quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Apoio do governo japonês ao Centro Social

O presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Baiano, e o diretor geral da EFAORI – Escola Família Agrícola de Orizona, Cícero José da Silva, estudantes e funcionários, receberam na manhã desta quarta-feira (24), autoridades, agricultores e lideranças comunitárias de Orizona e municípios da região Estrada de Ferro, para participarem de cerimônia de assinatura de termo de cooperação econômica entre o Governo Japonês, através da Embaixada do Japão, e o Centro Social. Uma delegação japonesa participou do evento, realizado no Centro de Convivências da EFAORI.
O Projeto Qualificação do Ensino e Formação dos Agricultores Familiares do Território Estrada de Ferro na EFAORI, aprovado por meio de um programa de cooperação econômica a projetos comunitários da Embaixada Japonesa no Brasil tem como objetivo a melhoria dos laboratórios didáticos de olericultura, suinocultura e bovinocultura leiteira.
No ato da assinatura estiveram presentes várias autoridades e lideranças comunitárias, entre elas, o prefeito de Orizona, Felipe Dias, a primeira dama, Ana Lucia Ribeiro Dias, o presidente da Câmara Municipal de Orizona, Ver. Ronaldo José da Costa, a subsecretária regional de Educação do Estado de Goiás – Pires do Rio, Sra. Auristelina Miranda Cotrim, o presidente do Território da Estrada de Ferro, Antônio Sêneca do Nascimento Neto, o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Eumírio Monteiro Marques Jr., o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Orizona, Prof. Carlos Eduardo Mesquita Pode, o membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, Glênio Napoleão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona, João Bosco de Lima, o presidente do Sindicato Rural, Hélio Frutuoso de Assis, o presidente da Creditag-Orizona, Deuslírio José Gonçalves, o gerente local da Emater-GO, Joaquim Nunes de Souza, o diretor do Laticínio JL, Fernando Fonseca, a presidenta da Colméia Campo Formoso nº 12, Fernanda de Castro Coutinho, o presidente da Coopervi, Oroberto Bastos Pinheiro, o pastor Edilson Nascimento, o diretor da Rádio Orizona FM, Joãozinho Albino, além de vereadores e secretários municipais. Da comitiva japonesa estiveram presentes o Ministro da Embaixada do Japão, Toshio Kunikata, o secretário da Embaixada em Brasília, Seiji Nakatani, e os assessores, Srta. Aki Ozawa e Makoto Hasegawa.
O presidente do Centro Social, Antônio Baiano e a estudante da 1ª série Marluce Correa Ribeiro acolheram os visitantes e agradeceram o governo japonês pela grande contribuição com os jovens e agricultores familiares da região. As demais autoridades que fizeram uso da palavra ressaltaram a relevância da cultura e economia japonesa para o Brasil e também agradeceram pelo apoio dos entes ao Centro Social, que culminará no fortalecimento da agricultura familiar em todos os municípios cobertos pela EFAORI e território da Estrada de Ferro. O ministro Kunikata, que contava com o apoio de uma intérprete, leu discurso em português e comentou dos aspectos que levaram a esta cooperação econômica, principalmente os fins que deverão ser garantidos com a ampliação e fortalecimento do trabalho do Centro Social/ EFAORI.
Toshio Kunikata e Antônio Baiano (foto) assinaram o contrato de cooperação, que permitirá o investimento e cerca de 140 mil reais em laboratórios didáticos na escola. Em seguida ao evento, a delegação japonesa foi recebida pelo prefeito Felipe Dias na sede da Prefeitura de Orizona. O ministro agradeceu e comentou que nunca se esquecerá do calor humano em que foi recebido no município goiano. (Orizona em Foco).

Nenhum comentário: