicada pela Organização, cujas decisões correrão em absoluto sigilo,  levando-se  em consideração os critérios de julgamento estabelecidos neste edital.  Dentre esses critérios, serão avaliados os seguintes quesitos:
4.3.1. – Música inédita
A – Qualidade e originalidade das composições;
B – Qualidade e originalidade dos arranjos e desempenho musical;
C – Qualidade vocal;
D – Presença de Palco.

4.3.2. – Interpretação
A – Qualidade vocal;
B – Presença de Palco;
C – Criatividade;
D – Presença de Palco.

5. DA APRESENTAÇÃO
5.1. – Os artistas irão se apresentar dia 11 de maio, a partir das 20:00 hs no palco do festival. Cada um terá direito há no máximo 15 minutos para plugarem seus instrumentos e executarem a música. Neste dia serão eliminados 50% das músicas apresentadas de cada categoria.
5.1.1. Serão premiados 3 (três) finalistas de cada categoria na final, no dia 12 de maio de 2012, a partir das 20:30 hs no palco do festival.
5.2. – Todos os participantes se obrigam a:
- Comportar-se respeitosamente e com zelo, antes, durante e após as apresentações;
- Não difamar os demais participantes, bem como os organizadores, e os patrocinadores do evento ou quaisquer outras pessoas, mantendo postura ética e profissional dentro e fora dos palcos;
- Não consumir bebidas alcoólicas ou afins, durante a permanência no palco;
- Não permitir a presença no  palco  de  terceiros  não  registrados na fixa de inscrição.
5.3. – Não será oferecido camarim pela Organização do Festival.
5.4. – A ordem das apresentações será divulgada pela organização do evento até o dia 10 de maio de 2013, pelo facebook, sitio do orizonaencenarte, Orizona em Foco, e-mail ou telefone.
5.5. – O palco para as apresentações será montado com equipamentos de iluminação e sonorização, cuja operação será feita por técnicos oferecidos pela Organização do Festival.  Os participantes deverão, portanto, utilizar instrumentos próprios, desde que respeitado o andamento regular das apresentações e sem gerar atrasos.
5.6. Será utilizada uma única bateria para quem apresentar com banda, para evitar transtornos na afinação e montagem.
5.6. – Será passado o som dos participantes no dia 11 de maio de 2013, no período das 13:00 hs às 18:00 hs.
6.  DOS DIREITOS DE IMAGEM, DIVULGAÇÃO E REGISTRO
6.1. – Os músicos participantes autorizam a Organização do 2º Festival de Música da Festa da Cultura de Orizona a divulgar sua imagem, voz, fotos e trabalhos em geral na mídia falada, escrita, televisionada e eletrônica, livre de qualquer taxa ou pagamento.
7.  DO RESULTADO E PREMIAÇÃO
7.1 – O resultado final do julgamento será anunciado dia 12 de maio de 2013, após a apresentação dos finalistas no palco do festival.
7.2 – A premiação do festival será da seguinte forma:
7.2.1. - Música inédita:
1º lugar – R$ 1.000,00
2º lugar – R$ 500,00
3º lugar – R$ 300,00

7.2.2. - Interpretações:
1º lugar – R$ 500,00
2º lugar – R$ 300,00
3º lugar – R$ 200,00

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. - O ato de inscrição importa reconhecimento e concordância com todas as disposições do presente Regulamento.
8.2 - Para maiores esclarecimentos os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (64) 9647-0629, com Auxiliadora.
8.3. - Os casos omissos serão decididos pela Organização festival.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COMUNICAÇÃO: O CORAÇÃO  DO PROFISSIONAL NO MUNDO MODERNO
O tão almejado sucesso profissional, nos dias atuais depende entre outras caraterísticas de uma boa formação técnica e da habilidade de conviver e trabalhar bem em equipe.
Se especializar para ter um bom emprego e reconhecimento profissional passou a ser uma realidade comum, no entanto, este desafio depende, sobretudo, de uma boa comunicação, pois além de expor ideias e realizar tarefas, os profissionais precisam motivar, persuadir e influenciar uns aos outros.   
Pesquisa recente feita por um grupo de psicólogos nos Estados Unidos revelou que o maior medo do homem é falar em público. Sabendo que a Comunicação é reconhecida hoje como requisito fundamental para o sucesso pessoal e profissional, é primordial desenvolver essa habilidade de saber dar o seu recado e transmitir com clareza, objetivos e ideias. Quem se comunica eficazmente vende, produz e rende mais.
Quando voltamos ao ambiente empresarial, é alarmante os prejuízos financeiros e pessoais relacionados a má comunicação. Documentos mal escritos, explicações mal formuladas, argumentos vazios, recados mal transmitidos, solicitações mal entendidas e encaminhadas, dentre outros, são fatores que interferem na produtividade e ascensão das organizações.
Para estreitar os laços humanos só existe um caminho: a comunicação. E esta acaba sendo um grande desafio porque as pessoas têm diferentes percepções podendo interpretar de maneiras diferentes a mesma informação ou comando. Deste modo, a empresa precisa planejar muito bem como conduzirá sua comunicação de modo que todos compreendam como e o que precisa ser feito para a garantia de objetivos e metas organizacionais.
Parece complicado, mas qualquer pessoa por mais introvertida que seja pode aprender a habilidade de comunicar-se bem, basta querer, ter objetivo e disciplina para o exercício diário de melhorar a Comunicação Intrapessoal (Coisas que sentimos e dizemos dentro de nós mesmos, podendo ser controladas por nós através do autoconhecimento e autocontrole) e Relação Interpessoal (A forma que exteriorizamos nossas ideias, através de expressões verbais e não verbais, como nos comunicamos com o mundo).
A comunicação pode ser uma forte aliada quando bem aceita e um caos quando interpretada erroneamente, portanto, algumas características são fundamentais para que o profissional desenvolva uma boa comunicação, são elas: Capacidade de liderança; Ser um bom ouvinte; Poder da Negociação e Argumentação; Humildade para colocar-se no lugar no outro; Disciplina; Autocontrole; Autoconhecimento; Tranquilidade e Equilíbrio.
“Comunicação é uma forma de poder. Aqueles que dominam seu uso efetivo podem mudar sua própria experiência no lugar em que vivem e as experiências do mundo sobre si mesmas. Todo comportamento e sentimento encontram suas raízes originais em alguma forma de comunicação. As pessoas que afetam os pensamentos, sentimentos e ações da maioria de nós são aquelas que sabem como usar esse instrumento eficaz e poderoso. (ROBBINS, 1999).
Tudo que acontece no universo físico acontece primeiro em nossa mente, portanto para ter boas relações é preciso ter o pensamento focado nisso. “È preciso saber aonde você quer chegar ou do que está falando para que o outro possa te compreender e colaborar com você ou querer que você colabore com ele.”

Texto por: Administradora, Gisele Sousa.

Referências: UNIASSELVI. Programa de Pós-Graduação EAD, Centro Universitário Leonardo da Vinci. Módulo: Competências Profissionais no Mundo Moderno, Santa Catarina, 2009.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Faça você mesmo

Como construir uma estufa


Fazer uma pequena estufa é quase apenas uma questão de construir uma estrutura firme em metal, madeira, bambu ou PVC. Depois basta colocar a cobertura de plástico de estufa e está pronta a ser usada para cultivar hortaliças, morangos ou outro fruto qualquer. Qualquer pessoa pode construir uma mini-estufa caseira  barata num pequeno espaço e cultivar frutos e hortaliças que de outro modo dificilmente sobreviveriam. Pode comprar o material para construir a estrutura da estufa e construi-la você mesmo ou comprar uma estufa usada. Por um preço baixo de certeza que consegue encontrar uma loja perto de si que venda estruturas para estufas caseiras em metal ou plástico. Depois só tem que montar a estrutura ou pagar a alguém que o faça. Se acha que tem a habilidade para isso, e o material necessário, também pode construir a sua própria estrutura em madeira ou bambu. Uma estufa mais não é do que uma pequena tenda com uma cobertura de filme plástico. O importante é garantir que não há entradas de ar. Também muito importante é a localização da estufa. Convém garantir que, em qualquer altura do ano, a estufa nunca está situada à sombra de qualquer obstáculo. As imagens que se seguem mostram a construção passo por passo de uma pequena estufa caseira com uma estrutura em PVC.









http://estufacaseira.blogspot.com.br/

Ilusão de ótica

Olhe para o sinal + por alguns segundos ! Qual é o resultado?


http://www.marciofelix2011.xpg.com.br

Sessão Geraldinho Nogueira

O CAUSO DA BICICLETA


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Programa da Lavoura Comunitária 2013/2014 - Inscrições abertas do dia 8 de fevereiro a 14 de abril de 2013


    

O Programa Lavoura Comunitária abre novas inscrições para as entidades e prefeituras que estiverem interessadas em pleitear a participação durante a safra 2013/2014. As inscrições vão do dia 8 de fevereiro até 14 de abril e os interessados já devem se mobilizar para reunir a documentação necessária para o pleito. A lista dos documentos se encontra no link http://www.agronegocio.goias.gov.br/admin/arq_doc/arquivos/seagro_30_1027.pdf. Esse novo edital também será aberto para as entidades que tentaram pleitear a participação no Programa na última safra, mas não conseguiram, pois não reuniram a documentação necessária. A documentação deve ser entregue nos escritórios da Agencia de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater-Go) locais, que posteriormente serão enviadas para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro), a gestora do Programa. Nessa parceria a Seagro repassa as sementes e fertilizantes para a plantação e a Emater promove a assistência técnica aos produtores. 

O programa Lavoura Comunitária teve sua primeira safra no ano de 1999. Ao longo dos anos o programa foi cada vez mais difundido e fortalecido e hoje cerca de 180 entidades em 130 municípios participam do Programa. A estimativa é que 20 mil famílias serão beneficiadas diretamente. Para os próximos dois anos a meta é atingir 300 entidades em 200 municípios. 

Ao todo foram plantados 8.625 hectares em todo o Estado na safra 2012/2013 e na próxima safra esse número deve ser ainda maior. No que tange a plantação de arroz, esse montante representa 20% da área total do Estado. O bom resultado da safra é boa notícia não somente para os produtores que participam diretamente dessa iniciativa. Todos os anos 2% da produção são repassados para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que beneficia mais de 340 entidades filantrópicas em Goiás, entre elas creches, asilos e escolas. 

O Programa Lavoura Comunitária também foi um dos programas da Seagro selecionado para fazer parte do Programa de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), projeto que será desenvolvido nos próximos anos do Governo visando atender as principais demandas da população goiana. Para tanto a meta é dobrar nos próximos dois anos a área plantada de arroz e milho em todo o Estado.

Mais informações no site www.seagro.go.gov.br ou no telefone (62) 3201-8905 (Comunicação Setorial/Seagro)


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CENTRO SOCIAL RURAL DE ORIZONA

O presidente do Centro Social Rural de Orizona, no uso de suas atribuições legais, convoca a todos(as) os(as) associados da entidade para participarem de Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 28 de janeiro de 2013, na sede da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, localizada na Rodovia GO 424, Km 02, Zona Rural, Orizona-GO, em primeira convocação as 09:00h (nove horas), com a presença de metade e mais um dos sócios em dia com os seus deveres junto a entidade, ou em segunda convocação às 10:00h (dez horas), com a presença de qualquer número de sócios, tendo a seguinte ordem do dia:



1- Abertura do Ano Letivo de 2013.
2- Acolhida dos novos estudantes e famílias.
3- Apresentação do CSRO/EFAORI.
4- Regimento e normas CSRO/EFAORI.
5- Calendário e programação das atividades CSRO/EFAORI em 2013.




Orizona-GO, 27 de dezembro de 2012.




Anselmo Pereira de Lima
Presidente do CSRO