quarta-feira, 1 de junho de 2011

Utilidade Pública - Como acionar o SAMU




Provocado principalmente pela falta de uma comunicação adequada, grande parte dos cidadãos do município de Orizona não tem os conhecimentos necessários para proceder quando porventura for necessário acionar o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Por isso esse blog explica como é o funcionamento do procedimento:

1. O SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde organizadas macrorregionalmente. Orizona faz parte da Regional Centro-Sul, com sede em Aparecida de Goiânia.
2. Quando ocorre uma situação de emergência (um acidente por exemplo), o cidadão deverá ligar no número 192. A ligação é gratuita e será feita à central de regulação, em Aparecida de Goiânia. Na central de regulação, o cidadão será atendido por um médico regulador, que colherá as informações necessárias. Para que os procedimento sejam encaminhados, a pessoa deverá estar ao lado da vítima para fazer a devida descrição de seu estado.
3. A central de regulação então, após encontrar um leito, acionará a equipe mais próxima para fazer o atendimento no local. A base local do SAMU 192 não atende a ligações diretas e não pode deslocar ao local onde se encontra a vítima antes da autorização da central de regulação.
4. Todas as ligações são identificadas pela central. Por isso, o número de alguém que for passar um trote, por exemplo, será registrado e arquivado no banco de dados. (matéria extraída do Orizona em Foco)

Nenhum comentário: