domingo, 5 de junho de 2011

COOPERSIL vem se destacando junto à Agricultura Familiar



Apesar de ser caracterizada como de agricultura familiar, a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais Silvânia (Coopersil) adota um modelo de gestão que vai ao mercado, produz com marca própria e vem chamando a atenção de grupos de produtores da agricultura familiar de Goiás interessados em constituir cooperativas. Nos últimos dias, três grupos de agricultores de Mineiros e das regiões Sudoeste e do Vale do Paranã visitaram a Coopersil para conhecer melhor sua forma de organização e atuação. Na terça-feira (24/05), um grupo de 35 pessoas coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros foi conhecer a cooperativa e suas associações parceiras (Central de Associações e Creditag).
Nas últimas duas semana estiveram também em visita à Coopersil uma comissão de produtores do Território Vale do Paranã (composto por 12 municípios do Norte do estado) e outra do Território Sudoeste, também formada por 12 municípios. “Acho que somos mistos, não somos da chamada agricultura empresarial, mas também trabalhamos com produtores tecnificados, com alta produtividade e que competem no mercado buscando sua autonomia. Autonomia talvez seja uma palavra-chave para entender o que fazemos e acho que é isso que esses produtores buscam ver aqui”, comentou Aparecido Bueno Pinto, diretor da Coopersil.
A cooperativa conta hoje com 438 cooperados, a maioria trabalha com leite, mas cresce na Coopersil o negócio de hortifrútis orgânicos com marca própria (Folia Vita). São 39 produtores certificados numa área total de cerca de 150 hectares, das quais 20,2 hectares já certificada com 12 produtores. A certificação da Coopersil é do Instituto Biodinâmico para o Desenvolvimento Rural (IBD), uma das principais entidades certificadoras do gênero no país. A produção do grupo é comercializada na rede Pão de Açúcar de Brasília, mas Bueno Pinto diz que com a melhoria da logística de produção, eles querem chegar a cidades como Palmas (TO) e Goiânia.
Nos últimos anos, a Coopersil foi beneficiada com a doação de kits de irrigação, uma fábrica de ração, um caminhão caçamba e um caminhão-baú refrigerado para transporte de orgânicos. Todos esses repasses foram obtidos via convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e prefeitura de Silvânia. Leite segue sendo o principal negócio da Coopersil e há um projeto de implantação de laticínio, além de outro de abatedouro de frango. (Fonte: OCB-GO. Extraído do Orizona em Foco)

Nenhum comentário: