quinta-feira, 30 de junho de 2011

Arraiá da EFAORI

Acontece hoje(30) a noite, a partir das 20:00 hs, no Centro de Convivência da Escola, a tradicional festa junina da EFAORI, grande festança organizada pelos estudantes e monitores. Haverá quadrilha, correio elegante e muito arrasta pé, além de comidas típicas como amendoim torrado, amêndoas doce, pé de moleque, mané pelado, maçã do amor e caldo de milho. Tudo isso regado a muita alegria, diversão e amizade. Toda comunidade EFAORI esta convidada: Centro Social, famílias, colaboradores, egressos e parceiros.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Horta na Escola


Horta EFAORI - Projeto PAIS ao fundo / Marina Guerrero
No início do ano durante a implantação da horta, tivemos alguns problemas em relação ao substrato e sementes que já estavam antigos, perdendo assim o seu vigor de produção, mas depois de detectados tais fatos a horta começou a produzir a todo vapor.  

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Circuito Tela Verde


Nova Diretoria do CSRO

[P1220001.JPG]Em Assembleia Geral Ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (27) na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, foi eleita e empossada a nova diretoria do Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da escola. O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano foi reeleito e a nova diretoria tem quase a mesma composição da anterior.
Confira a nova composição eleita para um mandato de 2 anos:

domingo, 26 de junho de 2011

Sessão saúde: O fígado, o colesterol e o triglicérides


 
Click na figura acima e conheça
essa interessante história na qual você
é o protagonista e pode escolher o desfecho.

sábado, 25 de junho de 2011

A Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável

“A agricultura familiar não é uma categoria social recente, nem a ela corresponde uma categoria analítica nova na sociologia rural. No entanto, sua utilização, com o significado e abrangência que lhe tem sido atribuído nos últimos anos, no Brasil, assume ares de novidade e renovação” (WANDERLEY, 2001: 21).

Muitas terminologias foram empregadas historicamente para se referir ao mesmo sujeito: camponês, pequeno produtor, lavrador, agricultor de subsistência, agricultor familiar. A substituição de termos obedece, em parte, à própria evolução do contexto social e às transformações sofridas por esta categoria, mas é resultado também de novas percepções sobre o mesmo sujeito social.

A partir dos anos 90 vem se observando um crescente interesse pela agricultura familiar no Brasil. Este interesse se materializou em políticas públicas, como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e na criação do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), além do revigoramento da Reforma Agrária. A formulação das políticas favoráveis à agricultura familiar e à Reforma Agrária obedeceu, em boa medida, às reivindicações das organizações de trabalhadores rurais e à pressão dos movimentos sociais organizados, mas está fundamentada também em formulações conceituais desenvolvidas pela comunidade acadêmica nacional e apoiada em modelos de interpretação de agências multilaterais, como a FAO, o IICA e o Banco Mundial.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FELIZ FESTA JUNINA !!!
      
VÂMO CAI NA GANDAIA !!!

Possíveis temas de questões do Enem 2011


RIO: - Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. Segundo a professora de língua portuguesa do Liceu Franco-Brasileiro Teresa Cruz, o Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!

CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.

Fonte: Leonardo Cazes (leonardo.cazes@oglobo.com.br) | Agência O Globo

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Click EFAORI !!!




1. O maior produtor de oxigênio são os oceanos e mares em virtude das algas serem grandes e produtoras de oxigênio?

2. A unha da mão cresce 4x mais do que a unha do pé?

3. A matéria prima do chocolate é o cacau brasileiro, que em conjunto com o leite saudável dos Alpes Suíços, produz o melhor chocolate do mundo?

4. Um prato de feijoada leva de 6 a 8 horas para ser digerido?

5. O músculo mais forte do corpo humano é a língua?

6. Uma pessoa normal tem de 120 a 150 mil fios de cabelo na cabeça?

7. 40 mil garrafas e latinhas de Coca-Cola são vendidas no mundo por segundo?

8. 4% da riqueza do mundo é o suficiente para saciar as necessidades básicas do mundo?

9. Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça?

10. O "quac" de um pato não faz eco, e ninguém ainda sabe explicar porquê?

11. Antes da II Guerra Mundial, a lista telefônica de Nova Yorque tinha 22 Hitlers, e depois dela não tinha mais nenhum?

12. Os glóbulos vermelhos são as únicas células sem núcleo do nosso organismo?

13. 13 segundos é o recorde de tempo de voo de uma galinha?

14. O crocodilo não consegue pôr a lingua para fora?

15. É possível fazer uma vaca subir escadas mas é impossível fazê-la descer?

16. O orgasmo do porco dura 30 minutos?


Pra pensar ...

Congresso Brasileiro de Agroecologia

Click na imagem e saiba mais

Os frutos do cerrado e a sustentabilidade


 
 
Léo Lince, ministra paalestra no 17º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado
Léo Lince, ministra palestra no 17º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado

Os frutos do Cerrado tornaram-se altamente competitivos em decorrência de sua transformação em sorvetes, doces, picolés, sucos entre outros produtos atrativos uma degustação. A manifestação é de Léo Lynce do Carmo Almeida, engenheiro florestal da Agência Goiana de Assistência, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás ( Emater) e considerada audaciosa porque o Estado detém mais de 10% da produção nacional de grãos.
Léo Lynce observa que pela tradição rural, o produtor goiano se volta para o cultivo de soja, milho, além da pecuária de corte ou de leite. Esquece, segundo ele, dos frutos nativos, hoje com formidável nicho de mercado no Brasil. “Esse mercado tende a crescer mais ainda, a partir do momento em que os fazendeiros estiverem conscientes da importância dos frutos nativos dos Cerrados e estes chegarem às inúmeras feiras livres e supermercados das grandes cidades”, acredita. leia mais
(Fonte: EMATER - GO)

Feira e festa de sementes, mudas e raças crioulas em defesa da biodiversidade

07 a 10 de julho de 2011
Universidade Federal de Goiás / UFG
Campus Catalão - Goiás, Brasil

A Festa e Feira das Sementes, Mudas e Raças Crioulas em Defesa da Biodiversidade e o Seminário Estadual sobre Biodiversidade e Sementes Crioulas acontecerão na Universidade Federal de Goiás – UFG, Campus Catalão/GO, entre os dias 07 e 10 de julho de 2011.
Este evento é fruto de uma iniciativa do Movimento Camponês Popular (MCP), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

Como montar um aquário

entrar

  1. Primeiro você deve descobrir que tipo de peixes você deseja criar. Para iniciantes eu sugiro peixes como neons, guppys, tricogasters,barbos, ou mesmo betas.
  2. Após escolher qual tipo de peixes você deseja criar você deve escolher que tipo de aquário você deseja ter, nunca compre um aquário com formato muito extravagante tente comprar os modelos mais básicos isto porque nem todos os peixes gostam destes formatos isto por causa principal da deficiência criada para a locomoção do peixe(com exceção do beta que por natureza não é de nadar muito).Não esqueça de limpar o aquário internamente apenas com água corrente sem produtos químicos como, sabão, detergentes e etc. Aqui vão alguns aquários para você ter uma idéia..
  3. A filtragem do seu aquário é muito importante junto com a potencia da bomba que será usada esta potencia é medida de acordo com o tamanho de seu aquário. Normalmente é utilizado a filtragem biológica de fundo ou carvão ativado.
  4. O cascalho também é muito importante para um melhor agrupamento da colônia de bactérias do aquário estas colônias ajudam a manter toxinas que possam prejudicar os peixes de se espalharem.
  5. As plantas de seu aquário podem ser escolhidas meramente por sua beleza mas tente evitar plantas de coloração não esverdeada isto porque elas necessitam de um pouco mais luz.
  6. A iluminação de seu aquário também será decidida pelo tamanho do aquário que você possui. Existem lâmpadas especiais para aquários, elas ajudam na fotossíntese das plantas que no mínimo devem ter uma iluminação de 8 horas dia(claro que passar um pouco não afeta muito mas tente não passar de doze horas para que seus peixes descansem). Estas luzes não são extremamente necessárias para seu aquário mas seria muito bom telas.
  7. Agora você ira colocar a água de preferência filtrada sem cloro. Após a água verifique o Ph da água para saber se ela esta alcalina ou acida.
  8. Depois de ter regularizado o Ph de acordo com a necessidade de seus peixes deixe o aquário trabalhar por uns três dias antes de colocar qualquer peixe. Isto para que sua colônia de bactérias tenha tempo para se formar.
    
Fonte do texto e ilustrações: http://mondoaquatico.vilabol.uol.com.br/

Como fazer o teste de ph em casa : http://www.portalnetuno.kit.net/agua.htm

Zoológico de Goiânia será reaberto


Fonte: Olhares

O Secretário de Regularização Fundiária de Goiânia, Sebastião Peixoto, está responsável pelas obras do zoológico da capital.
A previsão é que no dia 12 de outubro o zoológico será completamente reaberto aos visitantes.
“Vamos trabalhar no feriado pelo projeto, e segunda-feira entra com 80 homens para terminar a obra dia 12 de outubro”, relata.
O Secretário destaca o orçamento de toda obra do local, informando que toda obra ficará em torno de R$ seis milhões.
Ainda de acordo com Sebastião Peixoto, a parte externa já está pronta, e o que realmente falta é a ampliação da parte interna do zoológico.
“O que está faltando é apenas a parte de dentro do zoológico. Vamos fazer a ampliação”.
O Secretário relata que existem obras mais complexas no local, e prevê o público que terá no dia da reinauguração.
Segundo ele, o número de pessoas esperadas para o dia das crianças é de dez mil pessoas.

Fonte: Portal 730 / Izadora Louise


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fique por dentro: SDT - Secretaria de Desenvolvimento Territorial.

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tem como finalidade articular, promover e apoiar as iniciativas da sociedade civil e dos poderes públicos, em prol do desenvolvimento de regiões onde predominam agricultores familiares e beneficiários da reforma e do reordenamento agrário.

As iniciativas da SDT buscam incentivar as capacidades humanas e da autogestão dos territórios rurais, contribuindo desse modo para a redução das desigualdades regionais e sociais, além da integração dos territórios rurais ao processo de desenvolvimento nacional.

A SDT tem como estratégia de ação de atuação a abordagem territorial do desenvolvimento expressa no Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. Um de seus maiores desafios é identificar e constituir territórios a partir de identidades regionais como elemento aglutinador e promotor do desenvolvimento sustentável.

A abordagem territorial é uma visão essencialmente integrada de espaços, atores sociais, agentes, mercados e políticas públicas. Essa abordagem considera que a equidade, o respeito à diversidade, a solidariedade, a justiça social, o sentimento de pertencimento, a valorização da cultura local e a inclusão social são objetivos fundamentais a serem atingidos.

Missão
Apoiar a organização e o fortalecimento dos atores sociais locais na gestão participativa do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais, além de promover a implementação e integração de políticas públicas no setor agrícola.

Diretrizes
As estratégias de apoio ao desenvolvimento sustentável dos territórios rurais têm como diretrizes para a sua implementação nos territórios:

Adotar a abordagem territorial como referência conceitual para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável;
Compreender o território como espaço socialmente construído, lugar de manifestação de diversidades culturais e ambientais que expressam limites e potenciais para a promoção do desenvolvimento rural sustentável;
Entender o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais como um processo que articula, de maneira integrada, as dimensões sociocultural, político-institucional, econômica e ambiental;

Valorizar ações que estimulem a participação da diversidade de atores sociais nos processos de elaboração, planejamento, implementação e gestão do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais, considerando as dimensões de gênero, etnia, geração e raça;
Adotar metodologias participativas e mecanismos de planejamento ascendente como estratégias de fortalecimento dos processos de descentralização de políticas públicas, estimulando a autogestão dos territórios;
Estimular a construção de alianças buscando fortalecer o protagonismo dos agricultores familiares nos processos de gestão social das políticas públicas;
Atuar em sintonia e sinergia com os vários níveis de governo, com as entidades da sociedade civil e organizações dos movimentos sociais representativos dos diversos segmentos comprometidos com o desenvolvimento rural sustentável centrado na agricultura familiar e na reforma agrária;
Estimular a articulação entre as demandas sociais e as ofertas das políticas públicas, promovendo instâncias plurais e participativas, que viabilizem espaços para discussão, negociação, concentração e compartilhamento do poder decisório, no processo de gestão social;
Priorizar a redução das desigualdades econômicas e sociais, atuando preferencialmente em espaços de elevada concentração de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e acampados;
Incentivar processos de fortalecimento da participação dos diversos atores nas instâncias colegiadas consultivas e deliberativas dos territórios, qualificando os mecanismos de representação e participação direta para a gestão social de políticas públicas;
Incentivar o desenvolvimento sustentável considerando a importância da dinamização econômica nos territórios rurais, com ênfase na agricultura familiar e na reforma agrária.

Fonte: www.mda.gov.br/portal/sdt/institucional/institucional

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Click !!!

Que sustoooooo!!!

Na EFAORI teoria e pratica se encontram

Os professores/monitores José Antônio e Luciano aproveitaram as aulas de mecanização agrícola para desenvolver um implemento que acoplado a um mini trator serve para fazer sulcos na terra possibilitando o plantio uniforme de diversas culturas anuais como o milho e feijão.
 
A prática teve a participação maciça dos estudantes da 2ª série, que além de dar idéias em relação ao desenvolvimento do implemento “botaram a mão na massa”, auxiliando também na montagem.
O material utilizado na construção do implemento nada mais é do que “pernas” de mesas de estudo velhas, madeira de demolição e disco de arado velho.
Segundo o Professor Eng. Agrônomo José Antônio, a aula serviu para mostrar que todos são capazes. Com um pouco de esforço e boa vontade é possível desenvolver tecnologias simples, sem custos, utilizando o que se tem na propriedade, contribuindo para maior eficiência nas atividades desenvolvidas pelos Agricultores Familiares.
 
Na opinião do Professor Pedagogo e Técnico Agrícola Luciano a aula serviu tanto para “abrir os olhos dos estudantes” em relação ao aproveitamento de materiais muitas vezes tidos como inúteis, quanto para a necessidade da cooperação e do trabalho em grupo.
 
Com muita segurança e responsabilidade os professores deram oportunidade às meninas de experimentarem como é trabalhar com o micro trator.

terça-feira, 14 de junho de 2011

3º Arraiá Joven


Click e confira!!!


Pra pensar ...

Fique ligado: Festa Junina

Vâmo festa gente!!! / Arte Neli Neto

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

festajunina2 Festa junina 2009: Comida, música, arraial, quermesse e diversão

Alimentos: Aumento da produtividade x Qualidade

Muito se fala sobre o aumento da produtividade agrícola para alimentar a crescente população humana do mundo. Porém, pouco se aborda a qualidade dessa alimentação disponível hoje. Foi justamente esse o enfoque do artigo “Better food, not just more”, publicado recentemente no informativo australiano Farm Weekly.

Algumas pesquisas demonstram que a quantidade e a qualidade dos nutrientes presentes na alimentação caíram nos últimos anos.

Um estudo realizado em 2004 pela Universidade do
Texas no Instituto de Bioquímica, por exemplo, constatou que, entre 1950 e 1999, seis nutrientes essenciais encontrados em 43 produtos tiveram queda significativa de 20% de vitamina C, 16% de cálcio e 38% de riboflavina (fonte de vitamina B). Em 2006, o Departamento de Agricultura dos EUA fez uma comparação entre nutrientes em variedades de grãos mais antigas e modernas. Os pesquisadores descobriram que, comparado com as variedades de 130 anos atrás, o trigo norte-americano tem 36% menos selênio, 34% menos zinco e 28% menos ferro.

Já em 2008, o centro de pesquisa agrícola britânico
Rothamsted Research Station fez uma análise semelhante em dados de 130 anos e descobriu que, em média, os grãos de hoje contém de 20 a 30% menos zinco, ferro, cobre e magnésio.
Esses resultados são evidências de que os alimentos de hoje são menos nutritivos do que costumavam ser.

Em outras palavras, isso significa que, em muitos casos, cada pedaço de comida que você come hoje tem menos nutrientes do que uma mordida do mesmo alimento que o seu avô comeu.

Como os corpos ainda querem os mesmos nutrientes, o que as pessoas fazem hoje? Comem mais para compensar a diferença e isso vem gerando uma grande onda de obesidade no mundo. Alimentos pobres em nutrientes não satisfazem e, por isso, as pessoas comem em maior quantidade. Essa reflexão é muito importante de ser feita para que uma maior produtividade agrícola não seja vista somente pela maior quantidade de alimentos disponíveis e, sim, que se reflita realmente em alimentos mais nutritivos e saudáveis para a população mundial. (fonte: http://www.agristar.com.br/garden/artigo/noticia.htm)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novo Conceito de Agricultura Familiar


O governo decidiu alterar o conceito de agricultura familiar para ampliar os benefícios oficiais ao segmento. O Ministério da Fazenda permitirá o enquadramento de famílias "com um ou dois membros" cujas atividades "não-agrícolas" sejam exercidas fora do estabelecimento rural. Hoje, a lei prevê que a mão de obra empregada na propriedade seja "predominantemente" da própria família.

A medida para permitir a chamada "pluriatividade" foi anunciada ontem, em audiência no Senado, pelo secretário-adjunto de Política Econômica da Fazenda, Gilson Bittencourt. A alteração fará parte da reforma do Manual de Crédito Rural (MCR), antecipada pelo Valor em meados de maio. O MCR está em vigor há quase meio século. A última revisão das normas ocorreu em 1980.

O conceito de agricultura familiar inclui atualmente o limite de quatro módulos fiscais (20 a 400 hectares, segundo o município), maior parte da renda originada da propriedade, além de condução pessoal do negócio. "A simplificação das normas vai ajudar muito o pequeno produtor", disse Bittencourt aos senadores da Comissão de Agricultura.

O governo também resolveu alterar as regras do MCR para eliminar as "diversas limitações" que impedem hoje um agricultor familiar enquadrado em determinado grupo de acessar recursos destinados a outro conjunto de produtores. "O manual será uma única resolução e a partir daí será a principal, mas não a única, legislação para o crédito rural", afirmou o secretário-adjunto. "Hoje, é um depósito de todas normas, com resoluções, leis, circulares, um apanhado
de 85% normas do crédito rural que são alteradas pelo CMN".

As alterações no MCR também limitarão o endividamento de produtores familiares em operações de custeio e investimento. Haverá limites específicos para risco assumido pelas instituições financeiras e o chamado "risco da União".

Hoje, a União tem operado mais com subsídios aos juros das operações e deixado de assumir riscos financeiros. Os bancos têm emprestados R$ 44 bilhões das chamadas exigibilidades, percentual dos depósitos à vista que são obrigados a emprestar ao setor rural. Hoje, as exigibilidades estão em 29%. Até o ano-safra 2014/15, voltará a 25%. "As operações hoje são a maioria de risco bancário, o que torna mais difícil novas renegociações de dívidas", disse Gilson Bittencourt. "Em qualquer intervenção do governo nesse processo, há necessidade de pagamento adicional".

O novo Plano de Safra 2011/12 prevê R$ 107 bilhões para a agricultura empresarial e outros R$ 16 bilhões aos produtores familiares. Nas novas regras, o governo incluirá tratamento especial a dois grupos de agricultores familiares: os assentados da reforma agrária e os agricultores de baixa renda. Haverá a unificação das linhas e dos prazos máximos de reembolso das diversas linhas de investimento.

O Pronaf Investimento será somado ao programa Mais Alimentos. O governo também estenderá aos familiares a renovação anual simplificada das operações de crédito para "agilizar e reduzir" os custos. "Na medida em que, a cada ano, o produtor vá pagando, o limite vá se abrindo e ele não precise trazer toda a documentação ao banco", afirmou Bittencourt. (Fonte: Informes DFDA-GO/MDA, via e-mail)

sábado, 11 de junho de 2011

Perguntas Curiosas

1. Porque as hienas vivem rindo?
As hienas não riem. À noite, elas costumam soltar seu uivo esquisito, que parece uma gargalhada.

2. As listras das zebras são sempre iguais?
Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais.
Foi a forma que a natureza lhes deu para se defender dos seus predadores. O maior predador da zebra, são os leões e outros felinos. Esses caçadores quando estão se preparando para atacar, eles se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem o ataque, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começas a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado. Eles perdem o referencial. Ou seja, é uma defesa bem eficaz…

3. Por que os pássaros voam numa formação em V?
A formação em V ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é subistituído por outro mais descansado.

4. Por que o galo canta ao amanhecer?
O galo é um verdadeiro despertador. Ao nascer do dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O cocoricó tem a função de desafiar qualquer desafiante. É o jeito que ele encontrou para controlar seu território. Geralmente, o galinheiro tem um único galo, pois só um sobreviveria à disputa pela liderança.

5. O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores?
Não, ele nunca vai precisar de analgésicos. A cabeça do pica-pau tem pequenas bolsas de ar que amortecem as batidas no crânio.

Fonte: www.vocesabia.net/ciencia/curiosidades-sobre-alguns-animais/

Encerrado o prazo para inscrição no Enem




Encerrou, ontem (10/06/2011), o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2011.

Os estudantes que fizeram ou fazem o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas federais, estaduais e municipais estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, assim como os alunos que declararem carência no ato da inscrição. Em Goiás, a Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Ensino Médio, produziu uma cartilha com orientações aos estudantes sobre como participar dos programas federais que facilitam o ingresso nas universidades. O acesso ao Enem, ao Sistema de Seleção Unificada - Sisu e ao Programa Universidade para Todos - ProUni estão na cartilha.

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado pelo Inep/MEC, desde 2009, com o objetivo de, aos poucos, substituir os vestibulares tradicionais. Os resultados das provas, que este ano serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, vão possibilitar aos estudantes se inscreverem no Sisu para pleitearem vagas em universidades federais de todos o País.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do ProUni. Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. O exame também certifica a conclusão do ensino médio para o caso daqueles que não concluíram a etapa na idade certa. Esses participantes fazem a prova e, alcançando uma nota mínima estabelecida, poderão obter o diploma de ensino médio. (AGECOM - Agência Goiana de Comunicação (GDI))

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bovino dará leite maternizado

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, apresentou nesta quinta-feira (09/06) a bezerra Isa, fruto da clonagem de genes bovinos com humanos realizada por cientistas para gerar uma vaca que produza leite “maternizado”. Isa, nascida no último mês de abril no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), produzirá, quando adulta, um leite similar ao humano.

A clonagem da primeira vaca no mundo capaz de produzir leite maternizado foi realizada por cientistas do Inta e da Universidade de San Martín (Usam), afirmou a governante.

A bezerra é resultado da clonagem de dois genes humanos que codificam proteínas presentes no leite humano e de grande importância para a nutrição dos lactantes. "Essas proteínas são a lactoferrina e a lisozima humanas, que têm funções antibacterianas, nutrem as crianças de ferro e fornecem agentes de imunidade contra doenças”, segundo o Inta.

"É um orgulho para todos os argentinos ter a primeira vaca clonada que dará leite maternizado. Isso demonstra as coisas que somos capazes de fazer", destacou Cristina, assinalando que Isa é "o nome simpático" que os cientistas puseram na bezerra ao misturar as siglas do Inta e da Usam.

A Argentina entrou no seleto clube da clonagem destinada a criar vacas transgênicas com fins medicinais em agosto de 2002, quando nasceu Pampa, fruto da clonagem realizada por especialistas do laboratório Bio Sidus, a fim de obter leite bovino com a proteína de crescimento humano hGH.

As descendentes de Pampa, primeira bezerra clonada na América Latina, produzem leite do qual é extraída essa proteína para produzir a menor custo remédios para crianças com deficiências de crescimento.

Nos últimos anos, cientistas argentinos clonaram cavalos e touros para obter exemplares de melhor rendimento. (Fonte: Agência EFE/Globo Rural)

Mudança climática reduzirá água disponível para agricultura


As mudanças climáticas irão afetar drasticamente a disponibilidade de água destinada à produção de alimentos. A produtividade dos cultivos também sofrerá alterações nas próximas décadas. As conclusões são do estudo "Mudança climática, água e segurança alimentar" feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O relatório indica que deve haver uma aceleração do ciclo hidrológico do planeta, já que a alta das temperaturas elevará a taxa de evaporação de água da terra e do mar. A chuva aumentará nos trópicos e em latitudes mais altas, mas diminuirá nas regiões que já são secas ou semiáridas e no interior dos grandes continentes.

Segundo a FAO, o aumento das temperaturas estenderá a temporada de crescimento dos cultivos nas regiões temperadas do norte e reduzirá sua duração na maioria dos outros lugares do planeta. Isso, unido à maior taxa de evaporação, provocará uma queda do potencial de rendimento dos cultivos.

Com o objetivo de responder aos desafios apresentados pela mudança climática, a FAO também propõe algumas iniciativas como a "contabilidade da água", uma medição meticulosa da provisão, as transposições e as transações comerciais de água. "A contabilidade de água na maior parte dos países em desenvolvimento é muito limitada e os processos de armazenamento ou não existem, ou são pouco desenvolvidos, ou são diferentes para cada caso", considera o relatório. (Fonte: Agência EFE/Globo Rural)

Safra Recorde


A boa influência do clima e a ampliação das áreas de cultivo de algodão, feijão, soja e arroz fizeram com que a previsão da safra de grãos 2010/2011 fosse revista mais uma vez para cima, com expectativa de colheita de 161,5 milhões de toneladas. Os números, divulgados hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são do nono levantamento da safra.

Em relação à safra 2009/2010, quando foram colhidas 149,2 milhões de toneladas de grãos, houve crescimento de 8,2% (12,2 milhões de toneladas) e, na comparação com o oitavo levantamento divulgado há um mês, o aumento foi de 1,25%, ou cerca de 2 milhões de toneladas. A área cultivada, entre o ciclo passado e o atual, teve expansão de 3,8% (1,82 milhão de hectares), atingindo 49,2 milhões de hectares.

Somente a área de algodão passou de 836 mil hectares para 1,39 milhão de hectares, um aumento de 66,4%, influenciado principalmente pela recuperação dos preços internacionais. Com isso, a produção deve passar das 800 mil toneladas de pluma da safra passada para 2 milhões de toneladas nesta. A área de feijão deve crescer 7,1%, passando de 3,6 milhões para 3,9 milhões de hectares, tendo como resultado aumento de 14,3% na produção, que pode chegar a 3,8 milhões de toneladas.

A área de soja, com aumento de 2,9%, passou de 23,4 milhões de hectares para 24,1 milhões de hectares, com impacto positivo de 9,2% (6,3 milhões de toneladas) sobre a produção, que chegou a 75 milhões de toneladas, com sua colheita já concluída. O arroz, um dos poucos produtos alimentícios com preços em baixa, teve aumento de área de 3,6%, chegando a 2,86 milhões de hectares, e da produção em 18,4%, passando de 11,7 milhões de toneladas na safra passada para 13,8 milhões na atual, superando em 1 milhão de toneladas a demanda interna anual do país.

Os técnicos da Conab fizeram a pesquisa entre os dias 16 e 21 de abril consultando representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e de parte da Região Norte. Na próxima semana, o governo lançará o Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, detalhando as linhas de financiamento para os R$ 107 bilhões destinados à agricultura empresarial e os R$ 16 bilhões para a agricultura familiar. (Fonte: Agência Brasil)

Frente fria chega com chuva em Goiás

A sexta-feira será de muitas nuvens e chuvas em todo o Estado devido à presença de uma frente fria,segundo o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sect. A umidade relativa do ar mínima fica em torno dos 40% e deve ocorrer na região Noroeste. A temperatura máxima atinge 35ºC à tarde na região Norte. Em Goiânia, o dia será de muitas nuvens e chuvas esparsas. A umidade relativa do ar mínima atinge valores em torno dos 50%. A temperatura máxima não deve passar os 25ºC (AGECOM - Agência Goiana de Comunicação (GDI))

terça-feira, 7 de junho de 2011

Capacitação em apicultura

Os interessados em participar do curso de capacitação em apicultura abaixo, entrar em contato pelo e-mail joseaneariel@yahoo.c​om.br, até o dia 15/06/2011.







ASSESSORIA EM PLANOS TERRITORIAIS DE CADEIAS PRODUTIVAS





Conteudo com Curso

05/07/2011
08:00 Chegada dos participantes à Brasília
11:30 Acomodação dos participantes no hotel
12:00 Almoço
14:00 Dia de campo – visita ao Palácio do Mel
18:00 Retorno ao Hotel

06/07/2011
08:00 Apresentação da forma de condução da capacitação – acordo de convivência
08:30 Visão geral da apicultura
10:00 Coffee Break
10:15 Material apícola e instalação do apiário
12:00 Intervalo para almoço
14:00 Povoamento e ampliação do apiário
16:00 Coffee Break
16:15 Produção, produtividade e produtos das abelhas
18:00 Retorno ao Hotel

07/07/2011
08:00 Mercado interno
09:00 Produção Nacional x importações
10:00 Coffee Break
10:15 Comercialização – canais de distribuição
11:00 Formação interna de preço x preços de mercado
12:00 Intervalo para almoço
14:00 Mercado externo
15:00 Oportunidades de negócio
16:00 Coffee Break
16:15 Legislação
17:00 Modelo brasileiro de inspeção sanitária
17:30 Análise da legislação vigente
18:00 Retorno ao Hotel

08/07/2011
08:00 Planos Territoriais
09:30 Metodologia
10:00 Coffee Break
10:15 Dificuldades para obtenção dos dados
11:00 Recomendações finais
12:00 Intervalo para almoço
14:00 Mesa aberta
16:00 Coffee Break
16:30 Mesa aberta
18:00 Retorno ao Hotel

09/07/2011
08:00 Condução dos participantes do hotel para o aeroporto e/ou rodoviária