quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Contribuições da Pedagogia da Alternância

Aparecida Maria Fonseca é filha de Orizona. Cida (como é conhecida entre os amigos), mesmo ainda jovem, tem crescido e ganhado referência profissional em seu campo de atuação. Cresceu no Grupo Escolar da Firmeza, onde sua mãe Ireni era professora e a família do Sr. Lindolfo morava. Já adulta, quando formou em Letras pela UEG de Pires do Rio, foi monitora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, professora na UEG - Universidade Estadual de Goiás, pesquisadora da pedagogia da alternância na UCB - Universidade Católica de Brasília e atualmente trabalha no Cedejor - Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural, no Sul do país.
Ainda quando estava em Brasília, concluiu a sua dissertação de mestrado, que teve o tema CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. O público pesquisado em seu trabalho foram os egressos da EFAORI.
Na apresentação de seu trabalho, Cida comenta que "a participação do processo de implantação da Escola Família Agrícola de Orizona-GO e da experiência de trabalho como monitora das primeiras turmas inspirou a escolha do tema e do campo da pesquisa. O exercício de coordenação geral, a docência e a tutoria nos cursos de Ensino Médio e Técnico em Agropecuária causaram uma aproximação muito grande com a pedagogia, com os jovens estudantes e suas famílias e despertou o interesse pela pesquisa".
LEIA A DISSERTAÇÃO NA ÍNTEGRA ACESSANDO POR AQUI.

Nenhum comentário: