quarta-feira, 6 de julho de 2011

Proposta de Convênio entre Wal-Mart e Produtores Rurais Goianos

Ações que visem expandir o trabalho da agricultura familiar em Goiás têm o apoio do atual governo. A afirmação foi feita na manhã de quarta-feira, 6, pelo secretário Antônio Flávio Camilo de Lima, da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro). Durante visita de representantes do Grupo Wal-Mart e do Clube dos Produtores, Lima destacou o empenho em valorizar o trabalho das 8,5 mil famílias de produtores rurais hoje atendidas pelo programa. Para ele, é preciso investir na redução de intermédiários (no momento de adquirir produtos da agricultura familiar), aumentar a renda e firmar o programa no Estado. "Hoje, os produtores têm dificuldade em colocar o produto no mercado. Entendemos [também] que a agricultura [familiar] tem de se viabilizar pela sua competência", disse.
 
O grupo que representa o Wal-Mart vem com a proposta de firmar convênio com entre a rede internacional de supermercados e os produtores rurais goianos. Participaram da reunião o paresidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR), Wilter Campo Coelho, os representantes do hipermercado Arilton de Souza e Marcelo Hiroi (engenheiro agrônomo). Também visitou a Seagro o diretor de Planejamento da AGDR, Juarez Viana. "Compramos desde hortifruti a produtos artesanais. E a ideia é que pequenos e médios produtores pratiquem a venda direta ao supermercado [Wal-Mart]", reforça Souza.
 
O Wal-Mart já desenvolve o trabalho em outras regiões do País, com pelo menos 5,5 mil produtores rurais. Contudo, os projetos são iniciados e intermediados no início por meio das secretarias de Agricultura de cada região do País. O projeto para a região Centro-Oeste foi apresentado ao secretário de Agricultura de Goiás. O selo do Clube dos Produtores é concedido obedecendo cinco princípios: adoção de sistemas de produção que utilizem somente produtos testados e recomendados para cultura, respeito ao meio ambiente, proteção individual dos trabalhadores, água utlizada na higienização dos produtos (com atestado de qualidade) e processo de produção dentro das Normas da Vigilância Sanitária. O grupo Wal-Mart tem, atualmente, quase 500 lojas em todo o Brasil. 
 
Fonte: Clipping SEAGRO, mais informações: www.seagro.go.gov.br ou (62) 3201-8905 (Comunicação Setorial/Seagro)

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