terça-feira, 9 de novembro de 2010

Parceiros: agentes essenciais para a EFAORI

A Escola Família Agrícola foi constituída em 1999, através do Centro Social Rural de Orizona que é sua entidade mantenedora, juntamente com parceria de diversas instituições: Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comissão Pastoral da Terra, COAPRO, Governo do Estado de Goiás, EMATER-GO, Central de Associações, SIMFR (Solidarite Internacionale des Maisons Familiales – organização não governamental da Bélgica), Manos Unidas - organização não governamental da Espanha, esta mais recentemente.
A EFAORI em seu décimo primeiro ano de funcionamento, contou inicialmente com muitas parcerias, no meio da caminhada este processo ficou um tanto enfraquecido, mas é importante salientar que as entidades de Orizona: Sindicatos, Cooperativas, Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Goiás sempre se mantiveram parceiros, apesar das dificuldades.
A Administração atual da instituição (CSRO/EFAORI), esta trabalhando muito no sentido de fazer a instituição crescer, para isto traçou metas ousadas, como reestruturação dos setores para o Curso Técnico em Agropecuária, melhores condições de trabalhos para os servidores, melhores condições para os estudantes e a implantação de novos cursos. Para isso a instituição esta fortalecendo as parcerias já existentes e buscando novas, nos diversos setores, para que juntos, na missão de qualificar o agricultor familiar, possamos proporcionar meios para melhorar as condições de vida no meio rural.
A instituição possui parceria com a Prefeitura Municipal e com o Governo do Estado de Goiás, que através de convênio disponibilizam profissionais docentes e administrativos para o funcionamento da instituição. Estreitou o relacionamento com as entidades locais e Territoriais, como: COAPRO, SRO, STTRO, Câmara Municipal de Orizona, CREDITAG-Orizona, EMATER, COOPERVI, COOPERSIL, CREDISIL, Rádio Orizona FM. Buscou novas parcerias com empresas privadas como a LACTEC – INTERMAQ, Laticínios JL, Madeireira Pau-Brasil, Vereda Materiais para Construção, Pirâmide Papelaria, Classivet, Mastervet, e pessoas diversas como: João Bosco Pereira, ex-presidente do STTRO; Carlos Vieira Rosa, agricultor familiar; Sildomar Augusto da Silva Lemos, agricultor familiar, Cairo Jardim Tavares, Técnico em Agropecuária; Fernando Fonseca, Suinocultor e Gerente de Produção do Laticínio JL; Guilherme Costa, Técnico em Agropecuária e agricultor familiar; José Geraldo Ribeiro, agricultor familiar; José Gonzaga, agricultor familiar; Luiza Helena Zago e Silva, produtora rural e diretora da rádio Orizona FM; dentre outros que apóiam e são entusiastas do Projeto EFAORI.
Tais parcerias possibilitaram a reestruturação do setor de Bovinocultura Leiteira e suinocultura, a unidade de avicultura foi toda reconstituída em parceria com a CESE e as famílias da EFAORI; fortalecemos também a parceria com o Território Estrada de Ferro, o que possibilitou busca de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para custeio das atividades da instituição, como assistência técnica e extensão rural as famílias, palestras, cursos para os agricultores, dias de campo (EFA na Comunidade), custeio de combustível e material de expediente para estas diversas atividades.
Junto ao Território e Prefeitura também possibilitou a aprovação de recursos para a reforma da EFAORI, aprovação em primeira ordem de prioridade para implantação de um laticínio didático visando à implantação de um novo curso na instituição (área de agroindústria), além do Centro de Convivência, já construído com recursos do Território, aquisição de um micro ônibus novo por intermédio da SEAGRO. Conseguiu-se também junto a Eletrobrás Furnas recurso para aquisição de um veiculo utilitário novo, para atividades diversas e assistência técnica e extensão rural para as famílias da EFAORI, computador e data show.
A busca de novas parcerias e recursos proporcionou o crescimento da Escola que hoje já atende jovens de cinco municípios, deu maior qualidade a formação dos jovens, atendeu um maior numero de beneficiários, proporcionou melhores condições de trabalho aos servidores e melhores acomodações a nossos estudantes. Além de estar montando já, a estrutura física para novos cursos.
Além do que já foi feito, há muito ainda por fazer. Mas com muito trabalho, seriedade na gestão, dignidade, com parcerias fortes, conseguirá atingir e superar as metas traçadas, colocando novos cursos técnicos e ate superiores para atender os filhos dos agricultores familiares do Território Estrada de Ferro e demais municípios circunvizinhos. (Carlos Eduardo Mesquita Pode/ Cícero José da Silva).

Nenhum comentário: