terça-feira, 24 de novembro de 2009

EFAORI na I Conferência Estadual de Cultura

O vice-prefeito de Orizona e presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Baiano, e a professora Maristela, da EFAORI, participam hoje (24) e amanhã (25) em Goiânia, da I Conferência Estadual de Cultura, que terá abertura oficial às 12 horas. Os delegados que representam Orizona na Conferência foram definidos na I Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 25 de outubro. As decisões de representantes dos 60 municípios goianos que realizaram as conferências municipais serão levadas para a 2ª Conferência Nacional de Cultura, agendada entre 11 e 14 de março do ano que vem, em Brasília.As atividades começaram desde ontem e se estenderão até o meio dia de hoje, quando ocorre a programação do Seminário do Sistema Nacional e de Criação dos Conselhos Municipais de Cultura. A abertura foi no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e as demais atividades acontecem no Hotel San Marino, no Setor Oeste.
Durante todo o dia de ontem, técnicos do Minc - Ministério da Cultura estiveram orientando os representantes dos municípios sobre a proposta de estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta do SNC vem sendo construída pelo MinC desde 2003 e, em agosto último foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O sistema visa integrar a União, os estados, os municípios e a sociedade na articulação, gestão, informação e promoção das políticas culturais. Só poderão participar e receber recursos federais os municípios que contarem com um Conselho de Cultura local.
Do seminário, participaram por Orizona, Antônio Baiano, Cleide e Vera, estas últimas representando a Associação dos Artesãos de Orizona. Cerca de 200 convidados, entre autoridades, membros de conselhos de Cultura do Estado e dos municípios, gestores públicos e privados do setor, artistas e ativistas culturais estiveram presentes.
Fonte: Agepel, Goiás Agora.

Nenhum comentário: