terça-feira, 10 de novembro de 2009

III Jornada Nacional da Juventude Rural

Aconteceu de 22 a 25 de setembro, a III Jornada Nacional da Juventude Rural. Mais de 800 jovens de todo o Brasil estiveram reunidos em Glória do Goitá, Pernambuco, para discutir o tema "Trabalho e Sustentabilidade no Campo". A sede do SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa esteve recheada de pessoas, artistas e, sobretudo, jovens. Aconteceram painéis, minicursos, oficinas e grupos de trabalho.
Neste ano, além da Jornada Cultural, quando várias organizações mostraram o melhor das culturas locais, foi organizado uma feira com produtos típicos de todas as regiões do país. Houve ainda um dia de visitas dedicado às experiências juvenis na agricultura familiar em toda a Bacia do Goitá.
A III Jornada Nacional do Jovem Rural também foi palco do lançamento do livro "Vozes e Visões do Campo", um belíssimo registro em textos e fotos que conta como foi a experiência do II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, realizado no ano passado em 14 estados. Nessa publicação, há um capítulo que retrata a experiência do intercâmbio na EFAORI e um depoimento do estudante Anselmo Caixeta, da 3ª série, que participou ao lado de Rosiele, do II Intercâmbio visitando experiências no estado do Espírito Santo.
Para o prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes, essa jornada representou um marco na história do município. "Essa jornada ficará marcada em nossa história. Ela representa um reconhecimento das ações que são desenvolvidas no município, e um estímulo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. E sediar tudo isso, foi bom demais", afirma Djalma.
Uma delegação com sete pessoas da EFA de Orizona partiparam da Jornada: os estudantes Rosiele (que esteve na coordenação do evento), Beatriz, Karine e Ademir, o professor César Augusto, o presidente do Centro Social, Antônio Baiano e Chiquinho, secretário operacional da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins. Por falar em AEFACOT, jovens e educadores da regional também participaram da jornada.
No dia 21 de outubro, durante serão de estudos, foi feita a socialização da participação de Orizona na III Jornada. Cada representante fez um depoimento a partir de suas próprias conclusões sobre as diferentes oficinas e grupos temáticos que participou. Em um aspecto geral, avaliaram a Jornada como positiva e rica em conteúdo e fez com que os quatro dias de viagem de Goiás a Pernambuco valessem a pena.
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: