quinta-feira, 23 de junho de 2011

Feira e festa de sementes, mudas e raças crioulas em defesa da biodiversidade

07 a 10 de julho de 2011
Universidade Federal de Goiás / UFG
Campus Catalão - Goiás, Brasil

A Festa e Feira das Sementes, Mudas e Raças Crioulas em Defesa da Biodiversidade e o Seminário Estadual sobre Biodiversidade e Sementes Crioulas acontecerão na Universidade Federal de Goiás – UFG, Campus Catalão/GO, entre os dias 07 e 10 de julho de 2011.
Este evento é fruto de uma iniciativa do Movimento Camponês Popular (MCP), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).
Com a realização deste evento pretende-se estimular e fortalecer o trabalho com as sementes crioulas e com a agroecologia junto às famílias camponesas não só no “Bioma Cerrado” mas também em todo o Brasil, colaborar com organizações camponesas da América Latina através de intercâmbio de experiências.
Um longo processo histórico de resistência e construção de um projeto de agricultura camponesa para o Brasil, baseado na produção de comida saudável e diversificada é o que deu origem a este evento e também a necessidade de promover a geração de renda e autonomia das famílias camponesas, o respeito e valorização de nossa biodiversidade, a prática da agroecologia através do resgate, da multiplicação de sementes, mudas e raças crioulas para o estabelecimento de relações sócio econômicas de solidariedade, esperança e vida para todo a vida e por toda a vida.
Por isso, a Festa e a Feira não são nem o fim e nem o começo, mas sim, parte ativa e impulsionadora deste caminho coletivo de transformação da relação homem/mulher e homem/mulher-natureza que tem sua origem na própria existência humana. Acima de tudo, este evento será um grande promotor da troca de experiências e da formação de uma nova consciência, bem como um momento de celebração das conquistas já alcançadas e das lutas que estão em andamento em todo o estado de Goiás, no Rio Grande do Sul e em outros estados, envolvendo milhares de famílias camponesas.
Nesta feira e festa e no seminário pretende-se reunir cerca de 5 mil pessoas de mais de 80 municípios do estado de Goiás, bem como de outros estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Pará e delegações de outros países como Moçambique e África do Sul e de países da América Latina. A EMATER estará presente apoiando tecnicamente o evento. (Fonte: EMATER - GO)

2 comentários:

Anônimo disse...

legal!!!!!!!!

Anônimo disse...

legal!!!!!!!!