quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fique por dentro - Biofertilizantes.


Bio quer dizer vida e fertilizante significa adubo, ou seja, biofertilizante é um adubo vivo, que contém organismos vivos que ajudam no controle de doenças e minerais que irão nutrir as plantas.
Os biofertilizantes podem ser feitos com qualquer tipo de matéria orgânica fresca (fonte de organismos fermentadores).
Na maioria das vezes são utilizados estercos, mas também é possível usar somente restos vegetais. O esterco bovino é o que apresenta mais fácil fermentação e já vem inoculado com bactérias decompositoras muito eficientes.
Ainda assim por uma questão de segurança não deve ser utilizado o esterco de animais que estejam sendo tratados com algum produto como antibióticos, vermífugos, carrapaticidas, etc.
Em todos os processos de fermentação é possível utilizar produtos para aumentar a velocidade de fermentação, ou seja, produtos que vão alimentar as bactérias que farão a decomposição da matéria orgânica.
Tais produtos são chamados de catalisadores (soro de leite, caldo de cana, açúcar mascavo, melaço).
É possível ainda, enriquecer o esterco líquido com minerais que são importantes para o desenvolvimento das plantas. Podemos adicionar cinzas, fosfato natural, farinha de osso, pó de rochas ou alguns micro elementos, que depois de fermentados juntamente com o esterco, poderão ser utilizados pelas plantas.

A seguir apresentamos algumas receita de esterco líquido:

1. Nitrogênio ecológico
Esta fórmula deve ser utilizada como adubação de cobertura.
Ingredientes:
• 10 litros de água
• 7 l de esterco bovino
• 0,5 kg de esterco de galinha
• 100 g de açúcar mascavo ou rapadura moída.
Modo de preparo:
Depois de misturar tudo de uma só vez, espera-se fermentar durante uma semana.
Modo de aplicação:
É usado a 50%, ou seja, um litro do produto diluído em um litro de água e colocado no solo com o regador sem crivo, junto aos pés da planta.
Obs.: O açúcar serve como energia inicial, para melhor desenvolvimento da flora bacteriana e o esterco de galinha entra para aumentar o teor de nitrogênio. Usar a cada quinze dias ou conforme a necessidade.

2. Biofertilizante para Rosaceae
Ingredientes:
• 2 litros de esterco fresco de gado
• 1 litros de esterco fresco de galinha
• 4 litros de diferentes folhas verdes
• 3 litros de leite ou soro de leite sem sal
• 2 litros de garapa de cana
• 2 litros de cinzas
• 10 litros de água
Opcional:
• 400 g de farinha de osso ou osso torrado e moído
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes em um recipiente, mexer bem e esperar fermentar (10 a 15 dias)
Modo de aplicar:
Coar e Pulverizar a 2-5%, uma vez por semana. Ou seja para uma bomba de 20 l, deverá ser adicionado de 400 ml a 1 l de biofetilizante (conforme o estágio de desenvolvimento da planta) e completado o restante com água.

3. Biofertilizante de cereais
Este biofertilizante vem sendo utilizado em hortaliças, na cultura do arroz e em frutíferas, com excelentes resultados.
Ingredientes:
• Grãos de Cereais - Todos os disponíveis na propriedade, 300 a 500 g de cada variedade ou espécie, até chegar a aproximadamente 5k g. Os mais utilizados são: feijão, milho,trigo, arroz, sementes de adubação verde (leguminosas ou gramíneas), também pode ser utilizado farelo de cereais.
• Caldo de Cana, Leite ou Soro de Leite: 2 litros
• Fosfato Natural: 100 g
• Calcário: 100 g
• Farinha de Osso: 100 g
• Cinzas: 100 g (de cada tipo disponível, de diferentes madeiras)
• Inoculante: 300 a 400 ml de biofertilizante, que pode ser adquirido com um agricultor que já o possui.
Modo de Preparo:
Triturar todos os cereais em um triturador ou pilão, misturando-os bem. Colocar em um recipiente de 20 l, até 25% do volume, adicionar os 2 litros de caldo de cana, leite ou soro. Deixar fermentar a massa (se ficar seca adicionar água, até formar massa que possibilite mexer bem). Adicionar o inoculante, esperar em torno de 20 dias ( mexendo todos os dias). Completar o recipiente com água. Esperar aproximadamente 15 dias para estabilizar.
Modo de aplicação:
- Culturas de folhas tenras (hortaliças), usar de 1 a 2 % (ou seja, 100 a 200 ml de biofertilizante para 20l de água)
- Outras Culturas: Utilizar até 4% (ou seja 400 ml para 20 l de água)


4. Urina de vaca
Tem sido usada como fungicida, enraizador, hormônio e nutrição complementar da planta. A urina de vaca, de preferência prenhe e que não esteja sendo tratada com algum medicamento, é coletada e colocada em garrafas e armazenada em local fresco por 7 a 10 dias. Deve ser pulverizada sobre plantas (hortaliças, frutíferas, plantas de lavouras etc..).
Modo de aplicação:
Diluída em água a 1% (1 litro de urina para 100 litros de água).

5. Leite e soro de leite
O leite tem efeito positivo sobre o desenvolvimento das plantas, de redução de doenças e eliminação de ácaros. Por ser de origem animal, este produto quando pulverizado sobre as plantas funciona como um repelente a insetos.
Modo de aplicação:
Misturar em água na proporção de 1 litro de leite para 10 litros de água.
Já o soro de leite deve ser sem a presença de sal e pode ser usado desde puro até misturado a 50%. Pode também ser aplicado puro sobre o solo.

6. Farinha de osso
Insumo de baixa solubilidade, utilizado para correção de várias deficiências minerais, principalmente cálcio e fósforo. Pode ser produzido com ossos de animais abatidos na propriedade ou originados de algum abatedouro. O osso deve ser queimado e depois moído para viabilizar a sua utilização.

7. Resíduos de agroindústria
Em uma fase de transição, muitas vezes é necessário aporte de matéria orgânica externa à propriedade e é interessante que o agricultor descubra as fontes de resíduos que existem em sua região, a fim de diminuir os custos de transporte. Isto será bom para as indústrias, pois estes materiais geralmente não recebem tratamento adequado, sendo muitas vezes depositados em rios e córregos, provocando problemas ambientais. É importante observar a sua origem pois alguns resíduos poderão conter contaminantes à saúde humana e ao meio ambiente.

Lembramos alguns resíduos que existem disponíveis na região:

- Casca de arroz e serragem: Usar de preferência em cobertura morta. Também pode ser acrescido ao composto, desde que passe por um processo de decomposição por um período mínimo de seis meses.
- Cinza de casca de arroz e cinza de madeira: Serve para enriquecer composto e como fonte de potássio e micronutrientes.
- Restos de indústrias de conservas: tomate, milho, etc...
- Soro de leite (sem sal): resíduo das indústrias de laticínio.
- Resíduos de beneficiamento de soja: são restos de sementes e grãos sem qualidade.



Bibliografia: Weingärtner, Marimônio Alberto; Aldrighi, Cézar Fernando Schiavon; Perera Apes Falcão - PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS - Caldas e Biofertilizantes, 1ª impressão 2006 – EMBRAPA CLIMA TEMPERADO.

Nenhum comentário: