terça-feira, 28 de junho de 2011

Horta na Escola


Horta EFAORI - Projeto PAIS ao fundo / Marina Guerrero
No início do ano durante a implantação da horta, tivemos alguns problemas em relação ao substrato e sementes que já estavam antigos, perdendo assim o seu vigor de produção, mas depois de detectados tais fatos a horta começou a produzir a todo vapor.  

Hoje já conta com aproximadamente 400 pés de couve, couve-flor, brócolos e repolho, também produzindo mais de 300 pés de alface por semana, conta com 30 pés de pimenta malagueta produzindo e outros 30 pés em fase de crescimento, dois canteiros onde juntos medem aproximadamente 6m² de área, plantados de beterraba e outros dois com cenoura, ainda 4m² com alho e demais áreas plantadas com rabanete, salsa, cebolinha, pimentão, berinjela, tomate, abóbora e jiló.

Viveiro de mudas da EFAORI / Marina Guerrero
No viveiro são produzidas 400 mudas de alface a cada 15 para manter ciclo de colheita, uma vez que se consome 360 pés de alface por mês nas refeições da escola, ainda há produção de mudas de repolho, tomate, jiló, berinjela e pimenta.


Estufas em fase de montagem - Apoio do Japão / Marina Guerrero

Para aumentar o espaço de cultivo dessas hortaliças esta em andamento o projeto do Japão, onde esta sendo construída uma estufa com 480 m² de área.
Vale ressaltar que trabalhamos também com o projeto PAIS que foi implantado pelo SEBRAE, e a escola da continuidade lembrando-se da importância da sustentabilidade e da grande produtividade em pequeno espaço, o presente teve algumas alterações principalmente na parte do aviário que se encontra ao centro, onde melhorias nos telhado, telas e muretas foram feitas para melhor qualidade de vida das galinhas poedeiras que ali serão colocadas, quando devidas alterações estejam concluídas.
 Por Professora Eng. Agrônoma Marina da Costa Guerrero

Nenhum comentário: