terça-feira, 5 de julho de 2011

Curiosidade: vozes dos animais

 Voz Animais Lingua Portuguesa Onomatopeias Som Palavras

O assunto não é pacífico; não por necessidade de entender o que os animais dizem, embora haja quem o consiga (o dr. Doolittle, por exemplo), mas para nos referirmos correctamente ao som que emitem. O cão, esse excelente animal, tanto pode ladrar, como latir, como uivar como ainda rosnar - e é o melhor amigo do homem! - tal é a variedade de sons que consegue produzir. O mesmo se poderá dizer em relação ao gato, que mia, rosna, bufa ou ronrona. Mas se escolhermos ao acaso outro animal, digamos, o canário, verificaremos com perplexidade que o único som que sabe emitir se designa indiferentemente por cantar, gorjear, trinar ou trilar (como o do Michael Jackson). Eu disse-vos que não era pacífico...

 
 Voz Animais Lingua Portuguesa Onomatopeias Som Palavras
Dir-me-ão vocês que não é bem assim, argumentando que toda a gente sabe que a abelha zune, que a vaca muge, a galinha cacareja e o cavalo relincha; os mais versados em linguística animal demonstrarão conhecer que a cobra sibila, que o pombo arrulha, que a pega palra ou que o elefante brame. Mas será que não ignoram que o camelo blatera, que o leitão cuinca, a ovelha bale e o corvo crucita? E, por exemplo, que o burro para além de zurrar orneja, que o cisne e a cigarra além de cantar arensa e fretene, respectivamente?

E, para terminar, algumas verdadeiramente surpreendentes. Saibam V/ Ex.as que a andorinha trinfa ou trissa; que o boi arrua; que o galo cucurita (este é o termo correcto); que o peru gruguleja; que a mosca zoa; que o pavão pupila; que o ralo rala (quem diria); que a raposa regouga; que o cuco cucula; que o bode bodeja. Mais difícil ainda: a cegonha glotera, o estorninho pissita, a garça gazeia e o gavião atita.

(Fonte: Texto e ilustrações retirados do http://obviousmag.org/archives/2007/07/vozes_de_animai.html)

Nenhum comentário: