quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia de Festa na EFAORI – 12 anos de força, luta, trabalho e educação



Foi realizado ontem, dia 1º de março um serão festivo para comemorar os 12 anos da EFAORI, estavam reunidos o CSRO – Centro Social Rural de Orizona, os estudantes e suas famílias, egressos, colaboradores e parceiros. O evento iniciou-se com depoimentos dos pioneiros e egressos, tendo como pano de fundo o filme da aula inaugural, ministrada pelo professor Dr. João Batista Pereira de Queiroz.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o Excelentíssimo Vice-Prefeito de Orizona Antônio Pereira de Almeida (Antônio Baiano), que também é Presidente do CSRO. Antônio na época, coordenador estadual da CPT – Comissão Pastoral da Terra, foi um dos idealizadores do projeto EFA em Orizona. O mesmo iniciou fazendo um resgate histórico do processo de implantação. Baiano enalteceu o trabalho do CSRO que na época tinha como presidente o Senhor Sebastião Fernandes de Oliveira (Sebastião Curraleiro).
Na oportunidade nosso Excelentíssimo Prefeito Felipe Dias, que na época era professor/monitor da EFAORI, relembrou a primeira aula da escola, que foi ministrada por ele. A aula de Matemática aconteceu no dia 2 de março de 1999, e teve início às 7:00 h, num prédio cedido pela Prefeitura na região do Rio do Peixe. O Prefeito falou da importância das parcerias para a EFAORI, mais uma vez reafirmou a forte relação entre CSRO/EFAORI e a Prefeitura Municipal, que vem sendo parceira de primeira ordem na implantação e execução dos projetos da Escola, relembrou das dificuldades do inicio das atividades, e exaltou o rumo que a Escola vem tomando, cada vez mais aguerrida no propósito de formar e capacitar os jovens agricultores de Orizona e região.
Em seguida foi dada a palavra aos pioneiros do projeto EFAORI como: Sebastião Curraleiro, então Presidente do CSRO, Hélio Frutuoso, na época presidente da COAPRO, Rinaldo Costa, então Secretário Municipal de Educação, José Gonzaga, então Presidente do Sindicato Rural de Orizona e Luisa Ribeiro, a primeira Diretora da Escola e a única remanescente do primeiro grupo de monitores. Houve também depoimentos de egressos que enalteceram o valor da escola e da formação integral para suas vidas. Após foram apresentados alguns números por parte dos estudantes.
Tudo isso regado de muita alegria, pipoca, cachorro-quente, caldo de frango e doces, estes ofertados pelas famílias dos estudantes.

Nenhum comentário: